Empresas digitalmente maduras são 26% mais rentáveis, diz estudo
O estudo “The Digital Advantage: How digital leaders outperform their peers in every industry”, da consultoria Capgemini Consulting em parceria com o Centro de Negócios Digitais do MIT, apontou que empresas que investem em tecnologias digitais como mídias sociais, mobilidade, análise de dados e dispositivos embutidos pra melhorar seu desempenho competitivo, são mais lucrativas.
Os resultados divulgados em 2 de janeiro fazem parte da segunda etapa da pesquisa que abrangeu entrevistas com 469 executivos de 391 empresas em 30 países e revelou que as empresas que alcançam a “maturidade digital”, estágio em que a organização “tem uma abordagem altamente desenvolvida ou madura em relação à transformação digital”, geram em média 26% mais lucratividade que suas concorrentes.
De acordo com o estudo, a maior parte das empresas digitalmente maduras, classificadas como “digiratis”, estão nos setores de tecnologia (38%), bancário (35%), viagens e hospitalidade (31%), seguros (33%), telecomunicações (30%), alimentos embalados (24%), serviços públicos (20%), varejo (26%), manufatura (12%) e farmacêutico (7%). “As digiratis não possuem necessariamente um histórico de liderança tecnológica, mas contam com uma equipe executiva que despertou para as oportunidades da transformação digital e fez acontecer. Elas trabalharam para criar uma maturidade digital e agora estão colhendo os benefícios. Alguns executivos podem querer esperar, mas seus concorrentes não”, afirmou Didier Bonnet, pesquisador que liderou o estudo.
As entrevistas cobriram diversas localidades e setores, além de participantes da Europa, EUA, América Latina, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África, de segmentos como tecnologia, bancário, seguros, telecom, alimentos embalados, serviços públicos, varejo, manufatura, farmacêutico e viagens e hospitalidade.
Com informações Assessoria de Comunicação da Capgemini Consulting