Na hora da avaliação, líderes devem ser observados de forma distinta
A avaliação e a supervisão de profissionais em cargos de liderança devem receber tratamento diferente daquele dispensado aos profissionais que ocupam cargos de menor nível hierárquico. De acordo com a diretora de Recursos Humanos da Trevisan Outsourcing, Priscila Soares, o reflexo do líder na equipe é muito grande e, por isso, a forma como ele lidera pode impactar tanto positiva como negativamente nos resultados da equipe.
Para Priscila, a avaliação de profissionais em cargos de liderança deve ser baseada em liderança, gestão e fatores interpessoais e conceituais. No primeiro caso, é observado se a pessoa tem poder de negociação e pensamento estratégico, bem como se ela tem capacidade de delegar funções. Depois, é verificada a operação do negócio e a implementação de projetos, além do gerenciamento do tempo e da familiaridade na área de TI.
No que diz respeito aos fatores interpessoais e conceituais, o que mais pesa é o gerenciamento do conflito, formação de redes sociais, inovação e análise de problemas e decisões alternativas.
Sobre a supervisão, a diretora explica que o controle de líderes deve ser feito de forma a observar relatórios e reuniões de governança, pois é com essa avaliação que poderá ser verificado o desempenho da área, a evolução do processo, os resultados e as principais dificuldades.
Com informações do portal Infomoney.