As raízes do agronegócio na Senior
Toda empresa com uma longa história coleciona personagens inspiradores. São aqueles colaboradores que arregaçam as mangas e encaram qualquer desafio. Pessoas que criam, empreendem em suas carreiras, ensinam e aprendem, acolhem e fazem acontecer. E na Senior não é diferente. O perfil de Carlito Moskorz revela um pouco da história profissional do executivo e, ainda, um pouco do que a agricultura representa em nosso imenso país. Acompanhe.
Texto: Cristina Teresa Santos
A analogia é simpática e muito verdadeira: a história econômica brasileira tem fortes raízes no agronegócio.
Com um clima diversificado, chuvas regulares, energia solar abundante e quase 13% de toda a água doce disponível no planeta, o Brasil tem 388 milhões de hectares de terras agricultáveis, férteis e de alta produtividade, dos quais 90 milhões ainda não foram explorados.
Ainda assim, o país possui 22% das terras agricultáveis do mundo, além de elevada tecnologia utilizada no campo – o que fazem do agronegócio brasileiro um setor moderno, eficiente e competitivo no cenário internacional.
Na Senior, é unânime: a autoridade em agronegócio é o “Seu Carlito”. Não há outro profissional na empresa que colecione tantas experiências e vivências únicas e emocionantes no setor. “Já viajei esse país inteiro para sentir e entender as dores dos clientes”, lembra. Carlito Moskorz atua como Executivo de Contas Novos Negócios. Especialista em Agronegócio, em 2017 ele completará 20 anos na Senior e os mais de 40 anos de experiência em sistemas para gestão empresarial (ERP) que ele carrega, garantem um discurso robusto sobre tecnologia e, ao mesmo tempo, leve – pois inspira confiança e segurança.
“Foi há 15 anos que customizamos pela primeira vez nosso ERP”, conta o executivo. “Vendemos para mais de 40 usinas a partir dali”, entusiasma-se. E isso foi só o começo. Carlito relembra os desafios que enfrentou, ao lado das equipes da Senior e, principalmente, dos Canais de Distribuição Prisma e Prodama – os primeiros de hoje mais de 100 que nos apoiam nos mais diversos segmentos que seguem atuando na ponta, face a face com os clientes.
A demonstração na Sementes Condor, a primeira do ERP da Senior preparado em casa para atender o agronegócio, foi o Ivan (do Canal de Distribuição Prisma) e eu que fizemos”, conta Carlito. “E hoje não temos medo de brigar, não”, enfrenta ele, referindo-se a grandes players de TI também com forte presença no segmento. “É claro, precisamos evoluir”, defende-se com humildade, sempre à disposição para orientar os mais jovens sobre as adversidades e peculiaridades de um segmento ainda com muito espaço para se trabalhar.
“Se você não agregar valor, não fizer o cliente enxergar no longo prazo, mostrando os custos-benefícios, você não fez um bom trabalho”, acredita. “Não é vender pacotinho, não”, provoca. Com personalidade marcante, voz baixa e trejeitos únicos, Seu Carlito não perde a chance de uma boa conversa. Dono de uma organização absurda e afiadíssima em relação a processos legais, orgulha-se por orientar as empresas a gerir suas informações com inigualável precisão. “Eu já fazia o Bloco K em 1970, pois orientava a controlar produção e estoque de acordo com as mesmas regras hoje oficializadas pelo governo”, lembra.
Talvez colher arroz com as mãos aos 15 anos de idade para seu avô tenha lhe dado a sensibilidade de olhar para dentro de um sistema de TI e enxergar uma plantação inteira. Talvez tenha sido sorte. Talvez a emoção que ele sente quando recebe um agradecimento – como o e-mail que subiu na sua caixa de entrada enquanto conversávamos e que lhe apertou a garganta – seja apenas seu jeito de ser. Ainda hoje ele diz que a cada dia aprende alguma coisa nova e alça novos ares. Com tantas histórias, não é ousado acreditar que isso realmente acontece – até porque suas raízes estão espalhadas por todo o Brasil.
Equipe da Sementes Condor em campo, primeiro cliente a implementar a solução Gestão Empresarial | ERP da Senior especificamente desenvolvida para atender o Agronegócio.
Para conhecer as soluções da Senior para o segmento, clique aqui.