Engajamento de colaboradores depende da liderança
Nas companhias com os melhores índices de engajamento, 78% dos funcionários acreditam que os gestores tomam boas decisões.*
Poucas empresas no mundo ignoram a necessidade de ter profissionais preparados em cargos estratégicos. Mas é em momentos de crise que a diferença entre chefes e líderes fica mais evidente, assim como a importância de uma liderança consistente.
O papel do líder – aquele que participa dos processos, delega funções com critério, assume responsabilidades e compartilha os resultados – é fundamental para garantir o engajamento dos funcionários.
De acordo com uma pesquisa feita em 2016 pela consultoria de benefícios e capital humano Aon, com 54 mil profissionais de diversas empresas e setores, as companhias que têm melhores índices de engajamento são aquelas onde os colaboradores enxergam os gestores como verdadeiros líderes.
Nas empresas com os melhores índices de engajamento: 77% dos colaboradores se sentem inspirados pela liderança em relação ao futuro dos negócios; 78% acreditam que os líderes tomam boas decisões; 76% entendem que os gestores se comunicam de forma aberta e honesta; 71% se sentem reconhecidos como os bens mais valiosos da empresa.
O engajamento é a percepção do colaborador de que ele entrega o seu melhor e é reconhecido por isso, é um sentimento de conexão e uma sensação de adequação com o ambiente de trabalho.
Estudos comprovam que as companhias que contam com times mais engajados têm resultados superiores. De acordo com o levantamento da Aon, que é feito anualmente em parceria com o jornal Valor Econômico, empresas com mais engajados atendem melhor os clientes e têm resultados superiores.
Descentralização e integração
Manter colaboradores engajados é uma tarefa estratégia e, para que ela seja conduzida da melhor forma, os gestores contam com o apoio da tecnologia. Com a solução Gestão de Pessoas | HCM da Senior, por exemplo, é possível integrar todas as informações dos colaboradores de uma empresa em uma única plataforma intuitiva e móvel.
Dessa forma, as informações tornam-se descentralizadas e o esforço de operação do RH é reduzido, fazendo com que as equipes ganhem produtividade e economizando recursos da empresa.