Sistema de gestão da produção: como a tecnologia transforma a indústria?

Nas rotinas diárias, a indústria 4.0 moderna enfrenta o desafio de produzir mais, com maior qualidade e menores custos.

Para isso, a tecnologia é um dos alicerces, fazendo com que um sistema de gestão da produção desponte como uma solução essencial para integrar processos, otimizar recursos e garantir visibilidade total sobre o chão de fábrica.

Um ranking da Confederação Nacional da Indústria (CNI) colocou o Brasil em último lugar entre 18 países em competitividade industrial. Além de questões macroeconômicas, as fábricas do país também ficaram abaixo da média em “desenvolvimento produtivo, inovação e tecnologia”. Ou seja, há espaço para investimento em diversas áreas, incluindo os sistemas de gestão da produção.

O propósito é assegurar que gestores industriais consigam planejar, programar e controlar todas as etapas produtivas de forma centralizada e inteligente.

O que é um sistema de gestão da produção?

Um sistema de gestão da produção é uma plataforma tecnológica que centraliza e automatiza o planejamento, a programação e o controle das operações produtivas nas fábricas. Seu principal objetivo é garantir o uso eficiente dos recursos disponíveis (máquinas, pessoas e tempo).

É comum que essa gestão industrial se divida em três momentos:

1. Planejamento da produção

Auxilia no planejamento e na previsão da demanda, garantindo que a fábrica produza na medida certa, evitando excessos ou faltas. Entre os recursos mais utilizados, estão:

  • MRP: calcula necessidades de materiais e insumos;
  • CRP: avalia a capacidade produtiva das máquinas e das linhas de produção;

Muito desse trabalho é feito com base em históricos produtivos, sazonalidade e a capacidade operacional da fábrica.

2. Programação da produção

Depois das projeções, o sistema elabora um plano de produção, definindo o sequenciamento e as prioridades, considerando a disponibilidade de máquinas, recursos e equipes.

O cruzamento dessas informações auxilia a programação da produção a:

  • Cumprir prazos de entrega e pedidos de clientes;
  • Evitar gargalos e ociosidade;
  • Reduzir custos operacionais e desperdícios.

3. Controle da produção

Na sequência, o sistema de gestão industrial faz o acompanhamento em tempo real do andamento das ordens de produção a partir de big data analytics voltado ao segmento. Isso inclui:

  • Apontamentos de produção, relatando início e término de etapas, paradas e retrabalhos;
  • Monitoramento de indicadores de desempenho, como produtividade, tempo de ciclo e eficiência de equipamentos, que podem convergir em uma métrica específica, como o OEE.

Esse tripé visa garantir mais controle, rastreabilidade e agilidade na tomada de decisões, aspectos cada vez mais importantes para a competitividade e a satisfação dos clientes.

Banner ERP Guga - Descomplique a gestão do seu negócio

Quais os benefícios de implantar um sistema de gestão da produção?

Um sistema de gestão da produção permite aos executivos e equipes responderem de forma estratégica a perguntas fundamentais para qualquer operação industrial:

  • Quando é preciso iniciar o processo produtivo?
  • Quanto produzir e em quais linhas?
  • Qual é a melhor ordem de produção para atender prazos e otimizar recursos?

Essa visão integrada e organização de informações gera vantagens que impactam a cadeia produtiva em diversas frentes. A começar pela eficiência operacional. Com processos automatizados e integrados, há menos retrabalho e paradas não planejadas graças à gestão de manutenção industrial, que eleva a eficiência de máquinas e colaboradores, reduz desperdícios e melhora o uso dos insumos.

Ganha-se também visibilidade do chão de fábrica. Acompanhar a produção em tempo real permite que o gestor identifique gargalos, antecipe falhas e realize correções de rota imediatas, mantendo a produção sob controle, inclusive no controle de qualidade e gestão de não conformidades.

Com o passar do tempo e o acúmulo de dados, há uma melhoria do planejamento e da tomada de decisão. Dessa forma, a empresa ganha previsibilidade para planejar compras, estoques e entregas. Ou seja, há uma redução de custos e aumento de competitividade devido à eliminação de desperdícios e a processos mais ágeis e inteligentes.

Como escolher um sistema de gestão para minha indústria?

Antes de adotar um sistema de gestão da produção, é essencial avaliar algumas variáveis que garantem o sucesso da implementação. Alguns dos principais critérios incluem:

  • Entenda as suas reais necessidades: mapeie os gargalos da produção e os processos que mais precisam de visibilidade e automação.
  • Liste as funcionalidades essenciais: verifique se o sistema oferece módulos como MRP e MRP II, controle de ordens, indicadores de desempenho e integração com o PCP.
  • Avalie a capacidade de personalização: um bom sistema deve se adaptar à realidade e às particularidades do seu processo produtivo.
  • Considere a integração com outros sistemas, como ERP, controle de estoque, vendas e manutenção para ter uma visão completa da operação.
  • Priorize ferramentas com monitoramento em tempo real e dashboards de performance.
  • Verifique o suporte técnico e a escalabilidade da solução, garantindo que ela acompanhe o crescimento da empresa.

Qual a diferença entre PCP, sistema MES e plataformas de gestão da produção?

É comum que gestores misturem termos como PCP, sistema MES e de gestão da produção, mas cada um deles possui um papel específico na estrutura da fábrica:

  • PCP: responde por planejar o que, quanto e quando produzir, garantindo o equilíbrio entre demanda e capacidade.
  • MES: faz o controle detalhado do chão de fábrica, conectando máquinas, operadores e dados em tempo real.
  • Sistema de gestão da produção: é a solução mais ampla, que pode integrar os módulos de PCP e MES, além de se conectar ao ERP para unificar informações de toda a cadeia industrial com segurança.

Como funciona um sistema de gestão no chão de fábrica?

No dia a dia das fábricas, um sistema de gestão da produção efetivo é capaz de conectar todas as etapas do processo produtivo em uma única plataforma digital. Funciona assim:

  • O planejamento da produção define o que será produzido e em quais prazos;
  • O sistema gera ordens com base na disponibilidade de insumos, máquinas e pessoas;
  • As equipes de chão de fábrica registram apontamentos de início, término e eventuais paradas;
  • Em tempo real, o gestor acompanha indicadores como OEE, eficiência, produtividade e perdas;
  • Caso ocorra um desvio, é possível ajustar o cronograma ou redistribuir recursos de forma imediata.

O sistema de gestão da produção permite que fábricas de todos os portes alcancem eficiência operacional, reduzam custos e aumentem sua competitividade, conectando pessoas, processos e dados em um único ambiente. Torna-se, portanto, um pilar da transformação digital industrial.

Com a solução certa, a indústria ganha visibilidade do chão de fábrica, melhora o planejamento e controle da produção e cria as bases para uma manufatura inteligente, escalável e orientada a resultados.

Torne sua fábrica mais inteligente, produtiva e controlada com o nosso ERP para a indústria. Venha saber mais!

Compartilhe:

Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp