Ligamos para Você

Cloud Computing: modelo na nuvem é fato consolidado no setor de TI

19/12/2013 Categorias: Notícias

Pode até soar estranho num primeiro momento, mas falar sobre operar um sistema na nuvem, hoje, já é totalmente compreensível. A Senior está neste mercado e oferece os serviços de cloud computing para todas as suas soluções. Nicássia Kuhnen, coordenadora de cloud computing, explica como funciona o serviço, quais seus benefícios e como o mercado está lidando com esta ferramenta.

O que é cloud computing?
Nicássia Kuhnen –
Cloud computing significa o uso de recursos de TI através da internet de forma compartilhada, cujo objetivo principal é a redução de custos de infraestrutura. Ao invés do cliente comprar servidor, licenças de bancos de dados e de sistemas operacionais, ele aluga um espaço na nuvem e toda a parte de infraestrutura é de responsabilidade do prestador de serviço. Hoje, todas as nossas soluções estão na nuvem.

Qual é o cenário de cloud percebido no mercado atualmente? E as expectativas em relação a este modelo?
Nicássia Kuhnen –
Cloud não é mais uma tendência, é um fato. No Brasil, 2013 foi considerado um ano de consolidação do conceito. As empresas tinham muito receio com relação à segurança, se realmente seria seguro ter os dados em um lugar não físico. Mas agora, entenderam os benefícios de adotar o modelo. Para 2014, os especialistas dizem que a ascensão vai continuar e, comparativamente com o modelo tradicional, o número de adesões ao cloud será muito maior. A gente já está vivendo uma virada.

Como os softwares são comercializados na nuvem?
Nicássia Kuhnen –
Quando o cliente compra o sistema na nuvem, ele não precisa comprar a licença. Na Senior, por exemplo, ele faz um contrato de prestação de serviço, no qual vai pagar uma mensalidade fixa pelo uso do sistema. Não é preciso comprar licença e pagar ainda um valor mensal.

Quais são os modelos de cloud e suas vantagens?
Nicássia Kuhnen –
Nós trabalhamos com dois modelos: SaaS e IaaS. No modelo SaaS, o cliente compra um software como serviço, no qual já está embutido o software, a infraestrutura, o serviço de monitoramento, as atualizações e o gerenciamento do software. Nós garantimos a disponibilidade deste software, além de avaliarmos a performance diariamente. No modelo IaaS, o cliente compra infraestrutura como serviço. Neste caso, vai receber a infraestrutura necessária para fazer o sistema funcionar, só que será o responsável por fazer a atualização, o monitoramento e o gerenciamento. Garantimos que a infraestrutura estará disponível, mas a parte do software é ele que administra.

De que forma soluções em cloud conferem mais dinamismo às empresas?
Nicássia Kuhnen –
Com o cloud, o cliente passa a focar no negócio e não se preocupar com infraestrutura de TI. Numa expansão da empresa, por exemplo, basta adquirir novos usuários para usar a nuvem e em questão de horas tudo estará disponível. A agilidade, chamamos de escalabilidade, do negócio passa a ser muito maior, pois ele não precisa se preocupar em aumentar a estrutura, a gente vai fazer este aumento.

Podemos também destacar redução de custos?
Nicássia Kuhnen –
Com certeza, a gente tem um indicador que aponta que o cliente pode ter até 80% de redução de custos. Não envolve somente o custo de infraestrutura, mas custos com pessoas para manter o ambiente funcionando, de energia elétrica, entre outros. Nós temos mecanismos para fazer esta avaliação de custos e, a cada cliente novo, fazemos esta comparação de antes e depois de ir para nuvem. Sempre tivemos um ótimo resultado, o mínimo que a gente chegou foi a 45% de redução.

Podem ser citados ainda outros benefícios, como alta performance, disponibilidade e segurança, por exemplo?
Nicássia Kuhnen –
Eu posso destacar os padrões internacionais de segurança, com certificações, com processo e melhores práticas de segurança. A previsibilidade de custos também é importante, pois tem um valor fixo mensal independente de qualquer problema. Qualquer manutenção, é o prestador de serviço que arca com os custos. Acesso de qualquer lugar e por qualquer meio (notebook, tablete e celular) também é um bom benefício. Os especialistas falam que 69% das empresas que adotam cloud fazem isso em função da facilidade de gerenciamento, pois o cliente gerencia o contato com o fornecedor, e não mais detalhes técnicos do dia a dia.

Como é a parceria entre a Senior e a IBM?
Nicássia Kuhnen –
A parceria iniciou em janeiro de 2013. Nós optamos pela IBM depois de um estudo profundo de vários fornecedores de cloud, porque entendemos que a IBM é uma referência quando se fala em cloud. Eles têm um conhecimento profundo do assunto, as melhores taxas de mercado e nos apoiaram em todas as definições sobre como funcionaria nosso modelo cloud. Hoje, temos uma relação muito próxima. Os clientes veem a IBM como um ponto muito positivo para a Senior, inclusive de credibilidade nas negociações comerciais. Ter a IBM como parceira leva tranquilidade aos nossos clientes.

Soluções em cloud computing são válidas apenas para grandes empresas, ou pequenas e médias também ganham ao optar por este modelo?
Nicássia Kuhnen –
Inicialmente, a tendência apontava para que as pequenas e médias empresas adotassem o cloud com mais facilidade. Mas a realidade de 2013 foi diferente. As pequenas empresas estão adotando com facilidade, pois elas não têm uma estrutura de TI consolidada e acabam ganhando tempo e dinheiro com cloud. As grandes adotam porque veem a possibilidade de uma grande redução de custos, de tornarem a TI da empresa mais estratégica e porque estão pensando em inovação. As médias empresas, que acreditávamos serem as principais clientes, não estão dentro da expectativa que a gente tinha. Então, o cenário foi um pouco diferente da previsão, mas muito positivo.

A Senior está com uma promoção para a aquisição de softwares na nuvem. Como funciona e quais são as vantagens?
Nicássia Kuhnen –
A nossa promoção tem validade até o final de 2013. Temos duas opções: usar a nuvem por três meses grátis ou receber 10% de desconto nas 12 primeiras mensalidades. São condições bem especiais pra gente fechar negócio ainda este ano. O objetivo é facilitar e impulsionar a adoção, para já entrar em 2014 com um projeto de cloud computing (clique aqui e saiba mais).

Compartilhe
Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp