Conarh 2012: Quais são as barreiras na hora de desenvolver a mentalidade do mercado para inovação?
Como esse questionamento, no Conarh 2012, o consultor e professor de marketing da Iese Business School, de Barcelona, Paulo Rocha e Oliveira, explica que a mentalidade seria conhecer o mercado, saber entendê-lo e aí utilizar a informação gerada. Assim, ao somar esse itens, temos inovação e a consequente diferenciação. Ele elaborou um guia rápido para entender os passos que podem ajudar empresários e gestores a começar processos inovadores nas empresas. Acompanhe abaixo os itens citados com exclusividade no evento em São Paulo:
O que impede as empresas de conhecerem o mercado?
1 – Dependência excessiva de um único departamento: Nenhuma área fornecerá todos os dados e informações para inovar, do RH ao Marketing, que irão fornecer uma parte do todo que compõe o cenário de trabalho e crescimento da empresa.
2 – Empresário sabe-tudo: É aquele gestor que não ouve ninguém e não busca aprender. “Nunca devemos ignorar os sinais que sugerem que amanha será diferente de hoje”, alerta Oliveira.
3 – Informação coletada, mas não interpretada: Não adianta ter muitos dados e não usar seu conteúdo na prática, como no lançamento de novos produtos e serviços.
O que impede de entenderem o mercado?
4 – O não compartilhamento das informações pelas áreas e colaboradores.
5 – Centralização excessiva: Comum em empresas que não promovem o encontro entre as áreas, sem unir departamentos em projetos comuns ou eventos sociais.
6 – A falta de coordenação de projetos e atividades, perdendo tempo e recursos financeiros.
7 – A miopia operacional: Um dos grandes problemas corporativos de hoje, quando “o urgente esconde o importante”. As empresas buscam resolver o problema do hoje, mas ninguém pensa no como resolver, ficando engessados.
O que impede de utilizarem a informação?
8 – Muita análise e pouca ação: Quando o gestor e a empresa possuem um discurso, mas não agem.
9 – Achar que alguém já está fazendo o que não saiu do papel: Quando, na empresa, temos o discurso, sem mensurar ou indicar quem faz o que.
Para Oliveira, a partir do momento em que se eliminam (ou se reconhecem) as barreiras, você adquire uma mentalidade do mercado e pode trabalhar no planejamento de novas ações. Para o fundador e CEO do Peixe Urbano, site do segmento de local commerce pioneiro no Brasil e presente em mais de 100 cidades da América Latina, Julio Vasconcellos, só pelo fato de conhecer essas barreiras, um bom profissional e executivo já começa a trabalhar focado nelas e, assim, surgem as primeiras soluções para seu negócio. Então, hora de montar a checklist e partir para o trabalho.