Projeto Páginas do Futuro da Senior vira case no livro “Conselho Estratégico”
Enquanto grandes corporações assumem posições de destaque no ambiente globalizado, o livro “Conselho Estratégico – Guia da alta administração para o desenvolvimento da estratégia corporativa” vem ao encontro da necessidade dos líderes, elencando as principais práticas de excelência em estratégia corporativa. Recém-lançada, a obra de 400 páginas organizada por Mauri Seiji Ono, diretor corporativo de estratégia do Grupo Algar, e pelo professor e palestrante da Fundação Dom Cabral, Luis Augusto Lobão Mendes, reúne proposições inovadoras e conceitos contemporâneos sob a ótica corporativa, abordando vários temas relacionados à estratégia, mas sem perder a precisão nas análises.
Cases de grandes marcas como Algar, IBM, Senior e Cemig trazem exemplos tangíveis de como a estratégia corporativa promove o fortalecimento das empresas. Na Senior o projeto Páginas do Futuro, voltado à participação de todos os colaboradores na elaboração do Planejamento Estratégico da companhia, gerou uma significativa economia em discussões, pesquisas e reuniões. “Um processo normal de estudos para a construção de um Planejamento Estratégico de dois anos aqui na Senior demandaria cerca de duas semanas de trabalho do Comitê Executivo da empresa. Ao compartilharmos o trabalho com os colaboradores, além de trazermos ao topo as demandas mais singulares de cada área, sentamos por apenas 16 horas para construir e validar todo o PE”, conta o CEO da Senior Carlênio Castelo Branco.
“No caso do grupo Algar, por exemplo, que é uma empresa multidimensional, ocorre um ganho pela diversificação dos negócios em que o grupo atua, exatamente pela possibilidade de quando um setor está em alta o outro pode estar em baixa. E, quando acontece o inverso, um setor pode ajudar o outro e, eventualmente, capturar a sinergia entre eles”, explica Mauri Ono.
Segundo ele, a estratégia corporativa tem a finalidade de analisar portfólio de negócios das organizações para avaliar alternativas de crescimento – seja em novos negócios, inclusive os inexistentes, seja na retirada de investimento de negócios que deixaram de ser atrativos. “Ela está um degrau acima em relação à estratégia empresarial porque passa a gerir um portfólio de negócios e não simplesmente uma estratégia de concorrência ou de produtos. Estratégia não é adivinhar o futuro, mas é uma forma de nos preparar para ele. Se a gente tiver uma boa estratégia, dependendo de como está o ambiente, estamos preparados para a tomada de decisão, para mudar rumos ou seguir e fortalecer os existentes”, diz.
O livro foi estruturado em um formato em que cada um dos capítulos é autossuficiente naquele tema que se propõe. Na apresentação, traz uma trilha indicando as leituras recomendadas para cada interessado, quer seja um CEO (presidente executivo), um CSO (diretor de estratégia) ou um estudioso.
Organizadores: Mauri Seiji Ono, diretor corporativo de estratégia do Grupo Algar, e Luis Augusto Lobão Mendes, professor e palestrante da Fundação Dom Cabral
Editora: Saraiva
Número de páginas: 400
Preço de venda: R$ 59,90
Ano: 2014