Banda larga ultrapassa 89 milhões de acessos em novembro
por Cícero Nogueira
A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) informou nesta segunda, 21, que o número de acessos em banda larga fixa e móvel alcançou 89,3 milhões em novembro, 56% a mais que no penúltimo mês de 2011. Em 2012 foram registrados 32 milhões de novos acessos.
Destaque para a banda larga móvel, que apresentou 78% de crescimento em um ano. O segmento de internet rápida pela rede móvel alcançou 69,3 milhões em novembro, a um ritmo de ativação de um novo acesso por segundo. Na banda larga móvel, 56 milhões são de conexões de celulares de terceira geração (3G) e 13,3 milhões de terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M).
A banda larga 3G também avançou, com crescimento de 50%, cobrindo 87,3% da população. Em 2011, de janeiro a novembro, 553 novos municípios receberam as redes 3G.
Os acessos em banda larga fixa, por sua vez, somaram 20 milhões em novembro (1,6 milhão de novas conexões nos últimos 12 meses). A Telebrasil afirma que a banda larga fixa está presente em todos os municípios brasileiros.
A iniciativa privada, afirma a Telebrasil, vem contribuindo para o desenvolvimento da internet no país, porém são necessárias políticas públicas e legislações que incentivem a ampliação da cobertura e a oferta de novos modelos de negócios.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Telebrasil