Kick Off 2013: 3ª plataforma ditará os rumos da indústria de TI até 2025, diz Anderson Figueiredo da IDC Brasil
O gerente de Pesquisa e Consultoria da IDC Brasil, Anderson Figueiredo, palestrou no primeiro dia do Kick Off 2013, evento realizado pela Senior que reúne toda a rede de negócios da empresa. A palestra ocorreu no auditório principal do Fazzenda Park Hotel, em Gaspar, SC.
Especialista em mercado de Tecnologia da Informação, Figueiredo apresentou aos cerca de 300 participantes um panorama dos mercados mundial e brasileiro. Luciano Naumann, coordenador de Vendas da Senior, mediou o bate-papo fazendo perguntas ao palestrante para remeter à realidade dos negócios da companhia.
Segundo Figueiredo, TI e Telecom movimentaram em 2012 cerca de 3,3 trilhões de dólares no ano passado e o Brasil tem uma importante participação neste montante. “Há um ano estávamos em sétimo lugar no ranking mundial, agora somos o quinto país que mais consome tecnologia”, destacou.
No Brasil, explicou o especialista, o mercado se divide nas seguintes proporções: 26,8% em prestação de serviços, 12,5% em desenvolvimento e venda de softwares e 60,7% em comercialização de hardware. A IDC Brasil estima que até 2016 as vendas de ERP irão crescer em média 14% ao ano e as aplicações para RH terão uma média de 20% de incremento. “A gestão estratégica da área de recursos humanos está em alta. Folha de pagamento já é commodity”, declarou.
A 3ª plataforma
A fase inicial da Tecnologia da Informação deu-se com a chegada dos primeiros computadores, utilizados unicamente para fazer cálculos; eram grandes e serviam apenas às empresas. Depois vieram os PCs que revolucionaram o mercado e agora entramos na era da mobilidade, explicou Figueiredo. “A 3ª plataforma irá conduzir a maior parte do crescimento das indústrias de TI até 2025”, disse, afirmando que já estamos vivendo um momento em que Cloud Computing, aplicativos e dispositivos móveis, redes sociais e Big Data já ditam as formas com que softwares e serviços estão sendo entregues ao mercado.
“O grande ator deste cenário é a mobilidade. Nós queremos ser móveis, nós seremos móveis. O Smartphone é a plataforma do momento: representa 30% da receita de TI no mundo. Notebooks fazem parte da vida de grande parte das pessoas e os tablets estão ganhando cada vez mais espaço; tudo gira em torno da mobilidade”, declarou.
O executivo disse ainda que está cada vez mais difícil prever o mercado de TI. “No ano passado, por exemplo, a IDC previu que em 2020 surgiriam modelos de comercialização que, através de subsídios, permitiriam a substituição do dispositivo em troca do acesso à mídia. Isso já aconteceu em 2012. A Amazon apresentou o Kindle Fire 2 e o CEO Jeff Bezos citou a ‘ambivalência’ sobre lucros de hardware”, concluiu.
O primeiro dia do Kick Off Senior finalizou com um talk show. Anderson Figueiredo e o diretor de Mercado Hermínio Gastaldi mediaram um bate papo com os cinco canais de distribuição que apresentaram os melhores resultados de 2012.
Veja o álbum de fotos do Kick Off Senior 2013 no Flickr, clicando aqui.