Área do cliente
Solicite uma proposta

Cliente da Senior desenvolve o primeiro caminhão elétrico do Brasil 

13/07/2018 Categorias: Notícias
Assuntos: Mercado, Tecnologia

Até o final do ano, a Volkswagen vai colocar nas ruas de São Paulo seu primeiro veículo elétrico. Companhia utiliza a soluções da Senior há mais de 20 anos.

No início, o e-Delivery, nome do primeiro caminhão elétrico desenvolvido no Brasil, começa a rodar em um programa piloto, em parceria com uma empresa de bebidas. Em seguida, o modelo poderá ser encontrado nas concessionárias da marca em 2020. “Encomenda” da matriz, na Alemanha, para a filial brasileira, com sede em Resende (RJ), o e-Delivery poderá ser comercializado também em outros países.

Com a missão dada, a Volkswagen, cliente das soluções Gestão de Pessoas | HCM e Gestão de Acesso e Segurança da Senior há mais de 20 anos, buscou parcerias com duas empresas brasileiras: Eletra e WEG (também cliente da solução Gestão de Pessoas | HCM da Senior há aproximadamente 20 anos e, há pouco mais de 10, também cliente da solução Gestão de Acesso e Segurança) ficaram responsáveis pelo motor e pelo sistema de tração, respectivamente.

O e-Delivery é um caminhão da categoria leve e transporta até 11 toneladas (a versão de produção também terá opção para levar 9 toneladas). Para isso, conta com motor que entrega 109 cavalos e 50,3 kgfm de torque. Como comparação, o Delivery diesel de 11 toneladas tem um 3.8 de 175 cv e 61,2 kgfm.

Pausa para o café

Falando nas baterias, a autonomia do e-Delivery é de 200 km. Pode não parecer muito, mas, segundo a Volkswagen, é o suficiente para atender à demanda dos clientes deste tipo de veículo. O primeiro operador do caminhão elétrico, por exemplo, só deve rodar 100 km por dia.

Ainda assim, a empresa fala que é possível recuperar 30% da carga em apenas 15 minutos (usando um carregador rápido) – é o tempo daquele “cafezinho” para o motorista e os auxiliares.

Outra opção é carregar as baterias enquanto os produtos são descarregados. O processo completo leva 3 horas na tomada convencional. Mas a Volkswagen pretende instalar pontos de recarga rápida nas concessionárias e nos clientes.

Um ponto positivo é que sistemas auxiliares, como bombas de água e da direção e o ar-condicionado, são acionados por motores elétricos independentes.

O e-Delivery é bastante amigável e fácil de dirigir. E também não faz barulho. A Volkswagen afirma que, no futuro, o conjunto do e-Delivery poderá ter variações. Tudo para adequar o produto ao perfil do cliente. Entre os exemplos, estão a adoção de mais de um motor elétrico e a remoção do câmbio. Desta forma, ele funcionaria como alguns carros elétricos, onde a energia vai direto para as rodas, sem passar por uma transmissão.

O e-Delivery deve ser o primeiro caminhão elétrico a ser vendido no Brasil. No exterior, outras marcas se movimentam para colocar opções no mercado nos próximos anos.

É curioso pensar que, apesar de todo o esforço da indústria de carros em criar modelos elétricos, um caminhão pode ser o responsável por pavimentar a estrada para a tecnologia que desponta como solução para o esgotamento de recursos do planeta. E melhor ainda quando o projeto é nacional.

Com informações do G1.

Compartilhe
Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp