Ligamos para Você

Senior treina equipes de desenvolvimento de software com técnica baseada em artes marciais

06/01/2014 Categorias: Releases

Uma das maiores empresas brasileiras de sistemas de gestão inova ao qualificar seus funcionários por meio do Coding Dojo, dinâmica que estimula a interação e a resolução de desafios de forma colaborativa

São Paulo, 23 de dezembro de 2013 – A Senior, uma das mais influentes desenvolvedoras de software para gestão do Brasil, adotou um modo diferente de incentivar a evolução técnica de suas equipes de desenvolvimento e qualidade, por meio do Coding Dojo. Alternativa ao modelo tradicional de treinamento, a técnica baseia-se nos Dojos (lê-se Dojôs), locais de treinos de artes marciais, onde dois lutadores praticam e os demais aprendem observando, revezando-se no tatame.

Assim como nas artes marciais, o treinamento inspirado no Dojo não é uma competição. Sua ideia principal é estimular a colaboração, para que os mais experientes possam orientar os iniciantes. Na prática, o encontro reúne os profissionais de tecnologia da informação para resolver um desafio de programação, incluindo testes de qualidade de software.

A dinâmica funciona da seguinte forma: a cada cinco minutos ocorre um revezamento na utilização do único computador disponível. Há um “piloto”, que é a pessoa que utiliza a máquina durante a rodada, enquanto um “copiloto” o auxilia. A atividade é projetada num telão para que todos os participantes vejam o que eles estão fazendo. A dupla sempre deve explicar suas decisões e implementações à plateia, principalmente quando houver refatoração (processo de modificar um sistema de software para melhorar a estrutura interna do código). Passados cinco minutos, o copiloto assume o lugar do piloto, que retorna à plateia, e um integrante da plateia assume o posto de copiloto. Estes ciclos se repetem num período que vai de uma hora e meia a duas horas, até que todos tenham participado.

Daniel Rosa, coordenador de Tecnologia da Senior, conta que, com os Dojos, a empresa espera aproximar as equipes de Desenvolvimento e Qualidade, promovendo visão sistêmica e integração entre as áreas. “Propomos desafios do nosso dia a dia direcionados ao perfil do grupo participante. Nosso grande objetivo é promover a troca de experiências entre pessoas de todas as áreas, pois há muito conhecimento a ser compartilhado na empresa”, afirma.

“Vejo a possibilidade de alcançar um nível de integração e experiência técnica, comunicativa e relacional única”, afirma o programador Thomas Adriano que já participou de um dos encontros. Já Leandro Bonetti, também programador, conta que teve suas primeiras experiências com uma nova linguagem. “Não conheço muito de Java, mas no Dojo que participei já aprendi algumas coisas da linguagem, e, diferente de treinamentos normais onde somente um instrutor fala, neste todos ajudam a chegar ao resultado, o que deixa o processo mais interessante”.

senior.com.br

A Senior é uma das maiores desenvolvedoras brasileiras de sistemas para gestão. As soluções em softwares, serviços e infraestrutura de TI são direcionadas a clientes de todos os portes e garantem total domínio sobre informações e processos empresariais.

Fundada em 1988 em Blumenau (SC), possui 6 filiais (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco) e cerca de 100 canais de distribuição em todo o Brasil, totalizando 3 mil pessoas envolvidas – entre colaboradores, parceiros comerciais e canais de distribuição. Atualmente, mais de 10 mil clientes compõem sua carteira.

Compartilhe
Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp