Varejar é preciso
Representantes das empresas Salfer, Angeloni, Altenburg, Gazin e Hering passaram um dia na sede da Senior, uma das mais influentes fabricante de sistemas de gestão empresarial do Brasil, em Blumenau, SC, para conversar sobre a solução de gestão de pessoas da companhia e como a ferramenta vai acompanhar o segmento varejista.
“Desenhamos os processos específicos do segmento em parceria com a Salfer, um de nossos clientes-parceiro em projetos de cocriação. Realizamos este encontro para validar os resultados do projeto que visa atender empresas do segmento varejista, especialmente na gestão das pessoas na loja”, afirma Ricardo Kremer, gerente de produto da Senior.
O varejo tem peculiaridades que o tornam um dos mais competitivos e dinâmicos segmentos de mercado. A disputa pelo consumidor tem levado a mudanças de estratégias, ampliando a atuação de diferentes tipos de lojas e modificando o perfil varejista. Para acompanhar esse cenário, a Tecnologia da Informação precisa de velocidade e os softwares responsáveis pela gestão das empresas varejistas ganham ainda mais responsabilidades. “Trabalhamos com margens reduzidas e grande suscetibilidade às oscilações de ânimo e orçamento do consumidor. Lidamos ainda com gestores com diferentes culturas e intensa rotatividade de colaboradores”, conta Luciano de Liz Barboza, gerente de Recursos Humanos da rede de lojas Salfer (empresa pertencente ao Grupo Máquina de Vendas).
Para sobreviver neste ambiente, que sofre forte impacto de variáveis econômicas e sociais e em que as mudanças ocorrem muito rapidamente, é essencial, além de profissionais cada vez mais bem preparados, sistemas que agilizem processos, descentralizem as decisões e otimizem as atividades. O Angeloni, por exemplo, que precisa processar cerca de mil férias por mês, não quer direcionar esforços para a operação, quando a urgência é organizar as escalas de trabalho para que nenhuma loja fique desassistida. “Essa iniciativa da Senior é muito bacana. Vivemos um momento no qual a tecnologia presente em nosso dia a dia precisa acompanhar o mercado e atender as demandas empresariais. Encontrar um fornecedor que acredite nessa necessidade e tope construir junto conosco um novo cenário já é sucesso garantido”, completa Barboza.