Terceirização logística: entenda os impactos na gestão

Em um mercado competitivo, a terceirização logística se destaca como uma estratégia para reduzir custos e elevar a eficiência. Descubra como o outsourcing pode auxiliar a sua operação!

Muitas empresas se deparam com árduos desafios ao tentar conciliar todas as atividades relacionadas ao setor logístico. Nesse contexto, a terceirização da gestão na logística — mais especificamente, um outsourcing de sua gestão — é mais uma estratégia que as empresas estão adotando para aumentar a qualidade do serviço, a satisfação dos clientes e os seus rendimentos.

Para que os empreendedores entendam como essa decisão será vantajosa para o negócio, trouxemos esta publicação. Vamos listar e explicar as principais vantagens da terceirização da gestão na logística, também conhecida como outsourcing da gestão na logística. No fim, conhecerá uma das opções mais interessantes disponíveis no mercado. 

O que é outsourcing?

Quando falamos em outsourcing (que em tradução literal significa fonte externa), estamos tratando do processo de contar com apoio externo especializado para realizar determinada tarefa ou processo dentro das rotinas de uma empresa.

O outsourcing não é nenhuma novidade para a logística, pois a grande parte dos embarcadores já o fazem quando contratam operadores logísticos ou transportadoras para efetuar a entrega de seus produtos para os clientes.

O que para alguns embarcadores pode ainda ser uma novidade é o outsourcing de determinados processos de gestão, buscando torna-los mais eficientes, coesos, ágeis e com custos menores. Além disso, é possível ter à disposição a expertise de profissionais e empresas que já desenvolvem esse trabalho.

O outsourcing de determinados processos da gestão de frete permite direcionar os recursos humanos para atividade mais nobres, tais como: desenvolvimento e relacionamento com potenciais parceiros, análise dos KPI´s e inovação de processos.

Quais os benefícios da terceirização da gestão na logística?

É possível destacar alguns benefícios ao adotar a estratégia de outsourcing de determinados processos de gestão na área de logística. Listamos abaixo os principais para que você possa avaliar como esse processo se adequa às necessidades do seu negócio. Confira!

Redução dos custos

Um dos principais pontos quando tratamos de terceirização da gestão na logística é a redução dos custos. Como essa estratégia permite que sua empresa conte com ferramentas, processos e profissionais, o custo de operação é menor do que aquele que a empresa teria se tivesse que desenvolver todas essas rotinas internamente.

Além disso, por meio da expertise e do suporte especializado, é possível identificar pontos de melhoria, compreender etapas dos processos que podem ser otimizadas e reduzir gastos que não façam sentido com o momento da empresa.

A terceirização, de forma geral, minimiza os gastos com colaboradores pelo fato de a contratante não precisar arcar com despesas trabalhistas decorrentes da contratação direta, como salários, INSS, FGTS etc. Os gastos consistem apenas nos valores mensais acordados entre as empresas.

Além disso, quando se terceiriza a gestão, a economia é ainda mais significativa, pois não será necessário despender recursos financeiros em treinamentos, capacitações e atualizações dos colaboradores.

Também não será mais necessário investir em desenvolvimento e aquisições constantes de ativos (hardware e software), já que a terceirizada utiliza seus próprios sistemas e tecnologias de ponta.

Por fim, vale mencionar que outra economia de custos garantida é a diminuição de perdas — seja por erros de cálculos, seja por gargalos na gestão, retrabalho ou outros problemas que geram gastos evitáveis.

Assistência especializada

Outro ponto importante e que torna o outsourcing uma opção interessante é a assistência especializada que a empresa passa a ter ao adotar essa estratégia. Por contar com profissionais especializados e que oferecem suporte para o desenvolvimento das atividades logísticas, de forma otimizada, permite que a empresa ganhe tração, mas sem que seja necessário realizar investimentos que estejam fora de sua realidade no momento.

Melhores tecnologias implementadas

Muitas vezes, a implementação de processos e ferramentas tecnológicas tem a expertise necessária e o custo envolvido como fatores proibitivos. Isso faz com que muitos gestores acabem não adotando ferramentas, equipamentos e processos de excelência por questões orçamentárias.

Ao contar com o outsourcing, esses custos são reduzidos, já que a empresa contrata os serviços de acordo com sua necessidade e não precisa realizar o investimento total de compra de equipamentos, treinamento e capacitação de profissionais, entre outras despesas.

Foco no que realmente é estratégico

A gestão da logística pode ser excepcionalmente complexa, demandando bastante tempo e concentração por parte dos colaboradores para seja mantida a qualidade das operações. Com a terceirização da gestão na logística, parte da responsabilidade é transferida para uma empresa especializada, o que diminui a carga de trabalho e alivia o estresse dos gestores e colaboradores responsáveis por essas atividades.

Assim, eles poderão se concentrar na parte mais estratégica do negócio — como realização de parcerias, satisfação do consumidor, fechamento de contratos, precificação e etc. Com mais foco, objetividade e clareza nessas operações, aumentam as chances de sucesso no mercado.

Aumento da eficiência

O aumento da eficiência na logística é alcançado com a simplificação de processos. Ao torná-los mais rápidos e eficientes, a ocorrência de erros e o desperdício de recursos nas operações são reduzidos.

Como a gestão é uma atividade essencialmente complexa, ao terceirizá-la, a empresa consegue simplificar significativamente seus processos. Isso diminui a quantidade de tarefas burocráticas (porém necessárias) a serem realizadas pelo setor logístico, o que impulsiona a produtividade.

Qualidade na gestão

Os terceirizados são especialistas que detêm conhecimentos técnicos e práticos — como procedimentos, fórmulas e estratégias — na gestão do ramo de logística. Portanto, não se trata de um serviço generalizado. Os profissionais não precisam passar por uma curva de aprendizado, já que são experientes e capacitados.

Assim, conseguem prestar imediatamente um serviço de qualidade, sendo capazes de corrigir falhas, aprimorar diversos pontos do negócio e atender às necessidades específicas da gestão logística.

Concluindo

A terceirização da gestão logística (ou outsourcing) se apresenta como uma solução eficaz para empresas que desejam otimizar suas operações, reduzir custos e direcionar foco e recursos para atividades estratégicas.

Com o apoio de especialistas e tecnologias de ponta, as empresas podem transformar a logística em um diferencial competitivo, ganhando eficiência, qualidade e flexibilidade. Além de representar uma economia significativa, o outsourcing pode permitir uma maior agilidade no atendimento ao cliente e na tomada de decisões, fundamentais em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente.

Para empresas que buscam alcançar uma performance logística superior sem comprometer o orçamento, essa é uma estratégia que deve ser seriamente considerada.

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Senior Sistemas - Soluções e Otimização Logística

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