ExpoManagement 2010: A simplicidade do óbvio é o segredo
O economista Steven Levitt, professor de economia da Universidade de Chicago (EUA), foi direto em sua apresentação na ExpoManagement 2010, dia 8, ao criticar que as empresas estão focadas nas atividades rotineiras e que não conseguem ver e analisar o cenário ao redor. A simplicidade do óbvio é o segredo do autor do livro “Freakonomics – o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta”, escrito em parceria com o jornalista Stephen J e considerado um dos principais economistas em atividade no mundo.
Levitt, que se especializou em identificar oportunidades que o mercado tradicional não enxerga, reforça que a empresa precisar ter uma visão ampla do seu negócio e valorizar também os próprios pequenos passos, reconhecendo o seu valor e agregando isso ao preço. Segundo Levitt, apesar de afirmar ser péssimo em números, a habilidade de mostrar qualidade no que faz auxilia diretamente o crescimento da operação comercial.
“A Senior está alinhada a esse pensamento contemporâneo, como por exemplo, com a comunicação de 2010 — Sempre Inovando Mais (SIM). Reforçamos o rumo da empresa ao avançar os limites da criação e negócios, saindo do consenso do mercado, estimulando novas ideias e serviços”, destaca a gerente de Marketing da Senior, Leticia Roveri.
Outro ponto muito comentado na palestra foi a provocação do palestrante, ao afirmar que o grande problema das empresas é não admitir que não sabem nada, não têm uma resposta para tudo. Levitt ainda destacou que um bom profissional deve focar no que faz melhor ou naquilo que possui mais aptidão, e sempre achar um ponto de vista diferenciado no mercado. “Se você quer ter sucesso em sua profissão, escolha um tema que ninguém leva a sério”, finaliza.
CINEMA
Para quem quer conhecer mais sobre o trabalho do economista, o best-seller “Freakonomics”, que vendeu mais de quatro milhões de cópias em todo o mundo, foi adaptado para o cinema pelos cineastas Alex Gibney e Morgan Spurlock. O documentário deve chegar aos cinemas do mundo ainda em 2010.