9 vantagens de um sistema roteirizador de entregas

Da otimização da tomada de decisão aos clientes mais satisfeitos, confira os benefícios de investir nesta ferramenta.

A roteirização de entregas impacta diretamente nos custos das empresas logísticas. Conforme explicamos neste artigo, um sistema roteirizador afeta os principais insumos e custos das companhias do segmento, como o consumo de combustível, tempos estimados de viagens, gestão de frota e otimização da mão de obra.

Ou seja, o roteirizador é uma ferramenta que gera diversas vantagens para um negócio, visando ampliar a sua competitividade e otimizar o aporte de ativos, insumos e pessoas. Mas quais são os benefícios percebidos na prática por essa ferramenta?

Fique conosco no restante do artigo e conheça 9 vantagens.

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1. Otimização da tomada de decisão

A roteirização de entregas é capaz de oferecer diversas possibilidades aos gestores em relação à distribuição da frota, à forma e à ordem como ela vai ser feita, aos custos envolvidos, entre outros fatores.

Essa previsão de cenários dá a oportunidade para o gestor fazer simulações e tomar decisões baseadas nos critérios considerados importantes para aquele momento.

Se há um cliente com urgência na entrega, seus pedidos podem ser estruturados de maneira antecipada, por exemplo. Tomar decisões com base em informações reais e planejamento adequado dá mais segurança para qualquer gestor.

2. Acompanhamento em tempo real

Uma das grandes vantagens na utilização de um software de roteirização é saber exatamente onde está cada veículo naquele momento, seja em uma rodovia ou cidade.

Da perspectiva empresarial, isso é fundamental para saber se o planejamento feito pelo roteirizador de entregas está sendo cumprido, trazendo mais controle e segurança a todos os envolvidos.

Outro benefício é o fato de o acompanhamento em tempo real acrescentar uma nova camada de serviço ao cliente. Cada consumidor tem mais transparência sobre o andamento de entregas, o que costuma refletir positivamente na satisfação do consumidor.

3. Permite a criação de janelas de entrega

Por mais eficiente que seja um roteirizador, é praticamente impossível ter 100% de precisão em um horário de entrega, especialmente pela diversidade de fatores externos envolvidos.

Por outro lado, porém, a empresa pode criar “janelas de entrega”. Ou seja, é possível estimar o período no qual o frete deve chegar ao seu destino.

No caso da venda direta para o cliente, o B2C, o consumidor ganha a possibilidade de avisar a portaria da previsão de entrega, por exemplo, ou de se programar para estar disponível naquele momento.

No segmento B2B, informar a janela de entrega permite que o cliente final possa se preparar para recepcionar os itens, aumentando a velocidade no recebimento.

4. Redução de custos não programados

A falta de transparência e de informações, por vezes, levam a cancelamentos e reclamações de clientes. Se isso acontece, as empresas sofrem com um excesso de custos logísticos. Por isso, a disponibilidade de tempo real para os consumidores e as janelas de entrega estabelecidas evitam esse tipo de incômodo, que impactam nos gastos com combustível, disponibilização de ativos, entre outros.

5. Mais segurança nas entregas

As empresas logísticas precisam inserir cada vez mais em seu radar questões de segurança pública, como furtos, roubos, sequestros e outras ações criminosas. Ao ter um planejamento para aquele dia, as próprias equipes responsáveis pelo monitoramento em tempo real podem tomar as decisões necessárias caso percebam alguma anormalidade dentro da rota de entrega programada.

Além dessas questões inerentes ao Brasil, as equipes envolvidas nas entregas devem atualizar constantemente o andamento das entregas, permitindo um acompanhamento constante do time responsável pelo planejamento.

6. Mais velocidade de operação

Um dos principais indicadores monitorados pelas empresas logísticas é a velocidade na operação. Nem sempre ele está relacionado somente a fatores externos, como o trânsito ou as eventuais interrupções nas estradas.

Em muitas oportunidades, os atrasos podem ser consequência de fatores internos, como a demora para abastecimento das cargas e o atraso na liberação dos veículos. Ter ciência desses indicadores permite fazer correções necessárias sob o seu controle, não apenas para reduzir os custos, mas também para a satisfação dos clientes.

7. Mais tranquilidade para motoristas

Ao ter o seu itinerário definido por um sistema de gestão, os motoristas não precisam mais se preocupar com questões que afetam diretamente o seu dia a dia: como encontrar a melhor rota? Qual é o portão voltado às entregas? Antes de começar a dirigir, isso já estará previamente traçado.

Além disso, com o acompanhamento em tempo real, o sistema pode emitir alerta em casos de atrasos, assim como o próprio motorista pode fazer esse aviso em caso de problemas.

Um outro ponto importante para os motoristas é o fato de o sistema roteirizador já incluir as previsões legais a respeito da jornada de trabalho, incluindo intervalos, paradas obrigatórias, adicionais de hora-extra, entre outros pontos.

8. Frota mais produtiva e preparada

Um dos critérios usados pelos gestores para a tomada de decisão pode ser a frota. Quando uma empresa conta com veículos de diferentes portes e capacidades, é comum que se façam simulações para determinar qual mix é o mais indicado para aquelas entregas.

Dentro dos parâmetros configurados, pode-se contemplar a quilometragem. Isso permite um controle mais apropriado da disponibilidade de cada veículo, levando em consideração a necessidade de paradas para manutenção, troca de peças, entre outros pontos.

Uma consequência desse cuidado é reduzir ao máximo o número de veículos indisponíveis por mais tempo, visto que as manutenções preditivas são realizadas nos intervalos esperados.

9. Clientes mais satisfeitos

Todos esses cuidados visam não só o aumento de eficiência e redução de custos como também ampliar a satisfação do consumidor. Independentemente de as empresas serem especializadas no segmento logístico ou de optarem pela coordenação dessa atividade, garantir as entregas dentro dos horários e prestando um bom serviço é a garantia de consumidores mais satisfeitos.

O aumento de eficiência, invariavelmente, reflete também no valor do frete, que, mesmo que seja mais baixo, pode ter uma maior margem de lucro devido ao aumento de eficiência. Dessa forma, consegue-se um aumento de fidelização.

Uma busca contínua por melhoria

Um sistema roteirizador também permite acompanhar o histórico das operações do negócio. As companhias podem criar seus próprios parâmetros, de modo a buscar a melhoria contínua. Entre os critérios a serem avaliados:

  • Índices de cumprimento da rota;
  • Taxas de cumprimentos de prazos;
  • Eficiência de cada motorista, entrega ou veículo;
  • Índice de extravios;
  • Indicadores de locais inseguros relacionados a furtos e roubos;
  • Estradas ou itinerários perigosos;
  • Índice de problemas com veículos.

Monitorar esses parâmetros continuamente permite identificar as oportunidades de melhoria, além de insights para se tornar mais efetivo.

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