Problemas? Vamos comemorar
Por Juliana Ferraz*
Ninguém quer ter problemas, não é? Aliás, queremos distância de dificuldade. Outro dia assisti a uma palestra ministrada por Roberto Shinyashiki, médico psiquiatra e doutor em Administração. O tema em discussão era o quanto os problemas podem gerar oportunidades e alavancar negócios. O especialista chamou a atenção para as lideranças que correm das dificuldades. Contou que o Bill Gates, lendário dono da Microsoft que já foi o homem mais rico do mundo, sempre inicia suas reuniões perguntando à equipe quais problemas ele pode ajudar a resolver. “A maioria dos líderes que conheço dizem ‘não me traga problemas, eu quero as soluções’. Isso passa de líder para líder até chegar no estagiário que é quem realmente resolve, pois não tem como pedir a solução por não ter nenhum subalterno”, disse.
Shinyashiki usou o case Buscapé – portal que foi vendido por mais de 300 milhões de dólares para o grupo americano Naspers – como exemplo. “O empreendimento é um sucesso porque resolve o problema dos clientes. Hoje em dia ninguém tem mais tempo de ficar pesquisando”, afirma. O Buscapé é uma plataforma que apresenta ao internauta todos os preços e características dos produtos cadastrados para que ele defina sua compra. É aí que está o valor do serviço: oferecer ao cliente ganho de tempo e informações relevantes que facilitam sua tomada de decisão.
Ele desafiou a plateia: “Me digam: em que momento vocês tiram qualquer valor da carteira com mais facilidade?”, “Quando vocês têm um problema”. Assim, quando há necessidade ou motivação forte as pessoas pagam para empresas e profissionais que podem auxiliar da melhor forma; pagam sem questionar.
Shinyashiki é um dos maiores escritores brasileiros de não-ficção. Há pouco tempo lançou o livro ‘Problemas? Oba’, no qual ensina profissionais a fazerem dos problemas um meio de melhorar a reputação e alavancar faturamento. Sua própria biografia é de superação. Nascido numa família pobre em São Paulo, conta que sua mãe sempre foi uma otimista inveterada e que foi ela quem lhe instigou a estudar e superar desafios.
Aprendi com ele que, planejar, estudar e trabalhar duro são fatores decisivos para o sucesso de organizações e pessoas, mas é preciso entender que problemas virão e eles não são obstáculos, e sim, oportunidades de crescimento.
*Juliana é coordenadora de CRM da Senior