Mapa de Ambientes: agilidade e segurança no tempo certo
A necessidade de tomar decisões em tempo real, com informações precisas e confiáveis, deixou de ser exclusividade das áreas administrativa e financeira de uma empresa. Hoje, esta necessidade chegou até a gerência de segurança das corporações. Este setor precisa decidir o que fazer com a maior agilidade possível para evitar perdas e danos ao patrimônio.
Diante desta demanda dos clientes, a Senior desenvolveu o Mapa de Ambientes, uma ferramenta de supervisão da solução Gestão de Acesso e Segurança que monitora o funcionamento dos dispositivos de controle de acesso e segurança. Diferente dos sistemas tradicionais, que dispõe as informações através de grids e textos, o A-Map, como é conhecido, permite ao cliente observar os ambientes da empresa de uma forma mais visual e intuitiva.
O gerente de produto Cacio Packer explica que o A-Map é composto por três grandes elementos:
- Plano de localização física: reúne todos os locais que estão sendo monitorados. Pode ser feito de forma geral, agrupando por região geográfica, por exemplo, ou com mais profundidade, indicando uma porta de um andar de um prédio. Fica a critério do cliente decidir como fazer;
- Catálogo de dispositivos: reúne todos os dispositivos que irão gerar a informação dos locais monitorados. Integra os dispositivos de controle de acesso, de monitoramento de imagem (câmeras e sensores), de detecção de intrusão e alarmes, e as centrais de incêndios, que monitoram fumaça, chama e calor;
- Visão gráfica do local: É a imagem que representa os locais monitorados. Pode ser desde um mapa geográfico que agrupa várias empresas até a planta baixa de um edifício que especifica um andar. Essas imagens podem ser em formato BMP e CAD, de acordo com a preferência do cliente.
Objetivo final do A-Map é reduzir e prevenir perdas
Packer usa o exemplo de uma porta onde pode estar ocorrendo um incidente, para exemplificar a ferramenta. Nela há um sistema de monitoramento, que está ligado a diversos tipos de dispositivos de segurança (sensores, câmeras, etc.). Este sistema aponta que: existe uma porta aberta, no terceiro andar do prédio da Senior, em Blumenau (SC). Com todos os dispositivos interligados, a equipe de monitoramento poderá ver através da câmera mais próxima o que está acontecendo em tempo real: se é necessário intervir, se está ocorrendo um trabalho fora de horário e, até, se não é uma falha em algum equipamento.
“Se não houvesse a imagem, eu teria que ligar para a central de monitoramento, que pode estar em qualquer lugar do mundo, daí eles ligariam para a central de Blumenau e pediriam para verificar a sala do terceiro andar. Sem a câmera, alguém teria que ir ao local, o que poderia incidir em um risco, pois se a porta é controlada é porque a área é controlada e não deveria estar aberta. Aí que entra a função da supervisão de reduzir e prevenir perdas do que está sendo controlado”, exemplificou Packer.
Normalmente, esta aplicação é implantada em centrais de monitoramento e comando que já existem nas empresas, onde é monitorado as imagens das câmeras, os alarmes dos sensores e controle de acesso. A diferença é que os clientes monitoram tudo isso de forma desacoplada. O objetivo de Mapa de Ambientes é monitorar tudo de forma integrada, ter as informações desses sistemas de uma forma única, numa única visualização, de forma que a resposta a um incidente seja mais inteligente e em tempo hábil para evitar uma provável perda.
Parceria na integração com os sistemas
Ao desenvolver o Mapa de Ambientes, a Senior procurou parceiros para fazer as integrações, cuja comunicação é toda feita via rede, por um endereço de IP. Hoje, são cerca de 10 fabricantes nacionais e internacionais que possuem equipamentos compatíveis com a ferramenta da Senior. Para alguns deles, a integração é feita pela Senior, como é o caso dos sistemas de vídeo (CFTV). Para os sistemas de controles de acesso, cada empresa parceira desenvolveu o próprio driver (conheça os parceiros da Senior no Portal de Alianças).