Lógica e velocidade movem a evolução do ERP da Senior
Conheça a história inspiradora de Márcio Chiarello, Especialista em Sistemas ERP na Senior que une hobby, expertise em TI e conceitos filosóficos para evoluir na carreira com garra e conhecimento.
Texto: Cristina Teresa Santos
Na programação, a lógica é essencial: ela define o encadeamento coerente para o desenvolvimento de sistemas através de algoritmos – uma sequência de instruções para que a função seja executada. Substantivo feminino com origem no termo grego logiké – que tem relação com logos, razão, palavra ou discurso – lógica significa a ciência do raciocínio.
Prestes a completar 20 anos na Senior no início de 2017, Márcio Chiarello faz uso da lógica para relembrar sua trajetória. “Sempre fui movido por essa disciplina”, diz. “E à velocidade também”, emenda. Apaixonado por automobilismo, Márcio dedica especial atenção ao seu Chiarello conversível – que ele reformou aos poucos –, uma verdadeira celebridade. “Um carro tem tudo a ver com lógica. Você monta e desmonta e tem que funcionar. Da mesma forma, a velocidade na hora de trabalhar no nosso ERP, levando o cliente a ter ganhos de produtividade e eficiência, é o que vai fazer funcionar, fazer valer nosso trabalho”, entusiasma-se, lembrando que pouco mais de 50 colaboradores trabalhavam na Senior quando ele chegou. “Considero-me um dinossauro”, brinca.
Inicialmente Programador, Márcio hoje é Especialista em Sistemas ERP. Sua vida é movida pelo raciocínio e pelo conhecimento. “Quero ser professor no ano que vem”, projeta, acreditando que as pessoas precisam se atualizar sempre para evoluir. “Ao mesmo tempo, precisamos agregar valor para o cliente com velocidade, mas sem comprometer o dia a dia, já que rotinas e comandos têm de conversar entre si”, emenda.
Sim, diálogos são essenciais. Entre comandos, entre algoritmos, entre equipes. “Participei da construção do ERP em Java, um projeto que trouxe forte embasamento para a Senior. Aprendemos muito e percebemos ainda mais a importância da velocidade nesse contexto. A necessidade do cliente é urgente, assim como também tem que ser nossa resposta”, defende. “Todas as conversas que tivemos foram determinantes para os próximos passos”, diz.
Sua visão sistêmica e multidisciplinaridade o permitem amarrar a tecnologia à viabilidade comercial de um projeto. Com MBA em Planejamento e Gestão Estratégica e duas especializações em Engenharia de Produção e Gerenciamento de Projetos, Márcio se formou em Gestão Financeira depois de concluir o curso técnico em Informática.
“Na Senior aprendi tudo o que eu sei. Participei da customização do ERP para atender grandes segmentos, como Agronegócio, Varejo e Manufatura. Já implantei e ajudei a virar sistemas em importantes clientes, como Copagril, Poupafarma e Berlanda. Também já fui empresário – montei uma pizzaria mas a vendi antes mesmo do primeiro ano de atividade, o que aliás me trouxe mais de 400% de ROI – e ativamente atuo em programas internos – hoje na Brigada (de Incêndio), mas já fiz parte da Cipa, Comissão do PPLR, 5S e ADR”. Para ele, a mente tem que estar ocupada para funcionar direito e contribuir com a família, amigos, colegas de trabalho e com a empresa onde se trabalha.
“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”, declama ele, parafraseando Ayrton Senna.
“Para sermos uma empresa de R$ 1 bilhão, precisamos de garra e conhecimento. E tudo isso encontramos na Senior, uma empresa que não para de evoluir”, afirma Márcio. Não é lógico?