Liberdade que garante produtividade
O Google sabe bem como atrelar gestão de pessoas ao sucesso do negócio. Não é à toa que é reconhecida com uma das empresas mais inovadoras do mundo. Segundo Alex Dias, presidente da empresa no Brasil, para criar é preciso dar liberdade aos profissionais, sem submetê-los a regras rígidas, estratégia que ele define pelo nome de “caos produtivo”.
E a ideia tem apresentado ótimos resultados: o Google é hoje uma das 20 marcas com maior reputação no mundo. De acordo com Dias, o Google já nasceu baseado na diversidade e transparência, pois foi criado dentro dos conceitos de internet. O processo de gestão de pessoas é bem sofisticado, com regras definidas e disseminadas para todos, afinal, são mais de 20 mil funcionários espalhados por todo o mundo que estão interagindo uns com os outros, dando idéias e questionando o que está sendo feito.
Para garantir a criatividade e inovação, a empresa disponibiliza no refeitório, por exemplo, uma mesa de pebolim, TVs e videogames para os funcionários se divertirem. “Não interessa se estão brincando no horário de trabalho, porque eles sabem que têm prazos e resultados que devem ser apresentados”, comenta Dias. “É importante ressaltar que, para que essa gestão funcione bem, se deve investir em comunicação funcione bem, se deve investir em comunicação. Precisamos reforçar as mensagens para garantir foco, motivação, criatividade e inovação”, enfatiza.
Com informações de Você RH Online.