Quanto tempo um produto leva para ser produzido? Quais são as etapas necessárias? Quais matérias-primas são usadas? Quais outros dados operacionais são registrados? Existem períodos de ineficiência das máquinas?
Fazer apontamentos de produção é uma das principais maneiras de entender a eficiência dos processos industriais. E melhorar a gestão do chão de fábrica é um objetivo de muitas indústrias.
Para isso, é necessário analisar o processo produtivo de forma completa, compreendendo os tempos de início e fim de cada fase e as ocorrências durante esse período, como falhas, interrupções de equipamentos, desperdícios de insumos, paradas de máquinas, entre outros.
Com o suporte de tecnologias, como sistemas de gestão, câmeras, sensores e balanças automáticas, é possível coletar dados em tempo real. Quando os gestores entendem o tempo de cada tarefa, a necessidade de insumos e a capacidade produtiva, fica mais fácil tomar decisões assertivas para melhorar a operação.
O que é apontamento de produção?
O apontamento de produção é o registro detalhado de todas as atividades realizadas no processo produtivo de uma empresa. Ele responde a perguntas como:
- Quanto tempo um produto leva para ser produzido?
- Quais são as etapas envolvidas no processo?
- Quais matérias-primas são utilizadas?
- Existem períodos de ineficiência na produção?
O objetivo principal desse controle é entender exatamente como a operação acontece, desde o início até o fim de cada fase. Isso permite identificar falhas, desperdícios, paradas de máquinas e qualquer outro evento que possa impactar a produtividade.
Além disso, os apontamentos ajudam na previsão e no planejamento da produção, garantindo que os gestores tenham informações confiáveis para tomar decisões estratégicas.
Com o apoio da tecnologia, como sensores, câmeras e balanças automáticas, é possível coletar dados em tempo real. Dessa forma, fica mais fácil otimizar processos, reduzir desperdícios e aumentar a eficiência do chão de fábrica.
Leia mais: Como tornar a indústria mais inteligente?
Quais os benefícios do apontamento de produção em tempo real?
Em um contexto de indústria 4.0, os apontamentos de produção trazem insights em tempo real para os gestores. O monitoramento contínuo e preciso dos dados de produção, por meio de sistemas especializados, proporciona uma série de vantagens, como:
- Melhoria da produtividade – Ao mapear todo o processo produtivo de uma indústria, identificam-se gargalos que podem ser resolvidos com ajustes imediatos;
- Redução de desperdícios – Por vezes, correções no processo produtivo permitem otimizar o uso de insumos, diminuindo os custos. Entender a sequência de produção também permite estruturar a fábrica de modo a aprimorar a gestão do tempo;
- Aprimoramento do controle de qualidade – Registros precisos ajudam a manter padrões elevados de produção, aumentando a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes;
- Mais previsibilidade e planejamento – Ao responder perguntas relacionadas ao tempo despendido na produção, os gestores ganham outra visão a respeito da capacidade da fábrica. Com isso, torna-se mais simples prever demandas futuras, aprimorando a capacidade de planejamento.
Esses benefícios refletem diretamente na eficiência da indústria, ao utilizar os recursos de maneira mais estratégica. Isso resulta em menor custo produtivo, aumento da produtividade dos colaboradores e uma indústria mais competitiva.
Como fazer um apontamento de produção eficiente?
Agora que já entendemos o que é e quais são as vantagens em fazer apontamentos de produção, a pergunta mais comum é: como fazer este trabalho?
Por muitos anos, o apontamento de produção era um processo retroativo, também conhecido como manual. Isso porque, no mundo analógico, as informações chegavam com atraso para a análise dos responsáveis. Era um trabalho executado em planilhas ou fichas, que, posteriormente, eram repassados aos sistemas. Ainda assim, permitia análises para buscar o aprimoramento produtivo.
Na indústria 4.0, os apontamentos de produção são automáticos ou em tempo real, realizados a partir de terminais voltados a esse fim ou tablets e smartphones que dão mobilidade às equipes. Para isso, as máquinas são conectadas a sistemas de gestão, que coletam os dados de cada momento do processo produtivo. É possível que esse gerenciamento ocorra por dia, turno ou até mesmo pelo operador.
E alguns cuidados se destacam para realizar este processo:
Utilizar tecnologia adequada
Sistemas automatizados evitam erros humanos e garantem dados mais confiáveis, além disso centralizam informações em uma única plataforma, evitando o represamento de dados.
Esses dispositivos de Internet das Coisas facilitam o acompanhamento da performance das máquinas em tempo real.
Treinamento da equipe
É essencial que os colaboradores entendam a importância e o funcionamento dos apontamentos de produção. Eles precisam estar familiarizados com o maquinário e dispositivos específicos para tirar o melhor proveito da tecnologia.
Definir indicadores-chave
Mesmo que uma indústria saiba o que precisa ser monitorado, quais são os KPIs a serem seguidos? E o que esses resultados indicam sobre a operação? Escolher os KPIs de forma assertiva auxilia a tornar a operação mais eficiente.
Nesse contexto, há a necessidade de investir nas tecnologias adequadas e capacitar os operadores e pessoas envolvidas no chão de fábrica para garantir uma coleta precisa de dados.
Assegurar a integração desses dados em sistemas especializados de gestão automatiza os registros e facilita a análise de dados para que sejam transformados em inteligência.
Quais indicadores e métricas seguir?
Os KPIs (indicadores-chave de desempenho) são essenciais para os apontamentos de produção, especialmente quando se trabalha com monitoramento em tempo real.
Mas quais indicadores devem ser acompanhados?
- Eficiência geral do equipamento (OEE): Mede a produtividade das máquinas e ajuda a identificar onde podem ser feitas melhorias;
- Tempo de ciclo: Avalia quanto tempo leva para completar cada etapa da produção. Isso ajuda a planejar melhor e entender a capacidade de produção;.
- Taxa de refugo: Monitora a quantidade de produtos defeituosos, ajudando a melhorar a qualidade;
- Uso de mão de obra: Analisa o tempo de trabalho e compara com a produção gerada, para avaliar a eficiência da equipe.
Além disso, também é possível acompanhar indicadores dos fornecedores, como o Índice de Qualidade do Fornecedor (IQF), que mede a conformidade das entregas feitas por eles.
Qual é o impacto do apontamento de produção na redução de custos industriais?
Uma das maiores vantagens dos apontamentos de produção é a integração de todos os setores da empresa com uma visão comum. Com dados em tempo real, fica mais fácil entender a capacidade da fábrica e os tempos necessários para cada etapa da produção, o que traz benefícios administrativos importantes.
- Planejamento mais eficiente: As equipes de estoque, compras e vendas podem se organizar melhor para garantir que a produção não pare. Isso também melhora o relacionamento com fornecedores e clientes;
- Logística otimizada: Os times logísticos conseguem planejar melhor a chegada de itens e o envio dos produtos para os clientes.
Esses fatores ajudam a reduzir os custos industriais ao otimizar a compra e o uso de materiais. Além disso, a gestão de estoque melhora, com processos automatizados, o que também permite um trabalho mais integrado com marketing e vendas em promoções de produtos com alto volume.
Outros benefícios incluem:
- Indústrias automotivas: Menos paradas na linha de produção, o que aumenta a produtividade.
- Fábricas têxteis: Melhor aproveitamento de matérias-primas, com menos desperdício.
- Setores alimentício e farmacêutico: Facilidade em seguir os protocolos e atender as exigências legais.
Portanto, os apontamentos de produção são essenciais para controlar os processos industriais, tornando a gestão mais estratégica e eficiente. Com a automação e a tecnologia, as indústrias conseguem reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos.
Quer otimizar sua produção e tomar decisões mais rápidas e assertivas? Com o Fábrica ao Vivo, você tem a chance de monitorar sua linha de produção em tempo real, realizar apontamentos, acompanhar custos e o status das ordens de produção instantaneamente.
Reunimos em um Whitepaper os principais índices de mercado sobre apontamento de produção na indústria. Nele, também há informações como o Fábrica ao Vivo pode revolucionar sua operação com as ferramentas Aponta, e-Kanban e OEE. Clique e baixe agora!
Transforme a forma como sua fábrica opera, com dados precisos e atualizados para melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar a produtividade. Converse com um especialista e explore como o Fábrica ao Vivo pode beneficiar a sua produção.