Ligamos para Você

Senior promove transformação digital no Grupo Zema

25/06/2020 Categorias: Cases

Companhia usa soluções para otimizar processos de Comunicação Interna, RH e Logística. Para realizar a gestão e o acesso integrado de todas as tecnologias a empresa tem o apoio da plataforma senior X

 

A Zema nasceu em 1923, a partir do trabalho de Domingos Zema, que montou a Casa Storts, uma pequena loja de peças, acessórios, lubrificantes e combustíveis. Em 1926, a loja se tornou revendedora da Ford e Domingos ganhou um prêmio da revendedora Norte Americana.

A partir daí o negócio não parou de crescer. Atualmente o Grupo Zema é composto por empresas que atuam em cinco ramos: Varejo de Eletrodomésticos e Móveis, Distribuição de Combustível, Concessionárias de Veículos, Serviços Financeiros e Autopeças. Por ser uma empresa em constante evolução e crescimento, a Zema também já acompanhava há algum tempo tudo que o mercado abordava quanto a transformação digital, um assunto que começou a fazer cada vez mais sentido para os negócios da companhia.

Em 2018 a companhia começou a investir em soluções para otimizar seus processos, algo que mudou a rotina do RH, da Logística e da Comunicação interna da empresa. Com toda a imersão da Zema no mundo digital, otimizar o acesso a todas as soluções foi algo fundamental. Para isso a organização hoje tem o apoio da plataforma senior X, que reúne em uma única plataforma todas as soluções de gestão da Senior que foram inseridas na sua operação.

A plataforma senior X oferece as melhores práticas oferecidas pela AWS  – plataforma de nuvem mais adotada e mais abrangente do mundo. Hoje grandes empresas e os maiores órgãos governamentais estão usando a AWS para reduzirem seus custos, ficarem mais ágeis e inovarem mais rapidamente.

“Já estamos utilizando as soluções há mais de 1 ano e já é notório que nos trouxeram melhoria nos processos internos, redução de custos e diminuição dos erros operacionais realizados manualmente”, destaca o gestor da área de TI da Zema, José Otavio Afonso Almeida.

Os primeiros passos da transformação digital na Zema

Em maio de 2018 a Zema conheceu o SocialBase, rede social corporativa da Senior Sistemas. A empresa aplicou a plataforma para atender todas os setores da companhia com o nome “Conectize”, uma novidade que teve rápida adesão entre os funcionários.

“O SocialBase transformou a experiência dos colaboradores da empresa, conectando toda a equipe em uma única ferramenta. Atualmente, 80% dos colaboradores tem acesso à informação direta dentro da organização. Além disso, a empresa proporciona uma experiência positiva para os usuários. Temos atuação em diferentes regiões do Brasil, o que demanda uma interação mais próxima e efetiva com essas pessoas. Com a implantação do SocialBase, democratizamos a informação, com notícias em tempo real, e geramos maior engajamento das equipes, principalmente em vendas”, conta José Otavio.

Para o executivo da Zema, os colaboradores gostaram muito da ferramenta por ter uma proposta muito semelhante com as redes sociais disponíveis na nossa sociedade.

“Percebemos que a partir dessa aquisição, todos passaram a conhecer uns aos outros e ter informação sem intermediários ou dependência de gestores. Além disso, nem todos os profissionais tinham acesso aos e-mails corporativos, como é o caso de quem exerce alguma função que não envolve o uso de computadores, algo que pudemos solucionar com a aplicação do SocialBase”.

E este foi apenas o primeiro investimento da empresa em transformação digital. No mesmo ano o resultado deste primeiro job com a Senior impulsionou outras evoluções na Zema. Ainda em 2018 a empresa decidiu rever seus processos logísticos e a partir desta análise a companhia decidiu implementar a solução FMS da Senior, que tem como objetivo integrar os movimentos dos veículos da organização.

Com essa ferramenta, a Zema passou a ter controle total da frota, das manutenções, pneus, abastecimentos, multas de trânsito, adiantamentos de viagens e acerto de contas. Para aperfeiçoar ainda mais esse setor, adquiriram em fevereiro de 2019 o WMS, que também auxilia a área de logística da empresa automatizando operações e garantindo mais produtividade no armazenamento e distribuição de mercadorias.

No RH a Zema também ganhou uma gestão mais estratégica com o uso do HCM da Senior, aplicada em janeiro de 2019. O executivo de TI da empresa explica que, com a solução, o departamento aprimorou as rotinas e muitos processos manuais foram eliminados gerando mais agilidade, flexibilidade e facilitando os processos do negócio.

“Antes realizávamos manualmente algumas tarefas do RH. Em outros casos, tínhamos soluções que nos atendiam parcialmente. Fomos ao mercado avaliar várias soluções e fornecedores e percebemos a satisfação dos clientes da Senior, tanto quanto ao atendimento como às funcionalidades das ferramentas”, explica o executivo da Zema.

 

Compartilhe
Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp