O impacto dos 7 Cs para a gestão na cadeia logística

Saiba neste artigo como os 7 Cs estão redefinindo a eficiência, a colaboração e a inovação na gestão da cadeia logística moderna.

Há diversas maneiras de otimizar a gestão na cadeia logística. Em um cenário no qual a tecnologia está cada vez mais acessível e se disseminando entre os diferentes players, o desafio das empresas do segmento vai muito além de apenas acessar soluções tecnológicas. É preciso olhar para dentro e redefinir processos em prol do aprimoramento operacional.

Para isso, as operações logísticas precisam desenvolver negócios com características inegociáveis:

  • Colaborativa

Todos os setores envolvidos devem trabalhar com a mesma base de dados, compartilhando o planejamento de maneira sincronizada em prol de processos mais inteligentes. No setor logístico, isso pode envolver coordenar e realizar atividades em parceria com fornecedores, por exemplo.

  • Ágil

A capacidade de adaptação e de escalar serviços e demandas é cada vez mais exigida pelos clientes. Este é um desafio contínuo e envolve a otimização de diversas práticas: de superar problemas de roteirização à uma gestão de pátio eficiente, assegurando mais assertividade e produtividade.

  • Resiliência

Por mais organizada e estruturada que seja a gestão na cadeia logística em seus processos internos, as empresas enfrentam um mundo caótico para fora dos seus portões. Congestionamentos, dificuldades operacionais e aumento da exigência de clientes são apenas alguns dos desafios da rotina diária – caso da necessidade de superar os custos da last mile.

  • Digital

É impossível encarar os desafios do mundo moderno de forma competitiva sem a adoção de tecnologias especializadas, que asseguram uma logística inteligente. Trata-se, neste caso, da gestão na cadeia logística com o suporte da automação, integrando dados para melhorar o processo decisório e entender o seu impacto sobre todo o negócio.

Esses quatro pontos se ampliam com o uso de um conceito que tem se disseminado no mundo da tecnologia: os 7 Cs para a gestão na cadeia logística. Mas o que é isso?

Os 7 Cs para a gestão na cadeia logística

Conectar, criar, customizar, coordenar, consolidar, colaborar e contribuir.

Esses são os 7 Cs que podem revolucionar a forma como empresas logísticas administram os seus negócios. Inserir esses princípios em suas rotinas se reverte no aumento da confiabilidade e da eficiência das cadeias de suprimentos, o que reflete positivamente na satisfação de clientes e na reputação do negócio.

Vamos conhecer cada um deles na sequência:

1. Conectar

Como o próprio nome já diz, o segmento logístico envolve uma cadeia de empresas: fornecedores, consumidores e clientes. Os meios digitais transformaram a forma como os negócios interagem entre si e até mesmo as expectativas e as exigências dos clientes.

O conceito deste primeiro C para a gestão na cadeia logística é investir em meios de manter uma comunicação efetiva com todos os envolvidos. Oferecer transparência em fretes assegura o monitoramento e simplifica a busca por soluções para eventuais problemas identificados.

Nesse quesito, a tecnologia é uma aliada fundamental, com roteirização de carga,  acompanhamento de entregas e um planejamento cada vez mais assertivo.

2. Criar

As tecnologias estão disponíveis para todos os negócios: o grande desafio das empresas está em tirar o melhor proveito delas e investir em inovação, que se reflita positivamente nos resultados ou na percepção de valor de clientes e fornecedores. A inovação é algo esperado por todos os envolvidos na cadeia logística, especialmente em um segmento cada vez mais automatizado e eficiente.

3. Customizar

Cada negócio tem uma demanda específica em relação aos segmentos de atuação, à exigência dos clientes, ao tipo de sistemas usados, entre outros pontos. Para a gestão na cadeia logística é preciso também olhar para dentro, redefinindo processos internos em prol de mais assertividade, eficiência e redução de custos.

Muitos dos sistemas especializados para o segmento logístico oferecem a possibilidade de parametrizar processos e indicadores, tornando a operação mais inteligente e efetiva.

4. Coordenar

Todas as tecnologias e demandas específicas do setor logístico fazem com que haja uma necessidade cada vez maior de coordenar processos. Em uma logística estratégica com dados, o planejamento e a capacidade de entrega envolvem uma boa administração de armazéns, com um WMS, e da distribuição, com um TMS para a gestão do transporte.

5. Consolidar

Se o tópico acima envolve o planejamento e a coordenação das operações, o momento agora é de tirar este plano do papel e colocá-lo em prática efetivamente. O desafio está em entender o que está acontecendo no dia a dia operacional e encontrar as soluções para as dificuldades. É este acompanhamento contínuo que vai garantir que a empresa consiga manter os custos baixos sem perder a inteligência e a eficiência.

6. Colaborar

Este tópico vale tanto para outros departamentos internos relacionados à logística – como compras, vendas, marketing e a parte operacional no caso de indústrias responsáveis pela sua distribuição – quanto para parceiros, como fornecedores envolvidos na cadeia logística. Atuar de maneira integrada e não omitir os dados – desde que não sejam sensíveis – é o caminho para o sucesso neste mundo ultraconectado.

7. Contribuir

Práticas mais inteligentes e equipamentos modernos estão sendo incorporados em prol do ESG na logística. É preciso não só cumprir as normas específicas do segmento, seja de importação, exportação e tributárias, como estar antenado às novas diretrizes ambientais e buscar mitigar os impactos das operações, demonstrando comprometimento com práticas responsáveis.

Superando desafios complexos

Adotar os 7 Cs – conectar, criar, customizar, coordenar, consolidar, colaborar e contribuir – não é apenas uma estratégia para melhorar processos, mas uma maneira de assegurar eficiência, sustentabilidade e competitividade. Essas práticas ajudam empresas a enfrentar desafios complexos, aprimorar sua reputação e garantir a satisfação dos clientes, solidificando seu lugar e reputação no mercado.

O sucesso para a gestão na cadeia logística moderna exige visão estratégica, inovação constante e compromisso com práticas responsáveis, permitindo que o setor avance em um mundo em rápida evolução. Além disso, a presença de parceiros especializados – como a Senior Sistemas – torna estas barreiras mais simples de serem superadas.

Se você está buscando um parceiro especializado e que compreende as demandas específicas do segmento logístico, venha conversar com nossos especialistas e conhecer as diversas soluções logísticas!

Compartilhe:

Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp