HSM ExpoManagement: Esporte traz lições para vencer nas organizações
No segundo dia de congresso, a gestão de pessoas também foi tema em algumas palestras, como a da professora da Harvard Business School, Rosabeth Moss Kanter. Ela pesquisou equipes do esporte para traçar o perfil dos comportamentos diante de vitórias e derrotas. Com essa analogia, destacou pontos que também se aplicam nas organizações.
Com base em uma pesquisa realizada com um time de futebol americano e outro de basquete, fez comparativos entre as equipes buscando entender como reagem, como se sentem e como mantêm a trajetória de vitórias ou derrotas.
A professora destacou cinco lições desta pesquisa. A primeira delas é “Vencer é melhor que perder”. Nessa lição, segundo ela, os vencedores se sentem melhores e mais motivados para continuar alcançando vitórias. Por outro lado, ela destacou a segunda lição, “Vencer sempre pode ser entediante” e se torna cada vez mais difícil manter as vitórias. O sentimento de ser imbatível nos leva a cometer erros básicos, pois o excesso de confiança nos faz subestimar os adversários.
Quando o assunto são as organizações e se está no topo, pode-se com facilidade parar de investir em estratégias e treinamentos, por exemplo. O que ela recomenda? A terceira lição, “Um jogo de cada vez”. Para Rosabeth, deve-se comemorar, mas sem esquecer-se de continuar treinando.
“Investimos constantemente na evolução e aplicação de tendências em nossas soluções”, diz o gerente de Produto RH da Senior, Edson Gonçalves. Ele ainda destaca que são muito importantes os prêmios e os reconhecimentos do produto. “Somos Top of Mind Estadão de RH pela sexta vez e sempre comemoramos, mas sem esquecer que temos outras batalhas para vencer”, completa.
A professora trouxe pontos para a explanação de suas ideias e entre eles demonstrou a quarta lição, onde aponta que o talento em equipe deve sobressair o individual. “O melhor de cada um se completa”, disse. Ela coloca que cada parte forma um todo e cada jogo e cada cliente é que representam o resultado final.
Vencedores ou perdedores encaram derrotas, porém na quinta lição a professora comenta que “os grandes vencedores perseveram sobre os obstáculos”. As empresas precisam encontrar a sua forma particular de lidar com os obstáculos.