Ligamos para Você

Senior apoia clientes na gestão preventiva do passivo trabalhista

12/08/2014 Categorias: Notícias

As particularidades do varejo o torna um segmento que pede atenção por parte dos fornecedores. Os de sistemas de gestão, em especial, devem permanecer sempre atualizados em relação à legislação e obrigatoriedades do Governo, visando o cumprimento das regras, redução de custos e incremento da produtividade. A Senior, conhecida por compartilhar conhecimentos em prol da evolução de seus clientes, trouxe à sede da companhia grandes nomes do varejo para apoiá-los na construção de um modelo de gestão preventiva do passivo trabalhista. Além disso, os convidados tiveram a oportunidade de estreitar relacionamentos, compartilhar experiências e, ainda, favorecer o diálogo e o networking entre os gestores dessas organizações.

“Com a criação da Portaria 1510, as regras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho em relação ao ponto eletrônico são mais rígidas. As empresas precisam de soluções de gestão que previnam a geração de um passivo trabalhista”, comenta Ricardo Kremer, gerente de produto da Senior.

O gerente de Recursos Humanos das Lojas Salfer, Luciano de Liz Barboza, falou sobre gestão, apontando boas práticas para prevenir ou amenizar as ocorrências e deu dicas de como administrar o cotidiano empresarial a fim de um melhor gerenciamento dos próprios passivos. “Utilizar a TI para automatizar as obrigações legais, descentralizar a gestão para a operação, realizar auditorias automáticas no sistema e acompanhar indicadores mensais dos passivos através do BI e relatórios são algumas maneiras de prevenir o problema”, conclui.

Os tipos mais comuns de descumprimento dos direitos trabalhistas no varejo estão relacionados à jornada de trabalho, no não cumprimento dos intervalos de almoço, nas interjornadas e no excesso de horas trabalhadas. A aplicação de multas por parte dos órgãos de fiscalização e/ou então a emissão de uma sentença condenatória por parte da Justiça do Trabalho é que tornam o passivo trabalhista real. “O grande problema é que nestes casos o passivo trabalhista gerado durante meses ou mesmo anos é cobrado do empregador de uma só vez, o que em muitos casos resulta na inviabilidade financeira do negócio”, argumenta Kremer.

Esta é a segunda vez que o evento, denominado Varejar, é realizado na sede da Senior. “Pretendemos tornar esta agenda uma constante no nosso calendário de ações juntos aos clientes, inclusive envolvendo outros segmentos”, comemora Hermínio Gastaldi, diretor de mercado da companhia. O primeiro encontro teve como foco a automação dos processos do varejo e validou processos de negócio da solução de Gestão de Pessoas da Senior, desenvolvidos em parceria com a Salfer, que visou atender a gestão das pessoas especialmente na loja. “Neste segundo encontro, conseguimos ir além da demanda em relação ao nosso produto e realmente entender ainda mais as particularidades do varejo, assim como promover uma verdadeira integração entre nossos clientes e as pessoas que trabalham na construção da solução implantada em cada um deles”, complementa Kremer.

Roberto Scherer, gerente de informática das Lojas Benoit, segue atento e ansioso para que as soluções apresentadas sejam colocadas em prática o quanto antes. “Poder conhecer outros representantes do varejo, discutir e compartilhar nossas necessidades em relação ao sistema foi uma experiência muito positiva”, completa.

O varejo é um dos segmentos que mais sente os impactos das variáveis econômicas e sociais. Isso torna essencial que os profissionais estejam bem preparados e que os sistemas se adequem para agilizar os processos, descentralizar as decisões e, consequentemente, otimizar as atividades do varejista. Iracema Von Gilsa, analista de RH da Brandili Têxtil, acredita que as soluções apresentadas farão diferença no seu negócio. “Pude perceber que a Senior se preocupa em acompanhar o mercado para atender às demandas e isso é muito satisfatório”, diz.

A segunda edição do evento contou com a presença das empresas Havan, Tumelero, Hering, Rede TOP, Lojas Benoit, Brandili, Hennings, Altenburg, Marisol, Lojas Salfer, Cassol e Karsten.

Compartilhe
Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp