Senior participará da Semana Acadêmica da Furb
Além de palestras sobre assuntos relevantes relacionados à área de tecnologia, a companhia promoverá um desafio com o objetivo de mapear possíveis talentos para atuar na empresa
Entre os dias 2 e 4 de maio a Senior participará da Semana Acadêmica de Sistemas de Informação da Furb como patrocinadora master do evento. A iniciativa visa apresentar e discutir ideias, tecnologias e a realidade de mercado, fomentando o assunto, promovendo oportunidades e introduzindo o acadêmico ao mundo profissional.
Com o tema principal “Desmistificando tecnologia: serveless, ciência de dados, monitoramento de aplicações e machine learning no code”, a Senior apresentará quatro palestras no dia 3 de maio, a partir das 18h30, no auditório do bloco T (Campus 1 da FURB).
O primeiro palestrante será João Maas, que falará sobre “Monitoramento e observabilidade”. Esse assunto aborda a importância de saber monitorar e medir o funcionamento dos sistemas, para atingir altos índices de performance e baixo custo operacional.
Seguindo a programação da Senior, haverá a palestra de Jorge Kohn, que vai falar sobre “Serveless”. O intuito é abordar como ao pensar em escalabilidade e disponibilidade de sistemas modernos existem vários desafios na área de arquitetura. O principal desafio está relacionado ao tamanho dos servidores. Grandes servidores geram alto custo, especialmente monetário e energético. A palestra irá demonstrar como Serverless vem para resolver isso.
A terceira palestra da noite será com Mateus Noriller, que vai abordar o tema “O papel do cientista de dados no mundo dos negócios”. É comum pensar o trabalho do cientista de dados em termos de desenvolvimento e deploy de modelos. Mas a realidade corporativa exige um olhar mais amplo e é importante que os aspirantes à carreira estejam atentos a isso. O objetivo é deixar a reflexão de qual papel desempenha o cientista de dados no mundo dos negócios.
Para fechar a programação de palestras da Senior, Amanda Machado irá falar sobre “No-code e low-code”. Uma estimativa feita pela Microsoft (2021) afirma que 70% dos novos apps serão low-code ou no-code em 2025. Durante a palestra, Amanda fará uma introdução ao conceito apresentando e apresentará um case desenvolvido no SeniorLabs de uma ferramenta Machine Learning no/low code.
Além das palestras a Senior levará duas ações para a Semana Acadêmica. No dia 3 de maio, mesma noite em que acontecerão as palestras da empresa no evento, será realizado o Challenge Senior, um desafio técnico para quem se interessar e quiser testar os conhecimentos em algumas linguagens de programação.
“A proposta deste desafio é fazer algo bacana para os alunos, onde eles irão resolver um desafio computacional da mesma forma que é executado em maratonas de programação pelo mundo afora. O desafio também tem o objetivo de identificar talentos e recrutarmos possíveis candidatos para as vagas disponíveis na Senior, através das lideranças que estarão acompanhando todo o evento, explica o Gerente de Desenvolvimento da Senior Sistemas, Diogo Cristofolini.
Outra ação que acontecerá durante o evento é o sorteio de uma imersão no universo da Senior. Chamada de Senior Day, a ideia é liberar algumas vagas para uma experiência guiada na matriz da companhia, localizada em Blumenau. Com essa iniciativa, alguns alunos poderão conhecer a sede da Senior, as tecnologias utilizadas na organização, além de terem a oportunidade de conversar com algumas lideranças da empresa.