Artigo: Iaas e Saas – estratégias competitivas para a sua empresa
A crise que se abateu sobre a economia norte-americana em setembro do ano passado se propagou rapidamente pelo mundo. Diante das incertezas trazidas por esse novo cenário, diferentes empresas de todos os setores estão adotando a mesma norma: reduzir custos. E o departamento de TI (Tecnologia da Informação) é uma das áreas mais pressionadas a cortar gastos nas companhias, embora seja também o departamento que mais pode auxiliar no aumento da produtividade e eficiência das empresas.
A adoção de software de gestão adequado às necessidades da companhia, por exemplo, pode aumentar a eficiência da administração corporativa e tornar-se um aliado estratégico para o seu negócio. E é o departamento de TI que pode indicar a solução e o momento mais adequado para sua implantação numa empresa.
Uma das opções adotadas pelas corporações para aliar gestão e redução de custos à estratégia competitiva é a adoção do Saas – Software as a Service ou “Software como Serviço”, em português. Este modelo de negócios é uma opção muito vantajosa para uso do software, já que seu pagamento é calculado anualmente ou por meio do volume de transações executadas. As decisões de compra, em geral, são tomadas pelos departamentos e o investimento inicial e os riscos percebidos são muito menores, quando comparados com o modelo tradicional de compra de licenças.
O instituto de pesquisas IDC (International Data Corporation) aponta em estudo recente publicado em janeiro deste ano que até o fim de 2009, 76% das empresas dos Estados Unidos devem utilizar ao menos uma aplicação de SaaS em seus negócios. Dentre estas companhias, a porcentagem das que pretendem gastar até 25% dos seus orçamentos de TI em aplicações de SaaS irá aumentar de 23%, em 2008, para quase 45% em 2010 .
Alinhada a este modelo de SaaS, o IaaS (Infrastructure as a Service) oferta ao cliente infra-estrutura de TI como serviço. Esta opção de contrato permite que o cliente economize na compra de ativos de rede (servidores, banco de dados e licenças) e foque suas forças no seu corebusiness. Atualmente, há empresas especializadas neste tipo de solução, prontas para hospedagem do software de gestão como serviço, que oferecem toda a infraestrutura necessária de servidores, hardware, licenças, segurança da informação e gerenciamento do ambiente 24×7. Ou seja, o cliente pode delegar a gestão de TI, ficando livre para empenhar forças e recursos no seu próprio negócio.
Este é, portanto, o momento propício para rever conceitos, adotar uma postura inovadora e assertiva. Tornar a Tecnologia da Informação uma aliada estratégica em seu negócio, obtendo ferramentas de gerenciamento a baixos custos, pode fazer a diferença para sua empresa em 2009.
IDC www.idc.com, jan.2009