Agronegócio: a inteligência artificial (IA) no agro

A tecnologia está transformando todas as áreas da economia e da sociedade. O agronegócio é um dos segmentos mais rentáveis na atualidade e também tem passado por grandes mudanças com a transformação digital. Neste post, te contamos um pouco sobre a inteligência artificial no agro e como essa vertente da tecnologia está revolucionando a agricultura e as aplicações da tecnologia nesta área. Boa leitura!

As novas tecnologias estão transformando todos os segmentos. Depois de várias áreas serem beneficiadas com as inovações da transformação digital, a inteligência artificial tem se mostrado uma forte aliada para elevar a produtividade do agronegócio a níveis inimagináveis há até alguns anos. Mas como robôs e sistemas inteligentes são inseridos e aplicados neste meio? Acompanhe a seguir!

Inteligência artificial no agro: uma forte aliada para produções mais sustentáveis e rentáveis.

O mundo caminha em direção à sustentabilidade e a otimização dos processos. Tudo gira ao redor de tecnologias e inovações que permitam a entrega de resultados mais expressivos e eficientes, e no caso do agronegócio, em específico, mais sustentáveis e com escalabilidade.

A inteligência artificial é uma vertente da tecnologia, desenvolvida pelo professor de matemática John McCarthy nos anos 50, nos Estados Unidos. Esta área da ciência da computação se propõe a elaborar máquinas e sistemas inteligentes, ou seja, que sejam capazes de raciocinar, aprender, tomar decisões e resolver problemas. Dela derivam os termos machine learning e deep learning que são estágios da inteligência artificial. Mas onde tudo isso se encaixa no agronegócio?

Segundo os pesquisadores Jürgen Stäudtner & Robert Cannon “Tudo o que pode ser automatizado, será automatizado”. As mudanças e tecnologias exponenciais acontecerão de qualquer forma. Estamos vivendo um novo momento: a transformação da agricultura digital! Cada vez mais a tecnologia avança, se desenvolve e por conta disso, o nível de automação do agronegócio hoje já é bem expressivo!

Hoje, muitas usinas e fazendas já estão conectadas por meio de redes instaladas no campo. Operações são mecanizadas e tudo pode ser monitorado em tempo real. É a era da geração e gestão dos dados e indicadores.

Ou seja, a presença da tecnologia e da inteligência artificial em específico no agronegócio, originam um novo conceito de agricultura, a agricultura de precisão. Das análises de solo para a plantação até a colheita da safra, com tomada de decisão rápidas frente a problemas, a Inteligência Artificial está presente em uma série de aplicações. Quer descobrir quais são? Acompanhe a seguir!

Identificação de fenômenos climáticos

Além da tradicional previsão do tempo, muitos agricultores já têm acesso à pré medições de temperatura, precipitação, direção e velocidade dos ventos e demais fenômenos climáticos que podem influenciar positivamente ou negativamente nas plantações. Isso tudo pode ser acompanhado praticamente em tempo real, o que torna a análise de dados muito mais rica e assertiva para o agro.

Veículos autônomos

Já existem protótipos de tratores autônomos e com a inteligência artificial, esses veículos poderão ser capazes de decidir parar o que estiverem fazendo caso comece a chover e mudar de rota, indo para uma área seca. Todo esse processo poderá ser acompanhado remotamente pelo produtor rural ou um funcionário por meio de um smartphone.

Como mencionamos anteriormente os tratores, os veículos autônomos fazem parte de uma tendência que deve se fortalecer e trazer cada vez mais novidades para o segmento. Além do exemplo que citamos acima, já se fala na capacidade de um veículo terrestre não-tripulado mensurar com precisão a quantidade de defensivo em uma lavoura, sem nenhuma interferência humana direta.

Além disso, também precisamos citar as colheitadeiras inteligentes que podem ser programadas de acordo com a necessidade de colheita de cada tipo de matéria prima e também a possibilidade do mapeamento completo de propriedades rurais, que contribui na identificação de, por exemplo, regiões de desmatamento, uso excessivo de agrotóxicos e de pragas.

As tendências do Agro 4.0 para o futuro

A presença da Inteligência Artificial na agricultura merece a nossa atenção e temos uma série de exemplos já mencionados neste sentido. A questão a se refletir agora é quais serão os próximos passos.

Afinal, para onde a IA irá levar o agronegócio?

A principal tendência observada é que de uma maneira cada vez mais rápida e intensa, a tecnologia alavanque o setor e transforme o campo em um cenário high tech.

Com o aperfeiçoamento do segmento, a perspectiva é que ocorram investimentos elevados no agronegócio, sobretudo em inovação e tecnologia. Isso irá demandar também o treinamento e preparação das equipes de trabalho e profissionais deste mercado.

Sairá na frente na corrida tecnológica e da AI, aqueles que conseguirem estar sempre um passo à frente, antecipando situações e novos cenários, demonstrando rapidez para a adaptação ao novo.

E neste sentido, o Brasil tem suas vantagens. Afinal, sempre se orgulhou de ser uma potência agrícola, trazendo em sua trajetória a característica de inovação.

Adicione excelência ao seu Agronegócio com a Senior

Conte com as soluções para o agronegócio da Senior e impulsione o seu negócio com sustentabilidade e as mais modernas tecnologias para gestão. Além disso, conecte dados desde o planejamento das instalações fabris até a previsibilidade de cargas e entregas portuárias. Automatize processos e otimize resultados com a maior fornecedora de soluções de tecnologia para o agronegócio no Brasil!

Compartilhe:

Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp