Cadeia agroindustrial: como melhorar a sua gestão?

A cadeia agroindustrial engloba todos os processos envolvidos na produção, transformação e comercialização de produtos agrícolas, incluindo a distribuição aos clientes.

A cadeia agroindustrial brasileira representa quase um quarto da economia do país. Em 2024, o segmento foi o responsável por 23,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). No ano passado, a performance do agronegócio teve expansão de 1,81%, revertendo a tendência de queda que era esperada. 

É possível afirmar, portanto, que a cadeia agroindustrial – que engloba agricultura, pecuária e as etapas de processamento e distribuição até a entrega ao consumidor final – é fundamental para a economia do país. Nesta área, estão incluídos também a fabricação de ração, a produção de biocombustíveis e outros processos pelos quais os produtos agrícolas são transformados. 

Isso ocorre também em relação às commodities agrícolas, com o beneficiamento de grãos para a manutenção de sua qualidade e a devida classificação, o que impacta diretamente na sua avaliação e nos preços obtidos na comercialização. 

O que é a cadeia agroindustrial? 

Uma cadeia agroindustrial engloba todos os processos envolvidos na produção, transformação e comercialização de produtos agrícolas. Do fornecimento de insumos agrícolas, como sementes e defensivos, até a entrega de alimentos prontos à indústria ou ao consumidor final, cada etapa é interdependente. 

A importância dessa cadeia vai além da produção de bens: influencia diretamente a economia e a segurança alimentar. Setores como agricultura, setores industriais, logística e varejo formam os principais elos dessa complexa rede. É preciso assegurar que os produtos cheguem ao mercado ou aos clientes finais, cujos contratados foram estabelecidos, com qualidade e quantidade suficientes. 

Esta preocupação independe dos sistemas agrícolas mais tradicionais do país: cada um conta com suas características peculiares e clientes específicos. 

Quais são as etapas da cadeia agroindustrial?

Se as fases de uma cadeia agroindustrial são dependentes entre si, como elas podem ser divididas? É possível explicar o seu funcionamento a partir de quatro momentos: 

  • Produção agrícola: envolve do plantio à colheita de alimentos. Isso inclui práticas como preparo do solo, seleção de sementes e manejo sustentável de pragas e de culturas. Nos últimos anos, a evolução da tecnologia possibilitou a otimização dessas tarefas a partir do uso de dados no agronegócio, monitorando a produção de forma estratégica e efetiva.
  • Processamento agroindustrial: após a colheita dos produtos, esta fase envolve a transformação da matéria-prima em produtos finais ou intermediários. Eles serão usados por outros segmentos. Entre os exemplos, é possível citar a produção sucroalcooleira a partir da cana-de-açúcar ou o desenvolvimento de óleo a partir de sementes oleaginosas. Não se pode esquecer também da atuação sobre grãos que podem ser usados para a produção de ração. Além disso, como base para o desenvolvimento de produtos pela indústria.
  • Distribuição e comercialização: em um país de dimensões continentais como o Brasil, trata-se de uma preocupação grande para o agronegócio. Isso porque é preciso planejar a logística e a armazenagem até a entrega final aos clientes ou chegar aos locais de exportação. Se não houver sucesso nesse planejamento, os produtos podem perder qualidade e valor de mercado.
  • Consumo e rastreabilidade: a rastreabilidade é um requisito cada vez mais exigido por clientes internacionais, especialmente em continentes como a Europa e a Ásia. Assegurar a origem dos produtos abre novas oportunidades de comercialização em mercados cada vez mais exigentes e que demandam não só qualidade, como também transparência.

Quais são os principais desafios da cadeia agroindustrial?

Conectar o campo à indústria, ao comércio e ao mercado externo é uma atividade complexa. Não é à toa, que a cadeia agroindustrial enfrente desafios comuns à maioria dos produtores globais. Isso não seria diferente no Brasil na busca por mais eficiência, lucratividade e competitividade. 

Nesse contexto, alguns fatores se destacam: 

Oscilação de preços e instabilidade de mercado 

A volatilidade dos preços agrícolas é um dos maiores entraves à previsibilidade e à estabilidade da cadeia agroindustrial. Clima, volume de safras globais, políticas comerciais internacionais, flutuações cambiais e crises econômicas influenciam diretamente os preços dos insumos e dos produtos finais.

Ou seja, produtores rurais e cooperativas, assim como a indústria diretamente envolvida, precisam ajustar suas margens e as operações continuamente, baseado em contratos firmados e em estratégias comerciais. 

Gestão de estoques e sazonalidade 

A armazenagem estratégica é um fator crítico para a cadeia agroindustrial, especialmente diante da sazonalidade. Saber quando vender ou estocar impacta diretamente a rentabilidade, sobretudo quando se trata de commodities agrícolas. É preciso fazer uma gestão eficiente para evitar desperdícios, perda de qualidade e até a escassez em momentos oportunos para negócios. 

Logística e infraestrutura ineficientes 

O Brasil, apesar de seu enorme potencial agrícola, ainda carece de uma infraestrutura logística compatível com a sua produção. O escoamento da safra é muitas vezes prejudicado por estradas em más condições, falta de integração entre modais, gargalos em portos e burocracia. 

Isso eleva o custo do transporte, aumenta o tempo de entrega e reduz a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional. A logística ineficiente também impacta diretamente a indústria envolvida na cadeia agroindustrial, que depende de insumos entregues no tempo certo para manter sua produção operando com regularidade. 

A maior parte dessas barreiras pode ser aprimorada com o investimento em tecnologia, o que já é recorrente na cadeia agroindustrial brasileira. O aporte de recursos em sistemas de gestão e em maquinário e dispositivos especializados transformam a capacidade de produzir e de monitorar o andamento das lavouras e até mesmo de entregas, a partir de um sistema de roteirização

Qual a importância da digitalização para a gestão agroindustrial? 

Assim como outros setores – como indústria e logística –, a transformação digital é um importante apoio para superar os desafios da cadeia agroindustrial, especialmente na gestão estratégica. 

A integração de sistemas permite que gestores acompanhem em tempo real informações fundamentais, como fluxos de produção, estoques e logística. Essa tecnologia contribui para decisões mais ágeis e assertivas, promovendo controle de custos e eficiência nos processos, a partir do aprimoramento da gestão do agronegócio

Com o suporte da tecnologia, esse movimento de digitalização resulta em aumento da previsibilidade, diminuição de custos operacionais e ampliação da produtividade. 

O papel da cadeia agroindustrial na sustentabilidade 

Discutir sustentabilidade no agronegócio é um tema central nos últimos anos, especialmente diante do desafio de aumentar a produção sem expandir as áreas de cultivo. Como os recursos naturais são finitos, o setor busca soluções para fazer mais com menos e preservar o meio ambiente. 

Nesse cenário, a biotecnologia desempenha papel importante com o melhoramento genético de sementes. O desenvolvimento de cultivares mais resistentes a pragas, às doenças e às variações climáticas otimizam o uso do solo, diminuem os custos associados à produção e geram colheitas mais abundantes. 

Um olhar apropriado para o aproveitamento inteligente de recursos naturais das regiões produtivas pode dar uma nova visão aos gestores do agronegócio. Cada ambiente possui características únicas de solo, clima e biodiversidade: compreendê-las maximiza a eficiência de forma estratégica. 

Com a combinação de biotecnologia e uma gestão estratégica, a cadeia agroindustrial pode não apenas atender à crescente demanda por alimentos, mas também alinhar-se às exigências de sustentabilidade e transparência cada vez mais frequentes. 

Quer saber por que 72 das 100 maiores empresas do Agro são Senior? Conheça nossas soluções para o agronegócio e descubra como simplificar a sua operação!

Compartilhe:

Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp