Setor supermercadista prevê alta de 3% nas vendas em 2018. Você está preparado?
As vendas dos supermercados cresceram 1,25%, em termos reais, em 2017 ante 2016, informou a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) em janeiro deste ano, de acordo com o jornal Valor Econômico.
Apesar do índice ter ficado abaixo da estimativa de 1,5% para o ano, o setor conseguiu crescer dois anos seguidos, afirma a matéria do portal Supermercado Moderno. Para 2018 a associação dos supermercados prevê aumento real de 3%, já que há certa elevação da demanda em algumas categorias com a melhora do cenário econômico e, com a tendência de safras menores, existe uma estimativa de maior estabilidade nos preços de itens da cesta básica.
“Estamos num movimento de recuperação das perdas do consumidor, que foi abrindo mão de ganhos em categorias e marcas por conta da piora da crise. Neste momento, com a melhora do quadro econômico, os clientes passam a se sentir mais confiantes em voltar a consumir marcas que tinham tirado da lista de compras”, diz Ana Szasz, consultora de varejo da Nielsen, parceira da Abras. A Nielsen já identificou uma retomada mais forte nas vendas de redes regionais de grande porte, em ritmo superior ao de líderes nacionais.
O País teve o melhor mês de dezembro desde 2007 em termos de saldo de emprego e o nível de confiança do consumidor avançou em janeiro pelo sexto mês seguido, segundo a Fundação Getúlio Vargas. Em dezembro, as vendas dos supermercados registraram aumento real de 2,55%, em relação a dezembro de 2016, segundo a Abras.
Para 2018, a Nielsen não vê espaço para crescimento em todos os canais do varejo – com exceção, por exemplo, de supermercados. “Houve uma mudança de tendência especialmente a partir do segundo semestre de 2017, pois paramos de cair tanto”, disse a consultora.
Tecnologia para alavancar o setor
Com uma solução única para o setor, um dos subsegmentos mais complexos do varejo, a Senior oferece tecnologia para gestão de compras aos supermercados. “Nossa solução tem implantação facilitada e funcionalidades parametrizadas. Além disso, temos grande experiência em controle de sobras e cota capital, especificidades de cooperativas de consumo, assim como em atacarejos, o que nos chancela no atendimento às cooperativas que possuem supermercados, afirma o Diretor de Varejo-Supermercados da Senior, Anisio Iahn.
De acordo com o executivo, a forte gestão de compras com foco em resultado faz da solução da Senior uma solução completa, permitindo que a companhia seja um fornecedor único para seus clientes.
Para saber mais, acesse: https://www.senior.com.br/segmentos/supermercados/