Facilite a tomada de decisão: transforme dados em informações relevantes com o BI da Senior
Muitas empresas têm dificuldades com o gerenciamento dos dados e informações de seus diversos setores. A ferramenta Business Intelligence (BI) da Senior, idealizada em parceria com a MicroStrategy, faz com que todo o material descentralizado se converta em informações valiosas para a tomada de decisão dos gestores. Ele atua separando e comparando os dados, construindo projeções e apontando indicadores assertivos para o gerenciamento da companhia.
Apesar de todos esses processos e possibilidades parecem complicados, o gerente de produto da Senior, Hevertom Fischer, afirma que a simplicidade de uso é justamente uma das principais vantagens da ferramenta. Com ele, o gestor não precisa mais depender da área de TI da empresa para obter dados analíticos.
Os dashboards podem ser organizados por assunto, como faturamento, contas a receber e contabilidade. O usuário também consegue customizar sua área de trabalho, com as informações que mais precisa. Além da organização dos dados, o BI oferece uma experiência visual simplificada. Como em uma previsão do tempo apresentada na televisão, na qual áreas de instabilidade, de calor ou frio são identificadas visualmente, assim é o BI da Senior.
Ele oferece insights rápidos sobre dados, em tempo real. “Batendo o olho, o gestor consegue identificar divergências. Ele pode, por exemplo, identificar uma área crítica de vendas e perceber que o representante da região não tem feito visitas. Já em outra região em crescimento, percebe que o representante tem alcançado as metas porque tem visitado seus clientes”, explica Hevertom.
Cruzamento de informações externas e internas
O BI da Senior também permite cruzar informações que não estão relacionadas ao software de ERP. Hevertom exemplifica: “Vamos imaginar que uma frente fria está chegando na próxima semana. O que um supermercado que utiliza a solução pode fazer? Pode consultar o histórico de comportamento do consumidor em períodos de temperatura fria, como o inverno do ano passado, por exemplo. A partir desses dados, talvez ele identifique que vendeu mais queijo e vinhos. Assim, sabendo das baixas temperaturas que se aproximam, poderá preparar o estoque para a alta demanda que esses produtos terão”. Com informações gerenciais, é possível fazer análises além das informações do dia a dia da empresa. Ou seja, o BI permite cruzar informações externas, como as de clima, com dados internos, como o histórico de vendas.
Informação segura e atualizada
O gerente de produto lembra uma situação muito comum nas organizações: as reuniões para apresentação de relatórios à diretoria. “Muitas vezes, o setor financeiro produz uma planilha, o RH desenvolve outra e o marketing uma terceira. Quando vão apresentar, descobrem que os números não batem e que as informações estão divergentes”.
Essa situação pode acontecer por um erro de cálculo, de digitação ou até por que o dia e o horário de coleta foram diferentes. Com o BI, todas as informações estão reunidas em um único dashboard, em tempo real, sem erros. Especialmente em apresentações, o gestor ganha velocidade e agilidade, pois tudo está disponível e atualizado. O usuário pode acessar as informações de qualquer computador ou dispositivo móvel. Basta um login e uma senha, sem necessidade de pen drives e DVDs para armazenar as planilhas.
“Estudos indicam que o mercado de TI deve crescer 100% até 2017. As empresas que ainda não utilizam BI, provavelmente o utilizarão no futuro e ganharão vantagem competitiva. Já as empresas que não se preocuparem com isso, ficarão em desvantagem”. destaca Hevertom.
Saiba mais sobre o BI da Senior: