Pesquisa revela que exigir mais estimula a inovação
Um estudo desenvolvido na Harvard Business School, nos Estados Unidos, apontou que quanto mais metas e responsabilidades um gestor tiver além do que pode controlar diretamente, mais soluções inovadoras ele vai propor.
O pesquisador Robert Simons analisou 102 organizações para entender o conflito entre manter os resultados e a posição no mercado e pensar em novos produtos e oportunidades inovadoras. Conforme matéria do Portal Exame, ele percebeu que as empresas podem priorizar esses objetivos de duas formas: alterando os recursos disponíveis ao gerente ou os parâmetros de avaliação do mesmo.
Em um dos exemplos, em um banco de investimentos, os chefes dos grupos de trabalho ficaram responsáveis por dar continuidade aos seus próprios negócios, com liberdade no gerenciamento de recursos. Antes, eles eram incumbidos apenas por uma gama pequena de tarefas pré-definidas. A mudança fez com eles buscassem soluções inovadoras para cumprir as tarefas. Numa outra empresa, foi feito o contrário. As atividades dos gestores foram rigorosamente definidas. Com isso, limitaram a inovação, a fim de reduzir custos e aumentar a eficiência.
Com informações do Portal Exame.