Um bom sistema de PDV reúne as principais informações sobre as vendas, tornando-as mais rápidas, práticas e integradas com outras áreas. Entenda como funciona.
O PDV, também conhecido como Ponto de Venda, pode se referir à loja física ou ao seu caixa. O caixa contempla o sistema de PDV, que possibilita um melhor controle de vendas aos estabelecimentos.
Ao passar pelo caixa, uma venda envolve muito mais do que as mercadorias e seus preços. Também é preciso considerar os dados dos clientes e outras informações, como trocas e devoluções, controle de estoque e emissão de boletos e notas fiscais. É por isso que um sistema automatizado é tão importante, seja qual for o estabelecimento.
A seguir, você pode descobrir o que é, como funciona e quais vantagens o sistema de PDV pode trazer para o seu negócio.
O sistema de PDV
O PDV é um sistema que permite maior controle de vendas, reunindo todas as informações relacionadas ao fluxo de caixa em um único lugar. Veja as principais a seguir:
Abertura de caixa
Tudo começa a partir da abertura de caixa, que mostra aos operadores, já no início do expediente, qual é o reforço de caixa ou troco inicial. Ou seja, com quanto dinheiro o funcionário começará a trabalhar. Este é um dado importante, que deve ser atualizado a cada nova movimentação, incluindo novas vendas e a comissão de vendedores relacionada a elas, se houver.
Sangria e reforço
Também é necessário registrar a sangria, que consiste na retirada de determinado valor do caixa para cobrir despesas ou, ainda, na transferência do dinheiro para um local mais seguro, levando em conta que as lojas podem estar sujeitas a furtos e roubos.
Os reforços, que são a adição de dinheiro em caixa, também devem ser contabilizados. Eles são realizados quando não há um valor suficiente disponível, principalmente na falta de troco, por exemplo. Assim, os pagamentos em dinheiro continuam garantidos, trazendo mais comodidade aos clientes.
Fechamento de caixa
Com tudo registrado, incluindo entrada e saída de dinheiro, é possível fazer a comparação entre a abertura e fechamento de caixa. Isso permite confirmar se todas as transações diárias foram realizadas da forma correta. Se o valor estiver abaixo do esperado, pode ser uma indicação de que houve erros nos pagamentos, trocos ou até mesmo furtos.
Se o valor estiver acima do que consta no fechamento, pode ser uma indicação de que um ou mais produtos não foram registrados no sistema, apesar da adição de dinheiro no caixa, ou de que houve erro no troco ou na contabilização da sangria ou reforço.
Trocas e devoluções
Outra situação em que o sistema faz toda a diferença é no caso de trocas e devoluções. Com ele, é possível consultar as informações registradas na compra, como os dados do cliente e da mercadoria, realizando o processo de forma mais ágil e segura.
É viável confirmar não só o que diz respeito ao consumidor, mas também a data em que ele adquiriu o produto e todos detalhes sobre o item.
Assim que a troca ou devolução é realizada, o sistema registra a entrada do produto no estoque novamente e a saída do outro item, no caso da troca.
Emissão de boleto e nota fiscal
A emissão de boleto e nota fiscal é mais uma facilidade oferecida pelo sistema de gestão. Dessa forma, se torna mais simples pagar contas ou receber pagamentos, tudo de acordo com a legislação.
Da abertura ao fechamento de caixa, o sistema de PDV atualiza dados e facilita processos para quem está no comando da operação e também para os clientes da loja, que podem ser atendidos com mais agilidade, sem esperar tanto tempo na fila.
Agora que você já sabe o que é e conhece suas vantagens, saiba mais sobre como funciona o sistema de PDV.
Como funciona
Diversos tipos de estabelecimento podem se beneficiar de um bom sistema de PDV, incluindo lojas de departamento, roupas e calçados, supermercados, farmácias e muitos outros.
O sistema pode ser implantado em uma única loja ou dividido entre diversos pontos de vendas da mesma rede. Se eles forem sustentados pelo mesmo estoque, isso faz com que todos os vendedores saibam quais são as mercadorias disponíveis na loja mais próxima, realizando trocas entre si quando necessário.
Um bom exemplo disso são as lojas de calçados. Afinal, qual cliente nunca quis um sapato que não estava disponível no seu número? Para garantir que o consumidor fique satisfeito e que a oportunidade de venda não seja perdida, o vendedor pode consultar o sistema da loja de mesma marca mais próxima e verificar se ela possui o produto desejado, oferecendo essa alternativa ao comprador.
Essas informações podem ser visualizadas a partir do sistema de retaguarda ou BackOffice, que são integrados ao sistema de PDV.
A tecnologia funciona em conjunto com os outros equipamentos que ficam na frente de caixa. Ao acessar o sistema e ler as etiquetas com código de barras dos produtos, o sistema de PDV registra as informações necessárias de forma automática, mantendo o caixa atualizado rapidamente.
Integração com outras áreas
O sistema de PDV proporciona, ainda, mais praticidade e rapidez na integração do caixa com outras áreas, como a gestão de estoque e o controle financeiro, evitando erros e até desvios de dinheiro, por exemplo.
Para isso, o sistema funciona através do sistema de retaguarda, também chamado de sistema ERP, ou seja, o software que cadastra todos os dados necessários e possibilita a gestão integrada.
A Senior
Está convencido de que o sistema de PDV pode otimizar o modo como seus colaboradores trabalham, aumentar as vendas da sua empresa e melhorar a percepção dos clientes sobre ela?
Agora basta escolher quem oferece as melhores soluções para integrar todos os dados e áreas e investir seu tempo e dinheiro no que realmente importa: resultados precisos.
Conte com a Senior, especialista em simplificar o dia a dia dos negócios. Conheça o nosso Sistema GS para frente de caixa e saiba mais sobre como podemos ajudar através de um software de gestão único, incluindo desde o PDV até o backoffice.