ExpoManagement 2010: A adaptação das empresas depende da inovação em gestão
A inovação em gestão deve ser um trabalho de todos e isso será fundamental para a sobrevivência das empresas nos próximos anos, independente de cargo, salário, função ou mercado. Essa foi a temática defendida pelo consultor Gary Hamel, um dos mais influentes pensadores de negócios do mundo pela The Economist, Fortune e The Wall Street Journal, em sua palestra na HSM Management 2010.
Segundo o executivo: “O que restringe a capacidade de inovar é o nosso modelo hierárquico de pensar”. E, justamente, a inovação gera o diferencial competitivo que tanto sonham as empresas em todo o mundo, mas isso em um médio e longo prazo. Para a gerente de Gestão de Talentos da Senior Sistemas, Jussara Dutra, este é um importante período na história. “O momento é o de criar a condição para que as pessoas possam inovar. A mais simples ideia pode ser inovadora”, comenta.
O consultor explica que para uma organização conseguir êxito em sua estratégia, é necessário contratar pessoas com iniciativa, que não fiquem limitados na descrição dos cargos. O diferencial competitivo das empresas parte daquelas pessoas que trazem criatividade, paixão e possuem iniciativa no trabalho. “Não se pode dizer para alguém ser criativo ou apaixonado”, reconhece.
As empresas não devem seguir o modelo de outros, o famoso benchmarking, até porque o que funciona bem em uma cultura ou modelo, nem sempre é adaptável ao outro. “Sempre perguntamos quem já fez isso antes. Mas inovação vem quando você está disposto a enfrentar grandes desafios. Como criar uma empresa mais comunitária e com menos hierarquia?” questiona o consultor e professor.
Hamel destaca que os atuais modelos de gestão mudaram pouco ao longo das décadas, o mas que os novos ambientes de negócios das empresas nunca foram tão voláteis, exigindo uma mudança dos modelos aplicados. Os chamados ciclos de vida estão mais curtos, a partir de itens como terceirização e a Internet, o que efetivamente força um desenvolvimento mais rápido e inovador por parte das empresas, consequentemente, dos modelos de trabalho e gestão.
Para crescer em um ambiente adverso e inovador, as empresas devem ser adaptáveis e muito eficientes no operacional, maximizando suas margens e ganhando território comercial.
Para o executivo, o conhecimento torna-se mais um commodity, um item básico, e as vantagens diminuem muito rapidamente. E por isso a busca constante de pessoas motivadas, acelerando mudanças e rompendo barreiras. “Precisamos promover um modelo de gestão que possibilite compartilhar conhecimento e incentivar a colaboração para aproveitar ao máximo as ideias para inovar”, completa Jussara Dutra, da Senior Sistemas.