Ligamos para Você

Conarh 2010: Uma janela para o Brasil

18/08/2010 Categorias: Notícias

Sustentabilidade. Com esse foco, a jornalista Miriam Leitão, trouxe um olhar futurista para o Brasil, na segunda palestra do Conarh 2010. Segundo a jornalista, o nosso país tem uma natureza otimista e nosso cenário está mais sólido e propício para melhorias.

Para a palestrante, a janela brasileira está aberta. Essa afirmação demonstrou que fortes transformações estão acontecendo e que a sustentabilidade é possível

Cenário otimista e favorável

De acordo com Miriam, algumas incertezas do cenário mundial favorecem o crescimento brasileiro, hoje posicionado como oitava economia mundial. Enquanto a China, na segunda posição, cresce em números, mas ainda necessita de qualificação profissional. Apesar de um mercado que sofre com a instabilidade política na Europa, a crise do euro e problemas de liderança política em diversos paises, o Brasil prossegue em um ritmo de crescimento constante.

Para a gerente de Marketing da Senior, Leticia Roveri, essas mudanças também beneficiam as movimentações das empresas brasileiras. “A Senior apresenta crescimento sustentável e os cenários externo e interno favorecem a trabalhar na evolução contínua”, destaca.

A jornalista apresentou algumas lições da crise de 2008 e comentou que países fortes também sofrem. Segundo ela, o Brasil não teve muitos impactos, mas não apresenta um crescimento sustentável.

Futuro

Algumas regras básicas são fundamentais para a sustentabilidade. Segundo Miriam, a educação para formar cidadãos, a inclusão com o uso das ferramentas digitais e a busca do equilíbrio social, são essenciais para o aproveitamento de mão de obra. E o Brasil com seus 190 milhões de habitantes possui profissionais que precisam de qualificação constante.

Como consequencia surge a sustentabilidade unindo pessoas, resultados e o planeta, como pilares que precisam estar interligados para um crescimento favorável. É necessário pensar no que é sustentável na empresa dentro dos processos econômicos.

“Enquanto há tempo as pessoas não têm pressa. Quando tiverem pressa não haverá tempo”, enfatiza a jornalista trazendo um paradoxo de Giddens.

O RH e a sustentabilidade

Apagão ou barreira na contratação de talentos? Miriam Leitão trouxe essa reflexão para que os profissionais pudessem levar para a realidade de suas empresas e também colocou algumas dificuldades da contratação. Muitas empresas buscam o novo com velhos métodos, impõem barreiras sociais, limitam idade e procuram profissionais já qualificados, sem opções de treinamento.

Segundo a gerente de RH da Senior, Jussara Dutra, a empresa investe em capacitação para dar oportunidade também aos profissionais sem experiência e na preparação das lideranças para atuar nos desafios do processo seletivo. Os programas Jovem Talento Senior, Formação Interna para Aceleração de Carreira e Método Senior de Liderar são alguns dos projetos realizados que treinam profissionais. “Oferecemos uma capacitação voltada ao nosso modelo de negócio e que auxilia na formação de novos talentos”, destaca.

Abrir as portas das empresas é necessário e foi um conselho da jornalista. Investir em educação é uma política um pouco esquecida e que precisa de atenção. A jornalista deixou a mensagem que as empresas devem analisar o seu modo de atuar, consumir e se relacionar.

Compartilhe
Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp