Artigo: PMEs podem aderir a cloud para agregar inovação aos seus negócios
Por Eduardo Pacini*
Cloud computing é a oportunidade perfeita para pequenas e grandes empresas tornarem suas infraestruturas mais flexíveis, respondendo melhor às necessidades de inovação e crescimento impostas pelo mercado. Considere, por exemplo, que atualmente as PMEs são responsáveis por cerca de metade do PIB mundial, além de serem elementos-chave quando se trata de inovação. Essas tendências são reais, aplicam-se perfeitamente à nossa realidade e vão continuar conforme as empresas forem adotando novas tecnologias que lhes permitam trabalhar mais rápido, de forma mais produtiva e eficiente.
O cenário de TI está se tornando mais complexo, devido ao aumento dos dispositivos móveis, à ampliação de usuários, ao social business e à proliferação de big data. Para ajudar as PMEs a enfrentar os crescentes desafios de TI, o uso de servidores, storage, software e serviços desenvolvidos para alavancar tecnologias de cloud, pode oferecer uma oportunidade de negócio impressionante. Por meio dela, estas empresas têm a oportunidade de simplificar a entrega de TI e reduzir os custos por meio da consolidação, manter informações críticas seguras para proteger os ativos e reduzir riscos, além de ampliar o poder do big data para entregar percepções mais estratégicas. Os serviços de aplicação em cloud podem ajudar as PMEs a padronizar sua plataforma de TI, introduzindo rapidamente novas ofertas de concorrência. Simplificar cloud, portanto, significa eliminar a necessidade de habilidades específicas, abrindo a porta para novos tipos de computação.
A tecnologia da informação está desempenhando um papel cada vez mais importante em empresas de todo o mundo. E, conforme o impacto de TI aumenta, as empresas com visão de futuro precisam enfatizar o custo e o valor da computação. A mudança para a cloud pode liberar recursos, permitindo que elas tenham acesso às mesmas soluções de tecnologia e infraestrutura que as grandes empresas. É este aumento na eficiência que gera vantagem competitiva, já que a equipe de TI pode concentrar seu tempo na inovação e melhoria do negócio.
No mundo de hoje, onde 2,5 exabytes de dados são criados a cada dia, empresas de todos os tamanhos precisam de soluções de TI que possam analisar grande volume de dados para descobrir insights que impulsionem o crescimento corporativo e a inovação. Na verdade, as organizações que utilizam business analytics são duas vezes mais propensas a superar seus concorrentes. Para as empresas de médio porte em particular, é importante aproveitar o poder do big data para diferenciar a experiência de seus clientes frente a concorrentes maiores. Ao se deslocarem para cloud computing, as PMEs podem se beneficiar dos insights extraídos de uma análise profunda de dados, o que não era viável no passado.
Como 2013 está a todo vapor, as PMEs não têm mais que perguntar “por que” ou “como” aderir a cloud computing. A questão deve ser: “estamos atrasados para o jogo?”.
*Eduardo Pacini é líder da IBM Brasil para os sistemas Pure/Flex Systems