Confira neste artigo o conceito deste tipo de logística e os impactos dentro e fora das empresas!
As últimas décadas têm sido essenciais para o desenvolvimento de uma cultura organizacional que se preocupa com o impacto dos meios de produção sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. Uma tendência é a logística reversa, que se tornou um assunto muito relevante no setor industrial e de transportes de mercadorias.
O termo é comum na área ambiental para designar o retorno de embalagens e resíduos ao fabricante, que é o agente responsável pelo descarte adequado, como também designa o processo de devolução de mercadorias.
A frase que diz “na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma” parece perfeita para acompanhar o raciocínio de empresas que têm levado a sério a necessidade de transformar os seus processos para reduzir os resíduos e proteger o meio ambiente. E esta é exatamente a proposta da logística reversa!
O que é logística?
Primeiramente, é preciso compreender o conceito de logística para depois entender do que se trata a logística reversa. A logística nada mais é do que o conjunto de processos que gerenciam obtenção, armazenamento, transformação e transporte de materiais diversos.
O que é logística reversa?
A logística reversa possui um conceito semelhante, contudo, ela ocorre ao contrário. Enquanto a logística tradicional entrega mercadorias de galpões para o destino final, a logística reversa é aquela que leva os materiais dos locais pulverizados para os centros de acondicionamento e tratamento adequados.
A logística reversa pode acontecer em diversas situações. Ela normalmente é usada em duas situações específicas:
- quando a mercadoria adquirida pelo consumidor final não está de acordo com suas expectativas, o que resulta na necessidade de troca ou mesmo desistência da compra;
- quando se trata de produtos que geram resíduos considerados potencialmente poluentes e precisam ser destinados de forma ambientalmente responsável, pelo fabricante.
A maior aplicação hoje, tem sido no sentido ambiental, isto é, produtos que chegaram ao fim de sua vida útil, ao invés de serem descartados, são enviados a centros de tratamento para neutralização de seu impacto ambiental.
A importância da logística reversa para o meio ambiente
A logística reversa é uma maneira que as empresas têm, para, de certa forma, imitar o que é feito naturalmente pelo meio ambiente.
Quando um animal morre ou caem as folhas das árvores, rapidamente a natureza incorpora a matéria orgânica e a transforma em outros materiais úteis. A logística reversa é uma tentativa do homem de fazer o mesmo com os materiais que não servem mais.
As vantagens da logística reversa
Os projetos que visam manter o equilíbrio entre a atividade empresarial e a natureza resultam em diversos benefícios para os empreendimentos que buscam aproveitar essa oportunidade.
Melhoria do processo produtivo
Além do impacto econômico, fica claro como as empresas de coleta e transportadoras que oferecem esse tipo de serviço devem estar abertas à inovação. Sob esse ponto de vista, é preciso investir em pesquisa para determinar o ciclo de vida de cada produto e seus componentes.
Com isso, é possível criar diretrizes para o tratamento dos resíduos, adaptar a produção e modificar o fluxo de distribuição. Para manter a cadeia em pleno funcionamento é necessário adotar controles rigorosos e buscar a eficiência dos custos para que os resultados se mantenham em longo prazo.
Desenvolvimento de relacionamento com a sociedade
A construção de uma imagem positiva junto ao público envolve a criação de uma relação de parceria e confiança. Para muitas empresas, um dos meios mais eficientes de mostrar preocupação socioambiental envolve o desenvolvimento de práticas sustentáveis e utilização de energia limpa.
A consciência ecológica é um aspecto que está frequentemente na mente das pessoas e dos governos e faz parte do desenvolvimento econômico e social. Por esse motivo, é natural que o meio corporativo se envolva em discussões que afetam o meio ambiente e as necessidades da sociedade.
Ampliação das vantagens competitivas
A logística reversa é um importante instrumento no desenvolvimento de vantagens competitivas para empresas que aderem a essa política. Em primeiro lugar, ocorre a criação de valor, pois o cliente conta com o planejamento da cadeia de abastecimento para viabilizar o processo de retorno de mercadorias e materiais. É comum que o mercado consumidor favorece empresas que atuam de maneira ecológica e que possuem certificação pelos órgãos fiscalizadores, como é o exemplo da ISO 14000.
Adequação à legislação ambiental
A Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, regulamenta pelo Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Com isso, foi implementado o conceito de logística reversa que afeta fabricantes, transportadoras e clientes.
Quais segmentos praticam a logística reversa?
Um exemplo de setor que utiliza o serviço de logística reversa é o de lubrificantes. Tanto o óleo lubrificante usado (que é retirado do veículo) quanto as embalagens contendo resíduos do produto, que contêm hidrocarbonetos e, por isso, é considerado perigoso, devem ter destinação ambientalmente correta.
No caso do óleo usado, como existe valor comercial, já que o produto pode ser refinado novamente e ter um novo ciclo de vida, muitos geradores (postos de combustíveis e empresas de lubrificação) fazem a venda a agentes coletores.
Porém, as embalagens devem ser retiradas pelos fabricantes do produto, que assinaram com o Governo um acordo setorial assumindo essa responsabilidade.
Além do mercado de óleos lubrificantes, fabricantes de vários produtos também têm a responsabilidade de praticar a logística reversa:
- pilhas e baterias;
- aparelhos celulares, eletroeletrônicos e componentes;
- pneus;
- lâmpadas de vapor de sódio ou mercúrio, fluorescentes e de luz mista;
- empresas que lidam com agrotóxicos e outros resíduos químicos.
Vale destacar que empresas de todos os setores podem adotar políticas de logística reversa, dando destino adequado aos resíduos produzidos durante seus processos e, em muitos casos, contribuindo para a geração de renda por meio de materiais encaminhados para a indústria de reciclagem.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que tanto o gerador quanto o fabricante são responsáveis pela destinação dos materiais. O gerador, que na maior parte é o consumidor final, ou seja, quem gera o resíduo efetivamente, tem a obrigação de entregar os resíduos decorrentes do uso em pontos de coleta estabelecidos pelo fabricante, que encaminha os itens para descarte.
Na prática, porém, é difícil fiscalizar os consumidores e promover campanhas de conscientização amplas. Por essa razão, os fabricantes precisam investir em meios específicos para garantir que os resíduos sejam coletados em todos os pontos, seja por meio de parcerias com locais de venda, seja estabelecendo serviços específicos para isso.
Como implantar a logística reversa na sua empresa?
Agora que você já entendeu o que é, qual a importância e as vantagens da logística reversa, confira a seguir boas práticas para implantar o serviço de maneira adequada e eficiente.
Descarte os resíduos de forma correta
Mesmo que sua empresa não produza itens potencialmente perigosos ao meio ambiente e sua atividade não esteja contemplada na Política Nacional de Resíduos Sólidos, procure fazer o descarte responsável de todos os resíduos do processo produtivo.
Para tanto, estabeleça parcerias com cooperativas, promova a conscientização dos colaboradores e crie pontos de coleta para que os resíduos sejam depositados e possam ser retirados depois pelos respectivos fabricantes.
Importante destacar que resíduos de fabricação são responsabilidade do fabricante, assim como o produto acabado.
Tenha uma política de devolução
Como explicamos, ao vender um produto, sempre existe a possibilidade de o cliente desejar devolvê-lo. Por essa razão, é importante adotar uma política de troca e devolução. Assim, o consumidor fica ciente dos prazos e meios para fazer isso e sua empresa presta um serviço de maior qualidade e credibilidade.
Faça um bom planejamento
Para atender às possíveis demandas de troca e devolução por parte dos clientes, é fundamental ter um bom planejamento, tanto para o recebimento quanto para encaminhamento das mercadorias, quando isso se aplicar.
Assim, estabeleça controles de fluxo logístico, facilitando a gestão da logística reversa pós-compra. Lembre-se de que, além do arrependimento de compra, existem várias razões que podem levar o consumidor a trocar o produto:
- perda de validade, no caso de itens perecíveis;
- danos ao produto ou embalagens, durante o transporte;
- defeito de fabricação;
- erros na emissão do pedido.
Para evitar insatisfação causada por atrasos ou outros problemas na entrega, é essencial acompanhar indicadores de desempenho, que permitem acompanhar e mensurar os resultados da empresa.
Bom atendimento
Oferecer um bom atendimento gera um feedback positivo para sua empresa. Assim, procure estabelecer o programa de logística reversa e deixar as condições de troca ou devolução claras para que o cliente saiba o que fazer.
Tenha um bom controle financeiro e de estoques
Quando um cliente devolve um produto de forma definitiva, é dever da empresa fazer o ressarcimento do valor pago. Portanto, tenha controle de suas finanças e agilize as soluções para o cliente, verificando os procedimentos necessários junto aos meios de pagamento oferecidos (como administradoras de cartões de crédito).
Caso o cliente não faça a devolução definitiva, mas deseje a troca do item, em função de algum defeito de fabricação, é importante contar com o produto em estoque e oferecer uma solução ágil para o problema. Um sistema de automação eficiente é fundamental para isso.
Leia também: Controle de estoque: o que é, métodos e como otimizar
Sistema de logística reversa
Com as soluções para logística da Senior, é possível ter muito mais controle sobre cada uma das etapas da operação. Da entrada de matérias-primas até a expedição do produto, é possível acompanhar todo o trajeto da mercadoria via web, a partir de qualquer dispositivo.
A solução ainda permite uma maior flexibilidade nas regras de armazenagem e separação além de ainda de alcançar resultados surpreendentes na redução dos custos das operações. Conheça agora mesmo nossas soluções!