Sara na senior X e Picking by Voice Mobile são finalistas do IBM Beacon Award 2018
Projetos foram considerados inovadores e de alto valor agregado por utilizarem comandos de voz em soluções corporativas.
Desde que a Senior começou a fazer os primeiros testes com a sua agente virtual Sara (em inglês, Senior Automated and Responsive Agent), há cerca de dois anos, as soluções da companhia evoluíram a tal ponto que hoje pertencem a um novo patamar de inovação, acessibilidade e inteligência.
“Nós nos apoiamos nas tendências mundiais em inteligência artificial, design thinking e machine learning para promover verdadeiras experiências aos usuários de nossas soluções”, afirma Jean Paul Vieira, Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia da Senior.
Desenvolvida por meio da plataforma de computação cognitiva da IBM (IBM Watson), a Sara representa um importante passo para reforçar o pioneirismo e a inovação da Senior no mercado de tecnologias para gestão, oferecendo às empresas soluções que aumentam a eficiência e a produtividade dos negócios.
Por conta disso, a iniciativa de implementar a tecnologia tanto na senior X como no Picking by Voice Mobile foi reconhecida internacionalmente pela IBM: ambos projetos se classificaram como finalistas no Beacon Award, uma das maiores premiações mundiais em tecnologia.
Embora o conceito de ‘assistente virtual’ seja antigo, a inteligência é nova. Os chatbots compõem uma pequena parcela do gigante mercado de inteligência artificial que pode movimentar até US$ 153 bilhões até 2020, de acordo com o Bank Of America Merrill Lynch.
A presença da tecnologia desses agentes nos processos empresariais cresce a cada ano e, em especial na cadeia logística, ganha espaço nas operações de separação dos pedidos, que se torna muito mais ágil com a adoção de sistemas por comando de voz. Nesse cenário, a solução Picking by Voice Mobile permite que o dispositivo ‘fale’ com o colaborador, indicando endereços, produtos e quantidades para a coleta. A utilização desta tecnologia otimiza todo o processo e deixa os operadores com as mãos livres, reduzindo possíveis erros e aumentando a produtividade em até 25%.
A Inteligência Artificial contida na Sara permite que ela entenda a intenção de um usuário por meio de interfaces naturais como texto ou fala, diferente de comandos típicos de sistemas tradicionais. Essa é, inclusive, uma das principais vantagens do modelo cognitivo: a humanização da tecnologia. Por meio dela, a pessoa consegue interagir com um agente virtual como se fosse um ser humano. Porém, com limitações, é claro, uma vez que a relação ainda não é totalmente natural.
“Sempre teremos novos desafios a serem superados. Entretanto, o que temos que observar aqui, é a nossa iniciativa em levar a nossos clientes um novo conceito em tecnologia para gestão. Não estamos mais vendendo softwares, o que vendemos é inteligência”, afirma Jean.
Primeira solução corporativa do Brasil baseada 100% em micro serviços, proporcionando ao cliente novas funcionalidades de forma mais rápida, a senior X tem como principal função auxiliar as empresas em seus processos de transformação digital. A nova plataforma potencializa a experiência do usuário ao integrar todas as soluções da Senior em uma única interface, fornecendo assim aumento de produtividade, agilidade e competitividade.
Na plataforma, a Sara interage com as pessoas respondendo perguntas em tempo real e trazendo produtividade ao executar comandos dos usuários. “Com isso, nossos clientes ganham tempo ao ter autonomia para organizar sozinho o fluxo de trabalho”, observa Vieira.
Reconhecimento internacional
Parte do programa de reconhecimento de parceiros de negócios da IBM, o Beacon Award premia as melhores soluções voltadas aos clientes e baseadas em suas plataformas, a fim de conduzir ao crescimento e à transformação de negócios. A escolha dos vencedores é feita por um painel de peritos composto por executivos da IBM, analistas de indústria e membros da imprensa, que reconhece os parceiros de negócios ao redor do mundo que demonstraram excelência empresarial. A premiação conta com cerca de 20 categorias que abrangem as áreas de analytics, colaboração, nuvem, comércio eletrônico, computação cognitiva, Watson IoT e segurança.
E as soluções senior X e Picking by Voice Mobile estarão lá, concorrendo ao prêmio principal. Não apenas pelo que entregam, mas pela experiência que proporcionam, pela inovação que apresentam e pela mudança de mindset que provocam nos gestores e no mercado.