Lupo investe em módulos integrados em gestão de pessoas e se prepara para o eSocial
Para se adaptar à exigência do eSocial, a Lupo, fabricante de roupas íntimas e esportivas sediada em Araraquara (SP), investiu em quatro módulos do sistema Gestão de Pessoas da Senior. “Para atender ao eSocial, seríamos obrigados a ter somente o de segurança e o de medicina, mas também optamos pelo módulo de benefícios”, conta Carlos Alberto Gonçalves, gerente de Recursos Humanos da empresa.
A implantação começou em dezembro de 2013 e já está em finalização. “O antigo sistema de folha de pagamento foi desenvolvido internamente, mas não tínhamos uma equipe que pudesse desenvolver um sistema próprio que atendesse às exigências do eSocial. Não conseguiríamos fazer em um curto espaço de tempo”, analisa Gonçalves.
Existem duas opções para os clientes que adquirem módulos da solução de gestão de pessoas da Senior: instalá-la na infraestrutura local ou acessá-la em cloud computing. A Lupo optou pelo primeiro modelo. Um dos aspectos que favoreceu a escolha pela solução Senior foi a possibilidade de integração com o sistema de gestão que a empresa já tinha. Foram investidos cerca de R$ 200 mil na solução, segundo o executivo.
O sistema vai gerenciar os recursos humanos da sede e da fábrica em sua cidade de origem, Araraquara, das sedes de São Paulo e do Rio de Janeiro, como também das unidades fabris em Matão e Guatapará (ambas em SP). Como o varejo da Lupo é organizado em franquias, a empresa não gerencia os dados dos colaboradores de suas lojas.
O eSocial
A tecnologia permite reduzir a burocracia que envolve os processos administrativos, além de evitar fraudes, corrupção e tornar as informações mais confiáveis. É nesse sentido que, por força do Decreto nº 6.022/2007, passa a ser obrigatório a todas as entidades públicas e privadas o envio em formato eletrônico de folhas de pagamento, recolhimento ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), entre outras informações trabalhistas. O sistema que recebe essa informação é o eSocial.
O projeto abrangerá, além da escrituração da folha de pagamento, eventos como a contratação de funcionários, alterações posteriores de cargos, horários, rescisões de contrato, ações trabalhistas e dissídios, entre outros, que serão enviados ao governo para um único repositório digital.
A Senior fez um grande investimento no eSocial, que não se restringiu apenas aos softwares: a empresa formou uma equipe de consultoria treinada especialmente para diagnosticar rupturas nos processos e revisar a sistemática dos negócios dos clientes. Segundo o gerente de produto Ricardo Kremer, a partir desse deste diagnóstico são apontadas as adequações necessárias perante as exigências do eSocial. “O desafio é muito grande, por isso, é muito importante que os gestores não deixem para diagnosticar e adequar seus processos na última hora”, aconselha.