Um Yard Management System (YMS) ou o Sistema de Gestão de Pátio garante o cuidado na entrada, no carregamento e descarregamento de itens e em sua movimentação contínua sem morosidade. Saiba mais neste artigo!
A gestão de pátio pode se transformar em um diferencial importante para as empresas que, por exemplo, atuam com operadores logísticos, atacado e distribuição, indústria, e-commerce e varejo. Reduzir o retrabalho e ampliar a produtividade dos veículos da portaria à liberação é a grande vantagem do agendamento do fluxo de movimentações no pátio por meio do Yard Management System (YMS) ou o Sistema de Gestão de Pátio.
Este cuidado na entrada, no carregamento e descarregamento de itens e em sua movimentação contínua sem morosidade é o ideal em armazéns e centros de distribuição. Quanto maior a eficiência e menor o tempo de espera, maiores serão a produtividade e o andamento das operações de rotina de uma empresa.
O que é o YMS?
O YMS é uma solução tecnológica desenvolvida para melhorar a gestão de pátios em empresas que lidam com grandes volumes de mercadorias. A principal função deste sistema é controlar, rastrear e organizar os movimentos de veículos e cargas, facilitando a localização de produtos, o agendamento de atividades e a comunicação entre os setores envolvidos na operação.
De modo geral, é possível classificar a gestão de pátio de duas formas:
- É o recebimento inicial de um produto, que pode tanto ser comercializado no futuro quanto ser aplicado nas operações de produção de uma indústria.
- Pode se tratar também da etapa final: ou seja, um item produzido e/ou comercializado está sendo direcionado ao setor logístico para ser entregue ao cliente, seja um lote dentro de um contexto B2B ou itens distintos vendidos ao B2C.
Independentemente deste momento, o propósito de um YMS é garantir a produtividade de todas as operações, sejam docas, centros de distribuição ou armazéns. Saiba mais sobre o conceito de YMS neste artigo.
Mas como evitar atrasos, ociosidades e retrabalhos na gestão de pátio? É sobre isso que vamos abordar no restante deste artigo.
Qual o impacto do YMS para a otimização logística?
Empresas de logística, transportadoras, centros de distribuição, indústrias com grandes pátios e operações complexas que envolvam a movimentação constante de veículos de carga podem se beneficiar do YMS. Quanto maior o volume de entrada e saída de cargas, maiores serão os benefícios deste software especializado.
Isso porque um sistema YMS se volta a gerenciar o fluxo de entrada e de saída de caminhões e outros veículos que operam em docas, armazéns e centros de distribuição. Seu principal propósito é fazer uma gestão mais inteligente da disponibilidade do pátio, ajustando os períodos necessários para carregamentos e descarregamentos, sem que haja demoras ou atrasos.
Por meio de sensores, leitores de RFID e outros dispositivos conectados, o sistema monitora em tempo real onde cada veículo está, qual a sua carga e o status das operações. Com esse acompanhamento contínuo, as empresas são capazes de identificar sua capacidade produtiva, seus gargalos operacionais e outras oportunidades de melhoria na gestão de pátio. Isso, claro, além de otimizar a gestão nas demandas de recebimento e expedição, uma vez que todo o processo evita filas e atravancamentos no pátio.
Estamos falando, na prática, de um controle rigoroso das atividades de docas, coordenando entradas e saídas de veículos, filas de espera para carregamento ou descarregamento.
Você sabe como calcular o giro de estoque? Saiba mais neste artigo!
Nesse contexto, os sistemas de gestão logísticos com funcionalidades como TMS e YMS são coordenados com outras áreas do negócio, como vendas e operacional, atuando de forma alinhada à produção de uma indústria ou às vendas.
Os benefícios do YMS
Ao garantir uma operação de pátio fluída, as empresas passam a ter uma série de vantagens, tais como:
- Melhoria na organização e controle do pátio, evitando acúmulo de veículos, movimentações desnecessárias, ociosidades e perdas de tempo;
- Redução de erros operacionais, visto que o sistema automatiza tarefas que antes dependiam de intervenção humana, simplificando o controle de variáveis que geram problemas;
- Otimização do uso de docas e espaços no pátio, resultando em mais eficiência e agilidade nos processos de carregamento e descarregamento;
- Aumento da visibilidade e controle em tempo real, permitindo que gestores tomem decisões rápidas e embasadas a respeito das operações logísticas;
- Mais segurança, ao controlar acessos e minimizar o risco de incidentes no pátio, com uma gestão mais assertiva e que evita o excesso de veículos sob supervisão de sua equipe.
Tudo isso gera a otimização da performance de armazéns e centros de distribuição, alinhando as janelas de carga e descarga à rotina operacional.
Já conhece as nossas soluções para Acesso e Segurança? Confira aqui!
Automação do YMS
Os pontos mencionados acima são obtidos ao se fazer um monitoramento contínuo para otimizar o desempenho das operações baseado em métricas qualitativas e quantitativas. Ao compreender a fundo os processos operacionais, pode-se avançar em busca de automação do YMS.
Qual a melhor forma de fazer isso?
- Avaliação das necessidades operacionais – O primeiro ponto é entender as características do seu negócio, dos pátios e das docas e como a operação ocorre. Nesse contexto, é fundamental saber quantos veículos podem ser atendidos simultaneamente, os tipos de cargas e suas demandas, práticas de carregamento e descarregamento, entre outros fatores.
- Aplicação de tecnologias IoT – Muitas operações são realizadas de forma automática e podem ser acompanhadas por meio da Internet das Coisas (IoT). Esses sensores, câmeras e identificação por radiofrequência fornecem dados em tempo real sobre os processos e as docas.
- Automação do agendamento e controle de docas – Com os dados destes processos, o sistema é capaz de fazer a automação do agendamento e controle, com gerenciamento inteligente do pátio e das áreas envolvidas. Os dados sobre prioridades do negócio – ou de pedidos – tipos de mercadoria e janelas de tempo otimizam a produtividade e evitam conflitos.
- Uso de Inteligência Artificial – A adoção de IA permite que o sistema aprenda com os dados históricos e faça previsões. Isso ajuda a antecipar gargalos, ajustar rotas de veículos e aprimorar continuamente o fluxo de movimentação no pátio, melhorando a produtividade e a relação com fornecedores.
Tudo isso ganha ainda mais força se permitir uma visão logística completa de um negócio, incluindo os dados dos sistemas de transporte (TMS) e de armazéns (WMS). Ou seja, é possível sincronizar as operações de transporte, de gestão de armazéns e o fluxo de saída de produtos de modo inteligente e efetivo.
Nesse contexto, as empresas devem se preocupar não só com os investimentos em tecnologia, como com o treinamento e a capacitação dos times envolvidos. Afinal de contas, as pessoas precisam estar adaptadas a estes processos e entender as suas funcionalidades para que o negócio colha os seus benefícios.
Compliance e segurança
A automação ajuda a reduzir riscos de acidentes no pátio, uma vez que as movimentações são mais coordenadas e há menor interferência manual. O controle automatizado de acessos e o monitoramento em tempo real também garante o acesso à área de docas somente às pessoas autorizadas, fazendo a gestão de documentos dos veículos e de fornecedores.
O limite do volume de pessoas na área, de forma isolada, já reduz o risco de acidentes, além de auxiliar no respeito às exigências legais de segurança ocupacional. É possível também inserir outros aspectos de compliance, garantindo a conformidade com normas de transporte e trabalhistas, auditorias em áreas de maior regulação, entre outros cuidados da operação logística.