Geração Z no trabalho: como engajar e reter talentos

O mercado de trabalho é um organismo vivo que acompanha as transformações das relações humanas. A presença da geração Z no trabalho está se ampliando e tem como consequência uma readequação profunda da forma como as empresas estruturam sua cultura, liderança e até mesmo o uso da tecnologia.

O mercado de trabalho é um organismo vivo que acompanha as transformações das relações humanas. A presença da geração Z no trabalho está se ampliando e tem como consequência uma readequação profunda da forma como as empresas estruturam sua cultura, liderança e até mesmo o uso da tecnologia.

Nascidos entre 1995 e meados de 2010, esses profissionais cresceram em um ambiente marcado pela digitalização, pelo acesso rápido à informação e por mudanças sociais e culturais aceleradas. No ambiente corporativo, isso se reflete em novos comportamentos, expectativas e desafios para gestores e equipes de RH.

Diferente das gerações anteriores – como os millennials ou a geração X –, a geração Z no trabalho busca propósito, flexibilidade, desenvolvimento constante e transparência. Dessa forma, compreender suas demandas é essencial para a atração de talentos, o engajamento e a retenção de colaboradores, criando diferenciais competitivos para empresas que desejam se manter relevantes no futuro. 

Confira neste artigo, como integrá-los e quais são as necessidades características dessa geração que podem ser extremamente benéficas para o negócio!

O que caracteriza a geração Z no ambiente de trabalho?

A geração Z, também chamada de “nativos digitais”, é composta por profissionais altamente conectados e que utilizam a tecnologia como parte natural de sua rotina. Eles têm facilidade em aprender novas ferramentas digitais e esperam que o ambiente de trabalho seja moderno e eficiente.

No entanto, seu perfil não se resume apenas ao domínio da tecnologia. Esses profissionais valorizam autenticidade, diversidade e inclusão, bem-estar e impacto social. Ao contrário de gerações anteriores, menos inclinadas a questionar regras, a geração Z também tende a buscar empresas que compartilhem seus valores e ofereçam propósitos claros de atuação.

Enquanto a geração X priorizava estabilidade e os millennials valorizavam experiências, a geração Z quer unir o melhor dos dois mundos: estabilidade com propósito, desenvolvimento com flexibilidade e tecnologia com humanização.

Desafios na administração da geração Z no trabalho

Principalmente para gestores mais experientes, algumas das características da geração Z no trabalho podem parecer desafiadoras. Mas, para todas elas, há uma resposta dentro da política de gestão de pessoas, desde que pensada com estratégia. Confira alguns dos desafios:

Expectativas de carreira e propósito

Um dos maiores desafios das empresas está em alinhar expectativas. A geração Z não enxerga o trabalho apenas como uma fonte de renda, mas como parte fundamental de sua identidade. 

De acordo com uma pesquisa da consultoria Deloitte, 89% da geração Z declarou que um trabalho com propósito é a sua prioridade e 40% já rejeitaram propostas de trabalho ou projetos, baseados no conflito daquelas propostas com sua ética pessoal e crenças.

Portanto, a geração Z no trabalho busca carreiras e projetos que façam sentido, em organizações que demonstrem compromisso com causas sociais e ambientais. Para os líderes, isso significa repensar não apenas salários e benefícios, mas também a proposta de valor ao colaborador (EVP).

Dependência de tecnologia

Outro ponto crucial é a forte dependência da tecnologia. Se por um lado isso facilita a adoção de novas ferramentas, por outro cria uma expectativa de processos ágeis, integrados e transparentes. Empresas que ainda operam com sistemas burocráticos ou desatualizados correm o risco de perder esses talentos para organizações mais modernas e digitais.

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Tendências para a geração Z no trabalho

Algumas tendências também têm crescido para a geração Z no trabalho. A começar pela flexibilidade e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O modelo tradicional de trabalho, com horários rígidos e pouco espaço para adaptação, já não atende às expectativas da geração Z no trabalho. 

Esse perfil profissional valoriza o trabalho híbrido ou remoto (anywhere office), jornadas mais equilibradas e políticas que permitam conciliar carreira e vida pessoal. 

Em uma pesquisa da Adobe, 62% dos entrevistados GenZ declararam que se sentem pressionados com o modelo tradicional de trabalho das 9 às 18 horas, uma vez que muitos se sentem mais produtivos em outros horários do dia. No entanto, muitos são a favor de voltar ao escritório físico, mas não em tempo integral, justamente para haver uma conciliação com a vida pessoal.

Há também uma relação forte entre empregabilidade e propósito. A Geração Z no trabalho quer entender como sua função contribui para o todo e quais impactos positivos a empresa gera para a sociedade. O Pew Research Center constatou que esta geração deve ser a com maior diversidade racial, por exemplo, demonstrando como isso é valioso e urgente.

Portanto, ações de ESG, gestão de diversidade e programas de responsabilidade social são vistos como diferenciais decisivos no momento de escolher ou de permanecer em uma organização.

Melhores práticas para engajar a geração Z no trabalho

Uma das boas iniciativas voltadas à geração Z no trabalho é investir em desenvolvimento contínuo. 

Aprender nunca é demais para esses profissionais. Como cresceram rodeado de informação, programas de capacitação, trilhas de carreira e acesso a sistemas de treinamentos e desenvolvimento são extremamente valorizados. Essa geração deseja evoluir, para que também haja dinamismo no trabalho, e espera que a empresa ofereça meios para isso.

Outro aspecto crucial é a forma como a cultura organizacional se estrutura. A geração Z no trabalho valoriza ambientes mais horizontais, com líderes acessíveis e canais de comunicação abertos. 

Nesse contexto, o feedback contínuo é visto como uma ferramenta de crescimento, não apenas como mera avaliação formal. Empresas que conseguem criar essa cultura de transparência, busca por inovação e melhoria contínua tendem a atrair e a reter esses talentos por mais tempo.

Como as soluções da Senior podem ajudar a engajar a Geração Z no trabalho?

Se a tecnologia é um dos pontos mais importantes para o engajamento da geração Z no trabalho, soluções especializadas de gestão fazem a diferença. 

Com a integração de ferramentas de gestão de pessoas, é possível simplificar processos de RH, oferecer autonomia aos colaboradores na gestão de benefícios e disponibilizar a consulta de informações e dados. Para a geração Z, isso significa trabalhar em um ambiente mais moderno, conectado, engajado e transparente.

Nossas soluções também permitem analisar dados de employee engagement e desempenho com rapidez, fornecendo insumos para líderes aplicarem feedbacks constantes e criarem planos de desenvolvimento individualizados (PDI). Essa transparência ajuda a fortalecer a confiança entre empresa e colaborador, aumentando as chances de retenção.

Além disso, os recursos voltados para ponto eletrônico, folha de pagamento digital e gestão de benefícios otimizam processos, reforçando a ideia de um ambiente mais eficiente.

O futuro do trabalho e o papel da geração Z

A presença da geração Z no trabalho já é uma realidade que está moldando o futuro das organizações. Esses profissionais trazem consigo novas expectativas sobre carreira, propósito, tecnologia e flexibilidade. Para as empresas, isso representa tanto um desafio quanto uma oportunidade.

Adaptar-se às necessidades desses profissionais exige rever práticas de gestão, aprimorar a cultura organizacional e efetuar investimentos em tecnologia. Mas, com as soluções certas, é possível criar um ambiente de trabalho mais atrativo e engajador para os nativos digitais.

No fim das contas, empresas que conseguirem ouvir, valorizar e engajar a geração Z no trabalho estarão mais bem posicionadas em capital humano. Dê um passo rumo ao futuro com as nossas soluções de aquisição de talentos!

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