O poder das ideias originais
O cérebro humano tem capacidade de armazenar milhões de informações, e também a habilidade de remontá-las de novas maneiras para criar novas ideias. A isso chamamos criatividade.
É sobre esse assunto que Elson Teixeira, administrador e consultor empresarial, trata em artigo publicado no site RH.com.br. Segundo ele, o grande obstáculo ao pensamento criativo são principalmente as crenças de que nada pode ser mudado, melhorado, ou que não temos competência para fazer ou mexer com determinada situação. Além do pensamento cômodo de “já que está, deixa ficar”.
São crenças como essas que obstruem as trilhas que poderiam nos levar de encontro ao inédito, ao diferente, ao original. Quando se acredita que nada pode ser mudado, a própria inteligência admite essa verdade. Quando dizemos que não conseguimos fazer ou entender alguma coisa, estamos passando essa mensagem ao cérebro, que a decodifica e processa como qualquer outra informação.
Enganam-se aqueles que pensam que o nosso cérebro tem atributos éticos ou morais e que, eventualmente, podem se “apiedar” de seu dono e “apagar” um ou outro registro negativo. Pelo contrário: as crenças também são registradas como verdades e permanecerão assim até que seja substituída por uma nova ideia. É por isso que o primeiro passo para se ter pensamentos criativos é absorver a crença de que tudo é possível. Santos Dumont, por exemplo, absorveu a crença de que era possível voar, e foi essa atitude que o conduziu à ideia do avião.
Com informações de RH.com.br.