Como funciona o pós-venda na construção civil

Satisfazer e fidelizar clientes na construção civil o pós-venda na construção civil não é uma tarefa simples, mas é muito importante sob a perspectiva reputacional e de competitividade, mesmo depois de negócios efetivados

O pós-venda na construção civil é um processo que começa já no planejamento de um empreendimento, pois está diretamente relacionado à qualidade do projeto e dos insumos e das matérias-primas aplicadas em seu processo construtivo. Nesse contexto, o dever das construtoras e incorporadoras é prezar pelo bom relacionamento com os seus clientes após a efetivação dos negócios.

Satisfazer e fidelizar clientes na construção civil não é uma tarefa simples, mas é muito importante sob a perspectiva reputacional e de competitividade. Imóveis não necessariamente se enquadram em um tipo de compra recorrente devido aos valores envolvidos. Porém, as indicações de quem já negociou com a sua construtora podem facilitar – e muito – a conclusão de negócios futuros.

A ideia por trás do pós-venda na construção civil é deixar evidente que, se houver qualquer necessidade relacionada ao empreendimento, o cliente vai entrar em contato com o time de atendimento e encontrar as soluções. Se não for possível resolver o problema – ou não estiver previsto em contrato –, é possível indicar profissionais de qualidade ou empresas reconhecidas no mercado.

Fique conosco no restante do artigo para entender mais sobre o processo de pós-venda na construção civil.

Confira 4 tendências de vendas no mercado imobiliário!

Por que o pós-venda é essencial na construção civil?

Esse conjunto de cuidados depois da compra efetivada é crucial no desenvolvimento de uma relação satisfatória para fidelizar clientes. Este cuidado pode envolver desde pequenas correções após a entrega ou mesmo ações mais estruturadas de relacionamento. Embora o negócio já tenha sido realizado, ter cuidado nesta área gera algumas vantagens tangíveis e intangíveis:

  • Fideliza o cliente – Estamos falando de pessoas mais propensas a recomendar a empresa e a realizar novos negócios no futuro, especialmente em um bem de longa duração como um imóvel.
  • Amplia a reputação da empresa – Um bom pós-venda pode ajudar a construir e manter uma boa reputação no mercado, desenvolvendo confiança nos serviços prestados. Também elimina dúvidas comuns em vendas: a obra será entregue no prazo? E a qualidade dos materiais? E se houver a necessidade de uma correção após a entrega?
  • Reduz problemas futuros – Pela legislação, os vícios aparentes têm prazo de 90 dias para serem comunicados após a entrega. Já os vícios ocultos podem levar até 5 anos. Quando se incorpora o pós-venda na construção civil desde o planejamento da obra, o foco está em minimizar problemas futuros e frustrações.
  • Assegura a conformidade técnica – Garante o cumprimento com os padrões técnicos e regulamentares estabelecidos pela lei – e que facilitam a obtenção de alvarás e outros documentos.

Como identificar oportunidades de melhoria no pós-venda da construção civil?

De pequenos ajustes na entrega final, passando a problemas comuns do segmento de construção civil, escutar atentamente os feedbacks de clientes auxilia a entregar um produto de qualidade. Para isso, é necessário estruturar um time que dê atenção ao atendimento ao consumidor em diferentes níveis:

– Assistência técnica – Resolvendo rapidamente problemas que surjam depois da entrega do imóvel.

– Monitoramento – Nem sempre é fácil descobrir se o cliente ficou realmente satisfeito com o atendimento na venda e no pós-venda. Por isso, realize pesquisas de satisfação com todos os consumidores, incluindo medições qualitativas e quantitativas. Além disso, é importante saber como foram as informações sobre o imóvel em si durante o atendimento e se há alguma sugestão de melhoria neste processo.

Quais são os pilares da gestão de qualidade na construção civil? Conheça a resposta neste artigo!

Otimize a sua operação com as soluções de construção da Senior

Como a tecnologia ajuda a integrar o pós-venda na construção civil?

Um dos aspectos fundamentais do pós-venda é que o cliente se sinta bem-atendido. Isto começa, inevitavelmente, quando a construtora ou a incorporadora já sabe quem ele é, qual imóvel foi comprado, qual o histórico de relacionamento, se houve algum tipo de vício na entrega, entre outros pontos.

Diante desse contexto, a adoção de um software especializado para gerir os clientes como um Customer Relationship Manager (CRM) é fundamental. Por meio dele, as empresas do segmento podem:

Centralizar informações – Todos os dados do cliente ficam registrados em um único sistema, facilitando o acesso e a gestão de dados. Dessa forma, em um atendimento, é possível recuperar todo o histórico, o que torna a abordagem das equipes de atendimento ao cliente mais assertivas.

Automatização de processos – Tarefas repetitivas são automatizadas, liberando tempo para atividades mais estratégicas. É o caso de mensagens automáticas e lembretes para os clientes, sem contar alertas no caso de recebimento de mensagens.

Chatbots – Serviços de atendimento especializado por meio de chatbots concentram pedidos recorrentes em empreendimentos, caso de documentações específicas e até mesmo gerenciar visitas relativas às unidades. Dessa forma, as pessoas da área de suporte se focam em atendimentos mais complexos.

Análise de dados – Informações coletadas podem ser analisadas para identificar tendências e melhorar processos. É por isso que a realização de pesquisas de pós-venda serve como um termômetro de satisfação, criando KPIs qualitativos e quantitativos que podem ser analisados com o passar do tempo.

Ou seja, as áreas envolvidas no pós-venda devem se focar em prestar um atendimento personalizado, entendendo a relação desde o primeiro ponto de contato. A adoção de plataformas especializadas torna esta tarefa mais simples e eficiente, oferecendo uma visão unificada para os gestores e apresentando insights sobre a eficiência do pós-venda.

6 práticas que melhoram o pós-venda na construção civil

  1. Proatividade para solucionar problemas – Por melhor que seja o planejamento e a qualidade dos materiais, imprevistos acontecem na construção civil. Por isso, atente-se a solucionar sem custos, se o caso estiver dentro do que estipula o contrato, mas tenha em mente que a maneira como a empresa lida com esses incidentes na fase inicial é o termômetro da satisfação do consumidor.
  2. Transparência – No caso de serviços realizados em áreas comuns ou em unidades, é fundamental definir o prazo da obra, sua data de início e atualizar sobre o andamento periodicamente. Lembre-se de aplicar pesquisas de satisfação sobre a entrega do empreendimento e eventuais obras posteriores.
  3. Serviços complementares – Inclua a possibilidade de oferecer serviços complementares: renovação de pintura, manutenção de estruturas elétricas e hidráulicas, avisos de revisão de elevadores e extintores, entre outros. Isso denota uma preocupação com as pessoas.
  4. Pós-venda em múltiplos canais – Um CRM especializado auxilia a centralizar os dados de clientes, independentemente do canal escolhido: telefone, Whatsapp, redes sociais, aplicativo… É importante que as equipes de atendimento obtenham as informações e possam fazer um contato efetivo.
  5. Capacitação constante – Os times de atendimento ao cliente precisam ter em mente que a sua atividade é, na maioria dos casos, fundamental para a construção e manutenção da imagem de uma construtora ou incorporadora. Por isso, eles devem ser treinados tanto em relação ao uso de sistemas como nas técnicas para ouvir e compreender as demandas dos consumidores.
  6. Dê dicas para o cliente – Invista em um manual do proprietário completo, com informações pertinentes sobre o imóvel, incluindo as áreas comuns. Este documento pode trazer desde dados sobre a procedência dos materiais usados na obra até boas práticas de manutenção em relação à limpeza.

Investir no pós-venda na construção civil impacta diretamente a satisfação do cliente e a reputação da empresa. A mescla da integração de tecnologias, processos claros e treinamento da equipe garante a construção de um bom relacionamento com os consumidores depois das vendas consumadas.

Quer conhecer o CRM da Senior Construção? Clique aqui e saiba mais!

Compartilhe:

Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp