Objetivos definidos? É hora de mostrar o caminho
Um problema comum a muitas empresas é o estabelecimento de prazos e metas que, aos olhos de quem precisa executá-las, parecem inalcançáveis. Trata-se de um problema comum nos processos de planejamento, cujos resultados podem ser graves: da desmotivação da equipe a quedas no desempenho geral do negócio.
Há uma maneira, porém, de evitar que isso ocorra. Basta traçar “submetas”, ou seja, metas que possam ser vencidas em períodos menores e que, assim, ajudem a equipe a avançar na direção do objetivo final.
O diretor do Kaizen Institute Brazil, Ruy Cortez de Oliveira, percebe que algumas vezes os empresários querem melhoria, mas acabam esquecendo dos resultados no curto prazo. Por isso, o projeto acaba perdendo fôlego.
De acordo com ele, o planejamento anual deve começar no segundo semestre e ser apresentado aos funcionários no final de cada ano. Assim, em janeiro e fevereiro a ideia ganhará sustentação, pois são os meses nos quais o trabalho de orientação começará a ser feito.
Na visão de Ruy, é fundamental que os colaboradores sejam estimulados a participar de forma ativa de todo o processo de renovação. No entanto, também é importante mostrar aos líderes intermediários que o processo depende do acompanhamento deles. Assim, todos ficam motivados a ouvir.
Com informações do portal da revista Amanhã.