Ligamos para Você

Todo excesso é ruim, até na hora de “vestir a camisa da empresa”

14/01/2011 Categorias: Notícias

Vestir a camisa da empresa é uma qualidade e um ponto bem visto pelas empresas. O excesso é que é prejudicial. Executar bem as funções, atingir as metas e até ultrapassá-las são sinais de envolvimento com a empresa e o trabalho — e isso é positivo. Extrapolar suas funções e ficar horas além do que precisa são sinais de que algo está errado — e isso é negativo.

Para a gerente de relacionamento do Grupo Foco, Adriana Cavalcante, e o CEO do Grupo Soma Desenvolvimento Corporativo, Antonio Caminhato, quem “veste a camisa” confia no seu trabalho e no da empresa, gosta do que faz e executa suas funções com competência. O aumento da produtividade é uma das consequências diretas desse envolvimento positivo. O excesso, segundo eles, está no profissional que não enxerga outros horizontes para além da empresa, esquece o mercado e a vida pessoal.

Consequências
Dedicar-se ao trabalho e esquecer o resto não é uma postura saudável. Para Adriana, dedicar-se demais à empresa tem uma consequência direta: o cansaço físico. Antonio acredita que o envolvimento em excesso pode até prejudicar as metas da empresa, pois quando o profissional está envolvido mais do que o necessário, ele acaba desfalcando a equipe, porque extrapola suas funções. Em vez de executar suas tarefas, ele passa a executar outras que não lhe competem e esquece aquelas das quais ele deveria de fato cuidar.

Outra consequência é uma certa cegueira com relação ao que está fora da empresa. Olhar para o mercado é importante e saudável. “O profissional pode deixar passar oportunidades de desenvolvimento”, ressalta o especialista.

Olhando no espelho
O primeiro sinal para saber se seu envolvimento com a empresa é prejudicial é a própria avaliação de desempenho. Se o seu trabalho não estiver satisfazendo seus líderes, ainda que você esteja se esforçando além da conta, é hora de parar e pensar.

Suas funções estão sendo executadas ou você prefere fazer aquilo que está além delas? Um ponto importante percebido pelo CEO é a diferença entre metas e funções. Não há nada de mais em querer ir além das suas metas. Ao contrário, o mercado estimula esse comportamento. O erro está naqueles profissionais que acreditam que serão bem vistos se ultrapassarem as suas funções.

Com informações do portal Infomoney.

Compartilhe
Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp