Senior apresenta Ronda de Vigilantes no AWS Summit Series 2015 em SP
Solução inédita no Brasil diminui custos e traz mais recursos para acessar a central de vigilância em tempo real via celular e etiquetas NFC ao invés de bastões e botões.
Blumenau, 26 de maio de 2015 – Um dos processos críticos na segurança patrimonial das empresas – o gerenciamento de ocorrências, frequência, e ronda vigiada –, tem agora uma nova opção de processo mais simples e eficiente. A solução, resultado de um projeto de intraempreendedorismo da Senior, empresa referência em desenvolvimento de softwares para gestão no Brasil, será apresentada no Amazon Web Services Summit Series 2015, em São Paulo, capital.
O Ronda de Vigilantes, idealizado e desenvolvido pelos colaboradores Carlos Grahl e Jonathan Medeiros, envolve tecnologia NFC (que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro). A solução surgiu da qualificação de uma ideia apresentada no projeto “Desafios de Inovação”, iniciativa da Senior voltada a funcionários para potencializar o intraempreendedorismo e também lançar no mercado produtos e serviços inovadores.
O evento
Totalmente gratuito e conhecido pela comunidade de TI como uma oportunidade de aprimoramento de aprendizado, o evento é projetado para educar novos usuários em nuvem sobre a plataforma AWS e oferecer conteúdo técnico profundo aos mais experientes. Em meio ao anúncio de novidades em serviços da AWS e sessões técnicas sobre arquitetura da informação, performance, operações, segurança etc., os cases de sucesso apresentados no evento devem reunir profissionais de TI e demais interessados em inovações tecnológicas.
Case premiado
Ao observar o atual processo de ronda vigiada – que consiste em vigilantes que realizam rondas pela empresa em intervalos de tempo pré-determinados controlados por um bastão que armazena os locais da ronda, acionado pelo vigia – os colaboradores Carlos Augusto Grahl – especialista em Tecnologia – e Jonathan Medeiros – gerente de Produto – idealizaram uma metodologia que muda completamente o processo.
“Ao invés da botoeira na estrutura física a ser vigiada, colamos etiquetas NFC e o controle da ronda é feito via celular, através de um aplicativo que faz as marcações e ainda fotografa o vigia para comprovar sua identidade”, explica Grahl. “No processo comum, além dos bastões, também são utilizados botoeiras, sensores, cabos de rede que pedem instalações detalhadas, assim como equipamentos de acesso. Esses equipamentos têm altos custos de aquisição, instalação e manutenção” – continua Jonathan – equipamentos totalmente eliminados na nossa proposta. “A solução contribui não só para diminuir custos, mas também traz mais recursos para acessar a central de vigilância em tempo real e permite a comunicação entre o usuário e o sistema”, aponta o especialista.
A Senior possui um software de Gestão de Acesso e Segurança que integra procedimentos de segurança e controle de acesso e patrimônio das empresas, atendendo desde rotinas de vigilância eletrônica até a administração de portarias. “A nossa preocupação não é só oferecer o software, mas também inovar em todo o processo, permitindo melhor atendimento às necessidades dos nossos clientes, trazendo muito mais agilidade e segurança”, complementa Jonathan.
Após o desenvolvimento, realizado com metodologia ágil e práticas de usabilidade (design thinking), a ideia foi validada por clientes e usuários antes de entrar para o portfólio de ofertas da Senior.
Desafios de Inovação
O projeto, voltado aos funcionários da companhia para promover e potencializar o intraempreendedorismo, também visa lançar no mercado produtos e serviços inovadores. Sob o tema ‘Inovação em Produtos e Serviços’, aos ganhadores da edição de 2014 foram dados dois reconhecimentos: uma porcentagem da receita deduzindo participações durante 4 (quatro) anos (ano do lançamento + 3 anos), a ser dividida entre os membros da equipe vencedora, além de também um Smart Watch para cada um. A primeira edição do projeto, em 2013, trouxe propostas voltadas a melhorias em processos internos e a terceira edição, recém-lançada na comunidade interna da Senior, oferece uma capacitação inédita de 17 horas de duração para os semifinalistas (10 equipes) que visa preparar os colaboradores para os pitchings – a apresentação da ideia para a banca avaliadora do programa, para a seleção final – através de mentoria sobre criação modelos de negócios, validação de ideia, prototipação e conquista de cliente.
SERVIÇO
Pré- evento (27/05)
Local: Hotel Transamérica, Av. das Nações Unidas, 18591 – Vila Almeida
AWS Summit São Paulo 28/05 (Quinta-Feira)
Transamérica Expo Center, Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro
Mais informações: http://aws.amazon.com/pt/summits/sao-paulo/
Referência nacional no desenvolvimento de softwares para gestão, a Senior possui um dos mais completos portfólios para empresas de todos os portes e diversos segmentos com soluções em ERP, gestão de pessoas, acesso e segurança, de performance corporativa – como BI e Workflow – e um pacote completo de implantação, consultoria e suporte em TI; todas também disponíveis em Cloud Computing.
Fundada em 1988 em Blumenau (SC), a companhia possui 6 filiais (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco), 2 unidades de negócios nas áreas de segurança patrimonial e logística e cerca de 100 canais de distribuição em todo o Brasil.