Mercado de segurança se mantém em alta com investimentos em tecnologia
A indústria brasileira de segurança está em plena ascensão, impulsionada pelo crescimento da economia e pelos altos investimentos nos megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016. O levantamento “Brazil Security Market Report”, realizado pela Security Industry Association (SIA), revela que o segmento deve apresentar até 2017 um crescimento anual de 20,6%, com faturamento na ordem de R$ 3,7 bilhões de reais.
Além disso, o investimento em segurança vem como contra-ataque a um momento em que o varejo brasileiro se posiciona como um dos que tiveram os maiores prejuízos em 2011, por conta de furtos e erros administrativos. Segundo levantamento da consultoria britânica Center for Retail Research, as perdas somam R$ 4,14 bilhões, posicionando o Brasil no quinto lugar do ranking mundial, atrás apenas da Índia, Rússia, Marrocos e África do Sul.
De acordo com o gerente de vendas e marketing na América do Sul da Apollo, desenvolvedora de hardware e parceira da Senior, Alex Martinez, o aquecimento do mercado de segurança é uma tendência global. “Houve um aumento da preocupação das empresas com sua segurança e isto foi constatado através do aumento nas vendas de equipamentos. Podemos perceber que as empresas estão preocupadas em atualizá-los, tanto hardware, quanto software, para aumentar sua segurança”, avalia.
Para tentar conter o avanço das perdas, tanto o setor público quanto o privado estão buscando tecnologias de segurança. A SIA divulgou que 39,6% do mercado brasileiro corresponde ao setor de vídeovigilância; 20,8%, a sistemas de controle de acesso; 19,2%, a equipamentos de intrusão; 10,4%, a detecção contra incêndio; 10%; a empresas com foco em artigos de vigilância eletrônica.
A Senior investe constantemente em tecnologias que garantam eficiência aos sistemas de segurança. A solução Gestão de Acesso e Segurança trabalha com ferramentas que integram todos os subsistemas, com uma participação maior em sistemas de controle de acesso. O executivo de contas Elias Leite Nascimento Junior aponta o leitor de documentos como uma ferramenta eficiente no controle de acesso às organizações. “O leitor digitaliza as informações contidas nos papéis e as envia para a solução Gestão de Acesso e Segurança. Dessa forma, elimina a digitação manual das informações, exclui erros e controla de forma precisa o acesso de visitantes”, pontua.
Integração e eficiência
Compatível com qualquer projeto de gerenciamento de segurança, a solução da Senior proporciona proteção pessoal e patrimonial eficiente a todos os segmentos. O sistema é divido em quatro grande áreas: Controle de Acesso, Gestão de Veículos, Administração de Portarias, Supervisão da Segurança e Mapa de Ambientes (A-Map).
Assista ao vídeo inspirado na planta do edifício sede da Senior e conheça detalhes da solução Gestão de Acesso e Segurança: