Área do cliente
Solicite uma proposta

Senior orienta empresas para adequação ao eSocial e atualiza software

03/10/2013 Categorias: Releases

Além de trabalhar em uma nova versão de sua solução para gestão de RH, companhia apoia suas filiais e canais de distribuição na realização de palestras informativas em diversas regiões do país

São Paulo, 03 de outubro de 2013 – A Senior, uma das maiores desenvolvedoras de softwares para gestão empresarial do Brasil, vem desenvolvendo uma série de iniciativas para esclarecer dúvidas dos profissionais do setor relacionadas ao eSocial, novo sistema do Governo Federal que formalizará digitalmente as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais no Brasil e terá uso obrigatório a partir de janeiro de 2014. Além de lançar no começo desse mês uma página com informações legais, perguntas frequentes, infográficos, videocasts e hangouts sobre o tema, a empresa apoia a realização de palestras informativas em diversas regiões do país.

Desde agosto, estão sendo realizadas palestras em diferentes regiões do país. Os encontros são abertos ao público e organizados pelos distribuidores locais e filiais da Senior. Neste mês, a filial do Rio Grande do Sul realizou o evento na Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), em Porto Alegre; na Associação Comercial Indústria e Serviços (ACI), de Novo Hamburgo; na Camera Alimentos, em Ijuí, e na Metasa, em Passo Fundo. Para 4 de outubro já está programada palestra na Unimed de Santa Maria. Devem ocorrer eventos ainda no Rio de Janeiro (RJ), em Vitória (ES), em Cuiabá (MT), em Goiânia (GO) e nos municípios de Ribeirão Preto e Bauru, interior de São Paulo. “A Senior fornece material de apoio para que as unidades e canais de distribuição realizem os eventos”, afirma Kremer.

Para obter informações sobre datas e locais das palestras sobre o eSocial, os profissionais interessados devem entrar em contato com os representantes da Senior em sua região: senior.com.br/onde-estamos/.

Esclarecimentos on-line

A Senior desenvolveu uma página específica sobre o eSocial em seu portal. No link senior.com.br/esocial, os visitantes encontram informações detalhadas sobre o sistema, perguntas frequentes, infográficos, hangouts e vídeos. “Nosso objetivo é auxiliar os profissionais da área nesse processo de adequação, fornecendo o máximo de esclarecimentos”, pontua Ricardo Kremer, gerente de Produto da Senior. O caminho também organiza e facilita o acesso às soluções da empresa para gestão empresarial.

O eSocial deverá ser utilizado, obrigatoriamente, por todos aqueles que contratam funcionários e serviços. Suas funcionalidades compreendem escrituração da folha de pagamento, contratação de empregados, alterações de cargos, afastamentos, saídas de férias, atestados de saúde ocupacional, rescisões de contratos, ações trabalhistas e dissídios, além da contratação de prestadores de serviços (pessoas físicas e jurídicas), envolvendo esforços de diversos departamentos das empresas.

Benefícios do eSocial

“A adoção do eSocial não trará mudanças apenas para o RH das companhias. Por conta de sua complexidade, outros setores terão de ser envolvidos para que o projeto funcione da melhor forma possível, como as áreas jurídica, de segurança e até de medicina do trabalho. A padronização das informações beneficiará as empresas e os colaboradores, que poderão ter certeza de que suas garantias previdenciárias estão corretas e em dia”, explica Anelore Tolardo, especialista em legislação e relações trabalhistas.

A mudança no Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), por meio do eSocial, é uma ação conjunta de órgãos e entidades do Governo Federal: Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Ministério da Previdência Social – MPS, Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB. O Ministério do Planejamento também participa do projeto, promovendo assessoria aos demais entes na equalização dos diversos interesses de cada órgão e gerenciando a condução do plano, por meio de sua Oficina de Projetos.

O eSocial, também conhecido como EFD-Social ou Sped Folha, é um dos componentes do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), em vigor há cerca de seis anos no Brasil. Um dos seus principais objetivos é a substituição gradual de obrigações como CAGED, RAIS, SEFIP e GFIP, para reduzir a redundância do envio de informações por parte das empresas, uma vez que todos os órgãos fiscalizadores poderão acessar um único documento. Como a ferramenta deve ser adotada obrigatoriamente pelas empresas a partir do próximo ano, de acordo com legislação federal, a Senior, desenvolvedora de software para as rotinas de Recursos Humanos, já trabalha para atender à nova demanda. “Os clientes que possuem contrato de manutenção ativo receberão a atualização de versão com as novas funcionalidades”, conta Ricardo Kremer, gerente de Produto para a solução Gestão de Pessoas da Senior.

Sobre a Senior | senior.com.br

A Senior é uma das maiores desenvolvedoras brasileiras de sistemas para gestão. As soluções em softwares, serviços e infraestrutura de TI são direcionadas a clientes de todos os portes e garantem total domínio sobre informações e processos empresariais.

Fundada em 1988 em Blumenau (SC), possui 5 filiais (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro) e cerca de 100 canais de distribuição em todo o Brasil, totalizando 3 mil pessoas envolvidas – entre colaboradores, parceiros comerciais e canais de distribuição. Atualmente, mais de 10 mil clientes compõem sua carteira.

Compartilhe
Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp