Em meio a lacunas de habilidades e com tantas outras mudanças em curso, os líderes de RH estão cientes da importância da educação corporativa.
Neste cenário, o desenvolvimento contínuo das pessoas é uma peça-chave. Daí a importância de priorizar ações direcionadas para manter a empresas competitiva. A formação contínua dos colaboradores e equipes, por exemplo, é um imperativo estratégico para as empresas que buscam construir forças de trabalho ágeis e prontas para o futuro.
Sabendo disso, agora é o momento de conhecer o conceito e fortalecer a prática da educação corporativa. Por isso, neste artigo, abordaremos o que é, os benefícios e algumas dicas valiosas.
O que é educação corporativa?
A educação corporativa é um sistema de aprendizado e desenvolvimento de habilidades fornecido pelas empresas para seus colaboradores. Geralmente, a educação corporativa inclui oportunidades de treinamento e desenvolvimento formal para obter certificados ou diplomas, sendo que a empregadora cobre os custos associados ao aprendizado.
Na prática, a educação corporativa pode ser entregue aos profissionais de várias formas. Algumas companhias preferem criar programas internos e, assim, usar seus próprios recursos e conhecimentos para desenvolver conteúdo de aprendizagem. De outro modo, as empresas também podem oferecer acesso a uma ampla gama de programas e cursos por meio de uma parceria direta com uma instituição acadêmica.
Como surgiu a educação corporativa?
Historicamente, o conceito de educação corporativa surgiu em 1955, quando a General Electric (GE) criou o Crotonville, seu primeiro centro de treinamento para educação empresarial nos Estados Unidos.
Porém, a ideia de ofertar uma formação e treinamento mais estruturados para profissionais remonta a tempos muito anteriores. Os registros mostram que já em 1775, o livro “Código da Natureza” de Morelly trazia sugestões sobre a necessidade de uma educação mais organizada voltada para o trabalho.
Ou seja, a história da educação profissional nas empresas é muito mais antiga do que se imagina.
Diferença entre educação corporativa e treinamentos corporativos
Na gestão de pessoas, o papel principal do treinamento é garantir que um colaborador tenha o conhecimento e as habilidades necessárias para realizar uma operação específica. Em essência, o treinamento é centrado na transferência de conhecimento, com um instrutor ensinando ou demonstrando uma função e o aluno aprendendo e demonstrando que sabe aplicar o que aprendeu.
Por sua vez, a educação corporativa vai além. A abordagem adiciona outra dimensão e profundidade ao treinamento, envolvendo os alunos como participantes na geração de novos conhecimentos que ajudam uma organização a se desenvolver e evoluir, em vez de manter o status quo.
A educação corporativa se concentra no desenvolvimento da capacidade de uma organização fazer as coisas certas para ser sustentável e bem-sucedida.
Sendo assim, a educação corporativa tem como alicerce a introdução de técnicas de aprendizado que estimulam os profissionais a pensar sobre o que a organização faz, para onde está indo, novas oportunidades potenciais e melhores maneiras de fazer as coisas.
Na educação corporativa, os conteúdos são pensados também para ensinar habilidades práticas que podem ser aplicadas no trabalho. O escopo de conhecimento a ser compartilhado pode incluir recursos internos, como materiais de integração que cobrem processos específicos da empresa para novas contratações, bem como conteúdo externo que pode ser acessado por meio de um parceiro provedor de cursos on-line.
Já os treinamentos costumam ser ministrados pessoalmente ou on-line por meio de uma plataforma interna ou usando um software contratado, como um sistema de gerenciamento de aprendizado (LMS).
A importância da educação corporativa
A educação corporativa é crucial para as empresas, pois permite que elas desenvolvam as habilidades dos colaboradores e melhore a retenção de talentos, à medida que também fortalecem sua vantagem competitiva.
Como parte essencial de uma política de gestão de pessoas, a educação corporativa se torna uma ferramenta interna valiosa para as organizações. Com isso, as empresas podem crescer, enfrentar desafios com talentos internos e apoiar os profissionais do time no desenvolvimento de carreira.
Os desafios da educação corporativa
Especialmente quando as estratégias de educação corporativa e treinamento precisam ser desenvolvidas do zero, estabelecer uma cultura de aprendizado funcional pode ser desafiador.
Geralmente, os gestores envolvidos se perguntam: como sustentar estratégia corporativa, para impulsionar o desenvolvimento contínuo das pessoas e da empresa?
O primeiro passo é reconhecer os desafios desse tipo de abordagem. Veja os três principais:
Desenvolver conteúdo e formatos de aprendizagem: que treinamento os profissionais devem receber? O treinamento deve ser on-line ou no local? As necessidades dos profissionais podem variar muito e, sempre que possível, devem ser atendidas individualmente.
Integrando a aprendizagem na vida profissional cotidiana: locais de trabalho e rotinas às vezes parecem muito diferentes. O que todos eles geralmente têm em comum: calendários ocupados e compromissos. O treinamento adicional deve ser projetado de tal forma que se encaixe entre prazos e as tarefas.
Aumentando a motivação para aprender e mantendo-a alta: um programa de educação continuada realmente eficaz deve manter os colaboradores comprometidos, beneficiando as pessoas e a empresa. Para aumentar o engajamento, o conteúdo deve ser o mais motivador possível.
Benefícios da educação corporativa para a empresa
Segundo o Masterplan Upskilling Study 2024, para mais da metade das cerca de 250 empresas pesquisadas, a falta de tempo entre os funcionários (55%), seguida por uma falta de/muito pouca compreensão das habilidades relevantes para o futuro (49%) e uma falta de recursos (41%) são alguns dos desafios mais fundamentais na oferta da educação corporativa e de treinamento adicional.
Na gestão de RH, uma estratégia de educação corporativa alinhada com seus objetivos de negócios, bem como as necessidades de aprendizado de seus colaboradores, pode gerar resultados positivos significativos em toda a organização.
A seguir, listamos alguns benefícios importantes a serem conhecidos:
Desempenho do negócio
Pesquisas mostram que os colaboradores se sentem mais engajados no trabalho quando têm acesso a recursos educacionais que oferecem mobilidade profissional real e oportunidades de avanço na carreira, dentro da empresa. Além disso, o envolvimento dos colaboradores é um dos fatores mais proeminentes do desempenho e da produtividade dos negócios. Empresas com equipes altamente engajadas podem ser 24% mais lucrativas.
Valorização das pessoas e estímulo ao crescimento
Investir no desenvolvimento das habilidades de sua força de trabalho permite que você construa um pipeline mais forte de talentos de alto potencial internamente.
Além de ajudar no planejamento de sucessão, as iniciativas de educação corporativa também diminuem a rotatividade de funcionários e dependência da contratação externa, que costuma ser desafiadora e cara.
Além disso, investir na educação corporativa é especialmente importante para os mais jovens. Conforme o relatório Workplace Learning Report 2024, do LinkedIn, os profissionais de 18 a 34 anos querem oportunidades vibrantes de aprendizado e crescimento no trabalho acima de tudo, antes mesmo do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Retenção de colaboradores
Na disputa pelos talentos, fornecer oportunidades de crescimento de carreira para seus colaboradores pode efetivamente melhorar a retenção. Um relatório do Pew Research Center indica que 63% dos profissionais que deixaram seus empregos citaram a falta de oportunidades de avanço como sua principal razão para sair.
Portanto, promover o desenvolvimento de habilidades entre seus colaboradores, em uma estratégia de educação corporativa, é construir uma cultura que valoriza o aprendizado e as pessoas. De acordo com a Deloitte, as empresas com uma forte cultura de aprendizado têm taxas de engajamento e retenção 30%-50% mais altas.
Diversidade, equidade e inclusão
Além das vantagens que já vimos até aqui, vale citar que a educação corporativa contribui para as iniciativas de diversidade, equidade e inclusão.
Na prática, quando a empresa prioriza a educação corporativa para profissionais de todos os níveis, ela cria uma ponte sobre algumas barreiras. Por meio da aprendizagem, formação e do acesso ao conhecimento, pessoas que, de outra forma não poderiam crescer suas carreiras, avançam e trabalham para trazer sua perspectiva única para a organização.
Dessa maneira, a educação corporativa fortalece as empresas, criando líderes que refletem com precisão sobre suas comunidades.
Como implementar um programa de educação corporativa?
Uma estratégia de educação corporativa bem-sucedida deve estar alinhada com os objetivos organizacionais, missão, visão e valores de uma empresa. Além disso, precisa ser adaptada e relevante para atender às necessidades dos colaboradores e usar elementos que aumentam o engajamento por meio de interativos, multimídia, jogos e muito mais.
Mas, afinal, por onde começar? A seguir, listamos algumas etapas essenciais na construção dessa estratégia.
Dicas e boas práticas para uma educação corporativa bem-sucedida
- Conheça o contexto: para desenvolver o melhor programa de educação corporativa, você precisa antes avaliar as necessidades de treinamento. Descubra as lacunas de habilidades das equipes e, a partir desse diagnóstico, alinhe as ofertas de conteúdos e cursos com os objetivos da organização.
- Crie conteúdo de impacto: projetar conteúdo envolvente e relevante, bem como escolher os métodos de entrega certos, é fundamental.
- Avaliação de resultados: finalmente, avalie com calma os resultados da educação corporativa, considerando os insights e feedbacks dos participantes. Essa visão é essencial para garantir que a estratégia de educação corporativa evolua e permaneça eficaz ao longo do tempo. Feita a avaliação, dedique-se às ações de melhorias contínuas e meça, regularmente, os resultados.
Ferramentas de educação corporativa
As projeções estimam que até 2030, haverá uma escassez de cerca de 85 milhões de profissionais qualificados em todo o mundo. Em breve, se não já, a tendência é que os recrutadores se deparem com a falta de profissionais habilitados.
Daí a importância de investir nas ferramentas de educação corporativa. Afinal, promover seus próprios talentos e especialistas é a melhor maneira de ter sempre pessoas preparadas no seu time.
Plataforma LMS
Entre as várias ferramentas de educação corporativa disponíveis no mercado, a plataforma LMS se destaca como uma das mais completas.
Um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (LMS) é a solução que permite atender às necessidades educacionais das empresas modernas. Tais sistemas oferecem uma maneira estruturada e acessível de fornecer módulos de treinamento em vários departamentos, melhorando a eficácia geral e o monitoramento dos programas de treinamento corporativo.
No ambiente de negócios acelerado, a plataforma LMS é fundamental, principalmente, no apoio a três áreas-chave da educação corporativa: treinamento de conformidade, desenvolvimento de habilidades e integração de colaboradores.
A Plataforma LMS da Konviva, edtech da Senior, é uma facilitadora para promover a educação corporativa no negócio. A ferramenta viabiliza a estratégia de desenvolvimento contínuo dos profissionais, fortalecendo a construção de uma cultura de aprendizado.
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