Gestão eficiente do varejo de alimentos pode ser determinante para o aumento das vendas nos supermercados. Saiba mais detalhes sobre as características do setor e como utilizá-las a favor do seu negócio.
O varejo alimentício é um setor extremamente relevante para a economia nacional. Entretanto, nos últimos anos, houve queda de faturamento do segmento graças à crise econômica, o que desacelerou o crescimento de mercados e supermercados. Com o fim da situação econômica negativa, as vendas começam a subir, apresentando crescimento de 2,69% nos dois primeiros meses de 2018 em comparação com janeiro e fevereiro de 2017, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).
Neste novo cenário, é importante entender algumas características que tornam o setor um negócio diferenciado. Confira:
Alto giro de mercadorias
Comprar alimentos é uma necessidade. Por isso, sempre haverá um número expressivo de clientes entrando e saindo da loja. Isso requer um grande nível de controle e rapidez – uma gôndola sem produtos, um caixa quebrado, perdas e roubos… tudo isso é relevante para o gestor. Por isso, o negócio se torna complexo. Além das características do dia a dia, a negociação com fornecedores é frequente graças às compras praticamente diárias. Pequenos problemas podem causar um efeito bola de neve.
Confira também: Controle de estoque: 7 boas práticas para sua operação
É um negócio local
Assim como um ponto de táxi, um cabeleireiro ou uma padaria, um mercado ou supermercado é um negócio local, podendo criar bons vínculos com seus clientes que visitam o estabelecimento com frequência. É, portanto, uma oportunidade excepcional para fidelizá-lo.
Precisa de cuidado constante
Uma entrega de mercadorias atrasou? O colaborador que cuida do caixa faltou? Há uma necessidade de reorganizar as gôndolas imediatamente? No varejo alimentício, a figura do gestor está ali a todo momento para resolver problemas e servir como um líder para a equipe.
Neste cenário, é imprescindível que o varejista se apoie em tecnologia para facilitar o seu dia a dia, trazendo segurança nos processos, mantendo a qualidade do atendimento, das negociações com fornecedores e muito mais.
Quais são as áreas que mais faturam no varejo de alimentos?
É importante pontuar que cada seção da loja tem suas próprias peculiaridades: você sabia, por exemplo, que o açougue é a seção campeã em participação do faturamento de alimentos?
Confira a lista completa:
Como utilizar as características do varejo de alimentos para aumentar suas vendas?
Segundo a Global Association for Marketing at Retail, 76% das decisões de compra feitas pelos consumidores são realizadas no ponto de venda – ou seja, não depende da “listinha de compras”, são pensadas na hora. Isso prova a necessidade de investir em maneiras de capturar a atenção deste comprador. Seja através de displays, banners, cartazes, ações promocionais, amostras grátis… por isso, é importante conhecer algumas informações sobre seu cliente. Por exemplo: quem são, o que procuram, o que valorizam, como são seus hábitos de consumo, por que preferem sua loja etc.
Leia também: Terminal de Consulta: supermercados e a era da transformação digital
Confira alguns comportamentos e ideias relevantes para capturar a atenção do consumidor nestes momentos:
Crie um ambiente de compra estimulante
Um ambiente bem iluminado, bonito visualmente, moderno, bem cuidado… Isso faz diferença para fidelizar clientes. É importante, também, que o caminho de compra faça sentido, assim como o layout da loja. As gôndolas têm de estar preenchidas de maneira estratégica, as ofertas bem comunicadas e a experiência de compra tem de ser agradável sem ser agressiva.
Material visual
É importante comunicar para o cliente o que há de promoção ou de novos produtos. Desenvolva cartazes e outros materiais promocionais que, em vez de contrastar completamente com o ambiente de compra, o respeitem e o valorizem. Por isso, é necessário não exagerar: utilize itens como cartazes apenas quando fizerem diferença para o consumidor – ninguém vai se impressionar com um desconto de 5 centavos, por exemplo.
Atendimento ao cliente
Em um mercado cada vez mais competitivo, alguns investimentos são essenciais, como tecnologia e atendimento ao cliente. Ser bem atendido faz completa diferença ao escolher um varejista em vez de outro concorrente e pode se tornar um diferencial muito mais forte do que um preço mais baixo, por exemplo.
Supermercado 2.0 e o novo perfil do consumidor
Este conceito mudará a forma atual de fazer compras. Os consumidores já iniciaram o seu primeiro contato com supermercado sem caixas, sem leitores de códigos de barra e sem filas. É uma nova era para o supermercado e um novo perfil de consumidor. Saiba mais sobre o mercado 2.0 e os impactos no autosserviço.